Assim como qualquer transtorno, TDAH e outros, no autismo clássico ou na forma mais branda do distúrbio, é necessário respeitar as peculiaridades de cada indivíduo para auxiliá-lo da melhor forma.

Seja por meio de “brincadeiras” ou pelo tabu que tem sido atrelado à sua imagem, o Transtorno de Espectro Autista (TEA) é, muitas vezes, alvo de ofensas e comentários pejorativos. O fenômeno tem consequências graves, afinal, além de tornar claro o desconhecimento ou a falta de empatia, causa aos indivíduos do espectro exclusão social e julgamentos frequentes. Definido como um distúrbio de neurodesenvolvimento, o autismo afeta basicamente três áreas: comunicação, socialização e comportamento. E, apesar de ocorrer de forma diferente nas pessoas, mesmo o mais brando dos níveis do quadro ainda é visto como estranhamento por boa parte da sociedade.

Exemplo disso é a condição apontada pelo novo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) como o transtorno do espectro autista leve, mais conhecida como a síndrome de Asperger, caracterizada por sintomas intelectuais e comportamentais de menor gravidade. O fato, entretanto, não é suficiente para incluir as pessoas englobadas nessa classificação em uma realidade diferente e longe dos estereótipos normalmente e erroneamente, atribuídos aos autistas. Em vídeo divulgado nas redes sociais e visto por milhões de pessoas, o garoto colombiano de oito anos Federico Garcia, diagnosticado com Asperger, define a vivência do transtorno e alguns dos termos pelo qual é definido. “Não é uma doença. Não sou louco, nem freak, nem esquisito. Só a minha maneira de receber e processar a informação que é diferente”, desabafa o menino.

O importante é RESPEITAR

Embora muitos indivíduos adotem a síndrome de Asperger como uma maneira de identificação, o termo tem sido utilizado como um critério diagnóstico do autismo e, de acordo com especialistas, sofre com a tendência de cair em desuso após a junção promovida pelo DSM-5.

De acordo com a publicação, referência para os profissionais da área, a atitude foi promovida a fim de um melhor tratamento atual do distúrbio: “os sintomas desses transtornos representam um continuo único de prejuízos com intensidades que vão de leve a grave nos domínios de comunicação social e de comportamentos restritivos e repetitivos em vez de constituir transtornos distintos. Essa mudança foi implementada para melhorar a sensibilidade e a especificidade dos critérios para o diagnóstico de transtorno do espectro autista e para identificar alvos mais focados de tratamento para os prejuízos específicos observados”.

Outra explicação dada para o ato diz respeito a uma melhor distribuição de direitos e benefícios que indivíduos, agora, unidos sob o espectro do autismo, podem reivindicar.

De qualquer maneira, as justificativas não foram bem recebidas por algumas pessoas diagnosticadas com a síndrome, que iniciaram uma luta para serem reconhecidas por suas características como asperges. Entretanto, adequada ou não, a alteração gerou uma discussão sobre o tema e incentivou uma nova abordagem que pode render um aprimoramento do tratamento, além de uma melhor aceitação do distúrbio. Seja como for, adotando autismo, autismo leve, ou Asperger como nomenclatura, o objetivo central de pais, responsáveis ou especialistas com o quadro continua: entender e respeitar as condições do indivíduo de forma a ajuda-lo a evoluir em suas especificidades.

Diferenças FUNDAMENTAIS

Como ficou ainda mais evidenciado com a nomenclatura atualizada do espectro, o autismo manifesta-se em diversos níveis. Em casos mais graves, é possível notar dificuldades de desenvolvimento estruturais que afetam funções valiosas da vida humana. “Alguns indivíduos apresentam alterações severas na comunicação, muitos não desenvolvem a fala e podem demonstrar diferentes problemas de comportamento e socialização”, explica Larissa Helena Zani Santos de Carvalho, psicóloga e mestre em educação especial.

No grau moderado do autismo, a pessoa consegue desenvolver a fala, entretanto, apresenta atrasos na linguagem, como repetição de palavras sem função e inversão pronominal (“você querer água” quando deseja falar que quer água, por exemplo).

Já em indivíduos de grau considerado leve, as alterações são mais brandas. “ Falta de ritmo na fala, insistência em conversar apenas sobre o que lhe interessa e dificuldade para se expressar de forma emocional são algumas manifestações comuns”, aponta especialista.

Considerada uma das formas de diagnóstico mais leves no espectro autista, a síndrome de Asperger – também conhecida como transtorno do espectro autista leve – apresenta sintomas como comportamentos repetitivos, problemas de coordenação ou, até mesmo, interesses e talentos restritos.

Nesse grau de autismo, não há comprometimento severo das habilidades cerebrais e o indivíduo Asperger demonstra, no geral, inteligência dentro ou acima da média. Entretanto, assim como em outros níveis do distúrbio, a dificuldade para estabelecer relações sociais e comunicativas no dia a dia –  o que pode levar à exclusão social do autista. – é uma característica presente. “Pessoas com esse diagnóstico apresentam dificuldades em ter empatia, fazer amizades, namorar e desenvolver relações de trabalho”, pontua Larissa.

ATIVIDADE para alfabetização

Alfabetizar com arte

Siga-nos nas Redes Sociais:

 YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCDsuNJdJoW_W-Z5lNETDD-g?view_as=subscriber)

Fanpage (https://www.facebook.com/ganhesempremais/),

Instagram: Ganhe Sempre Mais

 E-book Atividades exitosas

E-book Atividades Exitosas

 

 

 

Conheça o meu mais novo E-book “Discalculia estratégias e atividades”

Neste e-book que apresentamos a vocês procuramos levar tanto o conhecimento sobre a discalculia, como estratégias e atividades sugeridas e que podem ser adaptadas ao contexto escolar e realidade/habilidade de cada aluno e, que foram elaboradas no intuito de colaborar com a aprendizagem das crianças que apresentam o transtorno, desmistificando a matemática, levando-as a uma real aprendizagem.

 

 

 

 

E-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.


E-book Viva o Autismo

E-book “Atividades Exitosas 2”

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu  E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

E-book Vencer com TDAH + bônus Caderno do cotidiano

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

E-book Dislexia + bônus Ensinando com rimas

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

CURSO DISLEXIA com Estratégias e Atividades + 2 BÔNUS

Curso de dislexia on-line

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

TDAH – Autismo. Nem louco, nem doente: apenas diferente – Com atividade
Classificado como: