Podemos atribuir às crianças, inclusive as que tem TDAH, um cérebro incansável. Apesar de a capacidade racional aparecer um pouco ofuscada por reações mais emocionais, é nessa fase que a mente está mais ávida por conhecimento, afinal, tudo é novidade. Segundo Mônica Pessanha, psicoterapeuta especializada em crianças e adolescentes, ” um cérebro em desenvolvimento tem maior capacidade de adaptação e de aprendizado do que o de uma pessoa madura, assim, com o avanço da idade, a aprendizagem requer muito mais esforço para se efetivar. As pessoas mais velhas podem aprender, mas perdem a vantagem natural do tempo”.
Porém, o bom funcionamento do cérebro de uma criança depende de muitos fatores, entre eles as condições estruturais dos neurônios associadas ao próprio desenvolvimento do orgão. Ou seja, o nível de maturação – ou evolução- cerebral é controlado e acontece relacionando elementos genéticos e ambientais. Já no que se refere à comparação de um cérebro infantil com diagnóstico correto de TDAH ao de uma criança sem o transtorno, as diferenças são bastante sutis e não estão relacionadas a menor ou maior inteligência.
Segundo estudos, o cérebro de uma criança com TDAH não ativa de forma eficaz as áreas funcionais no córtex pré-frontal e de transição para o corpo estriado – um dos núcleos de base do cérebro – em atividades que exigem persistência na atenção e execução de atividades sem recompensa imediata. Isso leva ao baixo funcionamento da memória operacional e da capacidade de se engajar em tarefas monótonas e sequenciais, tudo por ocorrência de um baixo nível de dopamina e noradrenalina nestas áreas. Deste modo é imprescindível a execução de atividades lúdicas e interessantes para estas crianças.

Atividade lúdica para criança com TDAH
Papa – sílabas

Materiais:

E.V.A marron, amarelo, vermelho e preto
tesoura pontas arredondadas,
régua, hidrocor
CD ( para fazer o círculo)
Caneta,
cola, sìlabas e gravuras xerocopiadas.

Recorte o quadrado em cor vermelha, do tamanho

TDAH

cole nos locais adequados segundo modelo

 

TDAHDesenvolvimento:

Este é o papa sílabas, sua comida preferida são pastilhas de sílabas, para alimentá-lo você precisa ler as sílabas, vou mostrarr a imagem e você vai dizer as sílabas, depois nós iremos contar quantas sílabas ele comeu. As sílabas que a criança não souber você pode aproveitar para ensinar. Outro modo de ensinar usano esta atividade lúdica é usar um cronômetro e dizer: Vamo ver quantas sílabas você consegue ler em um minuto? ótima estratégia para crianças que leem devagar.

Veja no vídeo a confecção desta atividade (papa-sílaba). Inscreva-se em nosso canal, vídeos semanais com muitas atividades e informações.

 

 

 

 

 

Muitas dicas e atividades encontram-se em meu E-book Atividades Exitosas, que contém muito mais informações e atividades imprescindíveis a pais e professores que lidam com crianças que tem TDAH, dislexia ou outros transtornos de aprendizagens, e ganhe também o e-book “Ciranda – ensinando com rimas” de bônus.

 

PROMOÇÂO: O Natal está chegando e eu quero presentear muito mais, ao adquirir o E-book Atividades Exitosas,  além do bônus mandarei outro E-book “surpresa” para seu e-mail. Gostou? Adquira já pois a promoção é só até o NATAL!

 

E-book Atividades Exitosas

E-book Atividades Exitosas

 

 

Conheça o meu mais novo E-book “Discalculia estratégias e atividades”

Neste e-book que apresentamos a vocês procuramos levar tanto o conhecimento sobre a discalculia, como estratégias e atividades sugeridas e que podem ser adaptadas ao contexto escolar e realidade/habilidade de cada aluno e, que foram elaboradas no intuito de colaborar com a aprendizagem das crianças que apresentam o transtorno, desmistificando a matemática, levando-as a uma real aprendizagem.

 

E-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.

PUBLICIDADE


E-book Viva o Autismo

E-book “Atividades Exitosas 2”

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

 

Participe

O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião

Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu  E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

E-book Vencer com TDAH + bônus Caderno do cotidiano

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

E-book Dislexia + bônus Ensinando com rimas

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

CURSO DISLEXIA com Estratégias e Atividades + 2 BÔNUS

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

CURSO TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus Trabalhando as emoções das crianças

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

E-book Atividades Exitosas + bônus Ciranda – Ensinando com rimas

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

Ebook  O menino que não tinha jeito + bônus Déficit de Atenção – TDAH

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Veja o que muda na atividade cerebral de quem tem TDAH. Com atividade em EVA
Classificado como: