Hiperfoco é um estado de concentração ou visualização mental intensa que costuma ser percebido principalmente em pessoas com mentes desatentas ou hiperativas, como ocorre com os portadores de TDAH – Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.

TDAH

Exemplificando, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade não é necessariamente um déficit de atenção, mas sim uma dificuldade em modular a atenção para tarefas urgentes. É por isso que as pessoas com TDAH têm dificuldade em mudar o tempo das atividades que as excitam (como o tempo de tela no computador). Elas podem ficar tão absortas em tais tarefas que perdem a noção do que acontece a sua volta e das horas que passam fazendo alguma atividade. Esse fenômeno de foco intenso é chamado, portanto, de “hiperfoco”.

O hiperfoco pode parecer confuso, pois é exatamente o oposto da marca registrada do TDAH – a “distração”. Além disso, o hiperfoco não é exclusivo de indivíduos com TDAH. Praticamente qualquer um pode ficar viciado em atividades que são excitantes ou prazerosas, mas se sente menos interessado em tarefas triviais.

O que causa hiperfoco no TDAH?

Embora o hiperfoco não seja uma referência do TDAH, assim como todos os outros sintomas do TDAH, a falta da substância química do cérebro, a dopamina, também é responsável por seu surgimento. Além de suas várias outras funções, a dopamina diz ao nosso cérebro para executar uma determinada tarefa, para que possamos alcançar uma recompensa específica.

Pessoas com TDAH podem entrar em hiperfoco, seu cérebro começa a liberar dopamina e enviar sinais de prazer e recompensa que compensam seu sistema de recompensa deficiente. Quanto mais eles estão absortos em tais atividades, maior o aumento de dopamina – e mais fácil se torna permanecer em tais tarefas.

Como lidar com o hiperfoco?

  • para lidar com o hiperfoco transforme -o em sua vantagem. Descubra quais atividades chamam mais sua atenção e tente canalizar seu foco para tarefas urgentes assim que você se encontrar entrando em hiperfoco.

 

Por exemplo, no meio do seu trabalho, você pode se pegar vagando pelas mídias sociais – pare aí e volte seu foco para o seu trabalho. Lembre-se, treinar seu hiperfoco pode exigir algum esforço, mas sua recompensa vale o esforço.

 

  • Depois de descobrir as atividades que desencadeiam seu modo de hiperfoco, você também pode tomar outras medidas para evitar que se desvie da pista, como:Definir cronômetros e alarmes antes de iniciar qualquer atividade para acompanhar seu tempo.
  • Pedir a um amigo, colega ou parente para continuar verificando você. Isso porque nem sempre você consegue controlar o que e quando algo chama sua atenção. As interrupções dessas pessoas podem ajudar a frear os repetidos feitiços de hiperfoco.
  • Mudar de posição, mexer o corpo, levantar e se movimentar, alongar ou fazer algumas flexões – todos os tipos de movimentos podem ajudá-lo a sair do hiperfoco.
  • Praticar exercícios de atenção plena para permanecer no presente.
  • Tomar seus medicamentos para TDAH conforme prescrito. Eles podem não eliminar o hiperfoco. No entanto, esses remédios podem tornar tarefas chatas, mas importantes, mais recompensadoras, aumentando seus níveis de dopamina, permitindo que você os mantenha por um pouco mais de tempo.

 

Se você tiver mais perguntas ou precisar de mais ajuda para gerenciar seu TDAH, entre em contato conosco por meio de nosso WhatsApp: 074 98845 8375

Artigos selecionados

TDAH x Crenças limitantes como superar e viver melhor

Como viver um relacionamento com pessoas com TDAH

Conheça nosso Curso de TDAH com Estratégias e Atividades, para auxiliar  pais e professores na aprendizagem das crianças que possuem o transtorno. Estre Curso tem Certificado, bônus e mentoria através do WhatsApp:

Acesse: Curso de TDAH com Estratégias e Atividades

O que é hiperfoco e como isso afeta o TDAH?
Classificado como: