É de suma importância trabalhar as funções motoras em crianças em especial as que apresentam TDAH e dislexia, esta importância caracteriza-se e se torna maior ao se levar em conta que os aprendizados escolares básicos, a leitura e a escrita, são em si mesmos e fundamentalmente exercícios psicomotores.

Dislexia

Esta educação psicomotora recebida pelas crianças incidirá em suas aprendizagens cognitivas e também nas categorias mentais que, em conjunto, vão configurar seu caráter e em geral seu universo psíquico.

A base da educação motora para crianças que têm TDAH e Dislexia vem do seu próprio corpo. Nele, através do controle psicomotor, vai-se instaurando progressivamente o predomínio dos centros superiores do cérebro sobre os inferiores.

Conforme Lapierre e Acouturier, a inteligência e a afetividade dependem do que foi vivido: no aspecto corporal e motor. A educação da coordenação motora parte, em consequência, do experimentado através da atividade motora espontânea, e utiliza a descoberta que o sujeito faz progressivamente das noções fundamentais e suas múltiplas combinações, verificando todas as possibilidades da expressão simbólica e gráfica para chegar ao objetivo final, a descoberta da abstração.

Dislexia

Contrastes básicos

– Velocidade: rápido- lento

– medida: grande – pequeno alto – baixo, longo – comprido.

Dislexia

– Direção: direita – esquerda, à frente – atrás

– Intensidade: com base na sensação que a percepção sensorial proporciona (duro – macio doce – salgado, grave – agudo, seco – molhado, etc.)

 

Atividades psicomotoras para crianças em especial que tem TDAH ou dislexia.

Movimento amplo

Equilíbrio, deslocamento, coordenação de gestos e ritmos:

Movimentos de precisão:

Manipulação de objetos pequenos, coordenação das mãos, controle dos dedos, coordenação do movimento da mão com a visão e qualidade da pressão.

Esquema corporal

Imagem corporal, coordenação global, controle da respiração e o aprendizado do relaxamento.

Organização espacial

A criança com TDAH, dislexia, ou todas as crianças em geral, possui um primeiro espaço ou “próprio” mais um segundo espaço ou “exterior” que irá se estruturando. Com esse objetivo, são introduzidas as noções básicas do meio espacial como proximidade, separação, sucessão, continuidade, etc. Utilizando o seu próprio movimento corporal.

Organização temporal

Procura-se por meio das atividades comuns e em suas brincadeiras assimile as ideias temporais primárias: antes – depois, ontem – hoje – amanhã.

PUBLICIDADE

 

Exercícios de orientação (lateralidade)

Dislexia

– É importante que as crianças identifiquem direita e esquerda no seu corpo. Pode-se pedir à criança para que se fixe com que mão executa certas atividades do cotidiano como: comer, pentear-se, desenhar, cumprimentar, etc.

Para trabalhar os conceitos de direita e esquerda é conveniente começar pelas mãos.
Exemplo:

– Mostre – me sua mão esquerda

– Mostre – me sua mão direita

Estes exercícios de lateralidade envolvem as duas partes do corpo:
pede-se a criança que:

1- Aponte sua orelha esquerda com sua mão direita

2 – Aponte  seu olho direito com sua mão esquerda

3 – Aponte sua perna direita com sua mão esquerda

4 – Aponte sua perna esquerda com sua mão direita

Estes exercícios envolvem a projeção sobre o outro:
pede-se a criança que:

1- Aponte sua mão direita

2- Aponte sua mão esquerda

3- Aponte sua orelha direita

4 – Aponte sua perna esquerda

 

Lançamento do nosso mais novo e-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.


E-book Viva o Autismo

E-book “Atividades Exitosas 2”

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

Leia também:

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Bases da educação psicomotora para crianças com TDAH e Dislexia
Classificado como: