Qual sua teoria sobre ser inteligente tenha você ou não TDAH? Provavelmente a primeira ideia de inteligência que vem a sua cabeça é aquela relacionada ao sistema educacional, ou seja, a inteligência acadêmica.

Porém, a compreensão da inteligência passa a considerar a ideia de inteligências não mais quanto a pessoa é inteligente, mas como a pessoa é inteligente. Com isso, surgiu a Teoria das Inteligências Múltiplas, proposta pelo psicólogo e pesquisador da Universidade de Harvard, Howard Gardner, na década de 1980, a partir da seguinte premissa:

TDAH

“Cada inteligência é relativamente independente das outras e dos talentos intelectuais de um indivíduo. São novas ideias que hoje influenciam a área educacional para a realização das tarefas a serem executadas de acordo com as suas mudanças. Umas delas, na área cognitiva, é o conceito de múltiplas inteligências”.

Segundo ele, as pessoas possuem habilidades diferentes que podem ser aplicadas à sua maneira para diversas necessidades, por exemplo, alguém pode não ter um desempenho tão significativo em uma determinada tarefa, mas ser bastante produtivo em outra. Assim, toda e qualquer atividade requer uma inteligência para ser executada, mas não necessariamente o mesmo tipo, ou seja, de algum modo a pessoa é inteligente. Gardner considera, dessa forma, a pluralidade da inteligência, ou seja, existem várias formas de inteligência, sendo identificadas atualmente nove tipos.

São elas:

– Linguística: consiste na habilidade de aprender idiomas e de usar a fala e a escrita para atingir seus objetivos.

– Intrapessoal: é a inclinação para entender a si mesmo, o que sente e o que quer.

– Espacial: é a disposição para reconhecer e manipular situações que envolvam apreensões visuais.

– Naturalista: é a capacidade de reconhecer e classificar espécies da natureza.

– Musical: habilidade em diferenciar, tocar, compor e apreciar sons, ritmos, tons e timbres.

– Lógico-Matemática: está ligada à capacidade de realizar operações matemáticas e fazer deduções.

– Interpessoal: é a capacidade de entender os sentimentos e as motivações dos outros.

– Corporal-Cinestésica: é o potencial de usar seu corpo com a finalidade de resolver problemas ou fabricar produtos.

– Existencial: habilidade de entender o universo e fazer questionamentos filosóficos.

Para Gardner, todos nós possuímos as nove inteligências, porém algumas são mais bem desenvolvidas que outras e isso muda de pessoa para pessoa. Isso explica porque vemos pessoas com maior facilidade de aprender e se aperfeiçoar dentro de determinada área de conhecimento.

A presença de alta performance, talento, habilidade ou potencial, ocorrendo em conjunto com uma desordem psiquiátrica, educacional, sensorial e física. Envolve, também, a ideia de que pessoas que demonstram capacidades superiores em uma ou mais áreas poderiam apresentar ao mesmo tempo deficiências ou condições incompatíveis com essas características. Como exemplo, na área cognitiva, pode-se citar casos em que crianças possuem Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) juntamente com transtornos do neurodesenvolvimento, como a Síndrome de Asperger (SA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtornos de Aprendizagem (TA), dentre outros.

Essas pessoas com determinada inteligência mesmo apresentando um transtorno, podem desenvolver as habilidades naquilo em que gostam de fazer e ser muito bem sucedidas. Deste modo seria interessante que cada um  pudesse escolher o campo que deseje “dominar” favorecendo assim seu perfil intelectual individual.

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CONTEÚDO
O QUE VOCÊ VAI APRENDER
– Histórico
– Etiologia
– O que é TDAH?
– Detectando a Hiperatividade
– Tipos de Transtorno de Déficit de
Atenção ou Hiperatividade – TDAH
– Sintomas
– Lista de sintomas do TDAH de
acordo com o DSM-IV
– Diagnóstico
– Multidisciplinaridade
– Comorbidades e TDAH
– TDAH associada com Depressão
– TDAH com Ansiedade Generalizada
– TDAH com Dificuldades de aprendizagem
ou Distúrbio de Linguagem
– TDAH com Distúrbio de Sono
– TDAH com Fobia
– TDAH com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
– Família da criança com TDAH
– Dicas importantes para os pais
– Escola
– O papel do educador com relação ao TDAH
– Organizando o espaço
– Atuação do Psicopedagogo(a) na escola
– Orientações aos educadores:
– Dezoito formas para lidar com crianças
ou adolescentes que têm TDAH
– Rotina de estudos para criança com
Déficit de Atenção
– Sistema de Pontos
– Processamento da informação em crianças com TDAH
– Atividades
– Considerações finais

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Abraços,

Socorro Bernardes

A relação entre Inteligências Múltiplas e TDAH
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