Problema numérico ou discalculia? A manifestação da discalculia atua de maneira pontual no aprendizado de números e suas operações. Devido a uma falha no complexo processo que é o aprendizado abstrato de matemática, o paciente pode apresentar uma taxa de crescimento escolar aquém dos companheiros de classe. Com os cuidados devidos, o quadro pode ser amenizado e, assim, consegue seguir seu desenvolvimento educacional de forma saudável.
Problema numérico ou discalculia?
Em meio à sala de aula, o jovem se sente deslocado, inseguro e ansioso por não conseguir trabalhar aquelas lições que o professor está passando. Os números parecem um verdadeiro assombro, de alguma maneira, enquanto que as operações aritméticas não se encaixam em seu entendimento. Esse quadro pode ser indicativo de que o estudante pode ter um problema numérico ou discalculia, uma dificuldade em conseguir aprender e trabalhar com conceitos matemáticos.
Diferente do que o senso comum aponta, o distúrbio de aprendizagem não é o mesmo que uma falta de compreensão de uma disciplina específica. Não se trata de algo que pode ser resolvido com aulas particulares. É, na verdade, um distúrbio de aprendizagem que pode estar atrelado à dislexia. A criança pode até entender os conceitos, mas não é capaz de reproduzi-los. Em casos mais graves, a relação com os dígitos é mais complexa e afeta severamente o rendimento escolar.
As habilidades matemáticas dependem de uma rede funcional no eixo cerebral responsável pela memória de curto ou longo prazo, memória de trabalho (aquela que registra informações para realizar tarefas do dia a dia), processamento verbal ou gráfico, raciocínio e atenção. O transtorno ocorre por haver uma falha nesse processo.
Ao identificar que a criança apresenta sinais de que anda mal nas lições de matemática (e isso está afetando seu desenvolvimento), é importante buscar um profissional. Pediatras ou psicólogos são os primeiros a serem procurados. Esses especialistas são capazes de ajudar a identificar o problema e diagnosticar casos de discalculia.
Não existe um exame laboratorial que indique o quadro porque não há um marcador biológico. Entretanto, a observação do comportamento da criança ao tentar resolver problemas e questões propostas pelos médicos irá demonstrar um panorama seguro do caso. Com o resultado dessa análise, é preciso procurar ajuda nos casos positivos para o transtorno.
Geralmente, o tratamento consiste em acompanhamento por equipe multidisciplinar. Além dos profissionais já citados, neurologistas, fonoaudiólogos e psicopedagogos também podem compor esse grupo. Uma aliada ao tratamento convencional pode ser a musicoterapia que, com sessões utilizando instrumentos, ajuda o paciente a entender o tempo, sincronia, contagem, marcação e outros conceitos matemáticos envolvidos com a música.
Os prejuízos causados pela discalculia no desempenho escolar não se limitam às notas. O estudante pode ter dificuldades com a autoestima devido aos problemas com matérias que exigem cálculos, o que pode comprometer suas relações afetivas e sociais. O panorama tende a se agravar caso o paciente seja vítima de bullying por causa de suas inabilidades.
O acompanhamento com psicólogos auxilia não só no desenvolvimento intelectual, mas também a solucionar essas questões emocionais atreladas ao distúrbio. Além disso, esse especialista pode ser importante para ajudar a família a acolher a criança com o transtorno de forma mais adequada.

Atividade 01

Contando moedas

Se você é professor de um aluno de primeira série ou apenas ajudando seus filhos com a lição de casa, existe uma forma simples para ensinar como contar moedas de dez e cinco centavos. A maioria das crianças aprende melhor quando tem demonstrações visuais ou podem trabalhar com objetos palpáveis. Estes são objetos que podem ser tocados e segurados pelas crianças. Descubra como é possível ensinar às crianças como contar moedas de dez e cinco centavos usando objetos palpáveis.
Passo 1
A primeira coisa a se fazer é juntar 10 moedas de cada valor: 10, 05 e 01 centavos (pode fazer a impressão das moedas). Agora, peça que a criança se sente em qualquer mesa que dê espaço suficiente para trabalhar.
Passo 2
Antes de começar a adicionar, certifique-se de que a criança tem a noção dos valores das moedas. Dê a moeda de 5 e pergunte quanto dinheiro ela vale. Se a criança já sabe – ótimo! Então, dê algumas moedas de 1 centavo e peça que conte 5 delas, e coloque-as junto com a moeda de 5. Se ela não souber, conte que cada moeda de 5 equivale a 5 centavos ou 5 moedas de 1. Deixe que ela conte 5 moedas de 1 e coloque-as próximas à moeda de 5. Agora faça o mesmo exercício com a moeda de 10. Pergunte primeiro se a criança sabe qual é o valor da moeda. Quando responder, dê 10 moedas de 1 e peça que coloque próximas à moeda de 10.
Passo 3
Agora será necessário conferir se a criança sabe contar de 5 em 5 e 10 em 10. Peça que ela pratique algumas vezes em um papel. Se ela não estiver familiarizada com este tipo de contagem, mostre o que acontece a cada vez que um número é aumentado. Por exemplo, quando se conta de 5 em 5, o número sempre termina em 5 ou 0. Quando se conta de 10 em 10 o número sempre termina em 0, e apenas a coluna da dezena é aumentada em 1 dígito. Quando ela perceber o padrão no papel, vai começar a compreender o conceito.
Passo 4
Mostre à criança que para contar moedas de 5 centavos ela só precisa contar de 5 em 5. Conte até 10 moedas com a criança para certificar-se de que ela entendeu.

Atividade 2

Matemática para crianças de 7 anos

Muitas crianças têm dificuldades para aprender matemática. Por ser uma matéria muito importante, o estudante que fica para trás no primeiro ano fica destinado muitas vezes a ser “devagar” na disciplina pelo resto de sua vida escolar. Mas não precisa ser assim. Com esforço e boa vontade, você pode ajudar uma criança de 7 anos a se aperfeiçoar em matemática básica. Mas tenha certeza de que ela esteja interessada em aprender o que você tem a ensinar. Caso contrário, seu trabalho será em vão e a criança ficará apenas encarando livros e cadernos sem compreender o que você diz.
Teste o conhecimento
Passo 1
Teste o conhecimento que a criança tem em matemática e identifique onde estão os problemas. Para fazer o teste, dê exercícios de primeiro ou segundo ano do ensino fundamental a ela usando livros de matemática. Outra alternativa é usar internet como ferramenta. O site FreeMathTest.com ou Rabun County Schools (Georgia) são algumas opções. Lembre-se de usar os exercícios respeitando sempre a idade apropriada. As lições que ela puder fazer com facilidade você não precisa ensinar.
Passo 2
Assegure-se de que a criança saiba contar de trás para frente e vice-versa. Contar é uma habilidade numérica essencial. Depois que ela mostrar que pode fazê-lo corretamente, peça que conte de dois em dois, por exemplo: 2, 4, 6, 8,10 e assim por diante. Em seguida, ensine-a a contar de três em três, e de quatro em quatro. No ensino médio, ela vai perceber que isso se chama sequência aritimética ou progressão aritimética. Para ajudá-la, faça uso de objetos concretos como botões ou caroços de feijão.
Passo 3
Ensine a criança a diferença entre maior e menor número. Um número maior inclui nele mesmo números menores e ainda outros adicionais. Para que ela visualize melhor, use uma pilha de quatro maçãs e outra pilha de seis maçãs. Pergunte à criança qual é a maior. Faça exercícios similares com outros números.
Passo 4
Depois disso, ensine adição e subtração. Primeiro, ensine-a a adicionar um único dígito. Use novamente objetos concretos, como maçãs, para ajudar a criança a entender o conceito. Em seguida, ensine-a a subtrair números de um dígito, de 1 a 9. Se ela fizer bem, faça a progressão para números de dois dígitos, de 11 a 19.
Passo 5
Em seguida, mostre a diferença entre números ímpares e números pares. Os pares são aqueles que são divisíveis por 2 ou que são divisíveis sem sobrar restos. Aqueles que não se encaixam nesta regra, são ímpares.
Passo 6
Mostre à criança a diferença entre formas abertas e fechadas. Uma forma aberta é aquela que não é totalmente fechada por uma linha, como uma reta ou uma curva. Já as formas fechadas são por exemplo o círculo e um retângulo. Mostre a ela exemplos de cada tipo e peça que a própria criança desenhe formas abertas e fechadas.

Atividade 03

Unidades e dezenas

Passo 1
Segure vários cubos e hastes. Pergunte às crianças se elas já viram blocos como esses antes. Diga-lhes que são chamados de material dourado. Segure um cubo e diga: “Esta é uma unidade”. Segure uma haste e diga: “Esta é uma dezena”.
Passo 2
Desenhe um cubo e uma haste no quadro. Escreva “unidade” sob o cubo e “dezena” sob a haste.
Passo 3
Dê a cada criança dez cubos e uma haste. Peça-lhes para tentar encontrar uma relação entre os dois tipos de blocos. Dê cinco minutos para que elas possam manipular e explorar o material dourado.
Passo 4
Pergunte às crianças se elas encontraram uma relação entre os dois tipos de blocos. Se ninguém responder que dez cubos têm o mesmo comprimento (ou tamanho) da haste, mostre a eles. Alinhe os dez cubos e coloque a haste no topo. Explique que as unidades têm o valor de um e que dez delas formam uma haste.
Passo 5
Escreva “1” abaixo da palavra “cubo” e “10” abaixo da palavra “haste” no quadro. Diga às crianças que esses são os outros nomes para unidade e dezena.
Passo 6
Distribua os papéis com as colunas de “unidades” e “dezenas”. Diga às crianças para colocarem dez cubos na coluna das unidades. Explique que a coluna das unidades pode suportar dez cubos. Se tiverem mais do que isso, eles precisarão trocar dez cubos por uma haste e colocá-la na coluna das dezenas.
Passo 7
Desenhe um quadro com unidades e dezenas, como o do papel, no quadro negro. Desenhe 12 cubos na coluna das unidades. Ao explicar a regra novamente, exemplifique apagando dez cubos e desenhando uma haste na coluna das dezenas. Diga a eles: “Agora nós temos um grupo de dez (a haste) mais duas unidades”. Conte o número de cubos na haste e escreva “10” no quadro. Conte o número de cubos na coluna das unidades e escreva “+2 = 12” no quadro. Peça para as crianças contarem o número de cubos na haste (10) mais os cubos da coluna das unidades. Utilize mais exemplos até eles entenderem o conceito.
Passo 8
Distribua mais cinco cubos para cada aluno. Diga-lhes para colocarem os cubos na coluna das unidades. Pergunte a eles: “Qual é a regra para a coluna das unidades?”. Se não se lembrarem, diga que apenas dez cubos podem ficar nessa coluna. Se tiverem mais, eles poderão trocar dez cubos por uma haste e colocá-la na coluna das dezenas.
Passo 9
Peça às crianças para colocarem cinco cubos extra na coluna das unidades e usarem a nova regra. Eles deverão trocar dez cubos por uma haste e colocá-la na coluna das dezenas. Pergunte a eles quantos cubos há na coluna das unidades. Ajude-os a responder “cinco cubos” ou “cinco unidades”. Pergunte a eles quantas hastes há na coluna das dezenas e ajude-os a responder “dez”. Explique o processo e exemplifique no quadro.
Passo 10
Lance mão de outros problemas para prática extra. Tente usar mais de 20 cubos na coluna das unidades, de modo que eles precisem trocar cubos por mais de uma haste.

Veja mais na postagem abaixo:

Caracteristicas e sintomas da Discalculia

 

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A discalculia é um transtorno de origem neurobiológica que não tem nenhuma relação com a motivação da criança em aprender ou com sua inteligência. É uma dificuldade de aprendizagem específica em matemática.

O objetivo deste trabalho é demonstrar conhecimentos nesta área, apoiar pais e professores a construir práticas pedagógicas mais efetivas através de atividades e estratégias que desmistifiquem a matemática e resultem na real aprendizagem dos alunos.

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Problemas numéricos ou Discalculia? Com atividades
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