Diversos estudos tem mostrado relações importantes entre o déficit de atenção ou TDAH e uma série de dificuldades na aprendizagem e no desempenho escolar. A criança que tem déficit de atenção ou TDAH tem dificuldade de planejar atividades futuras, é normal que elas subestimem o tempo estipulado para realizar determinada tarefa, principalmente se esta não for de seu interesse. Geralmente, quando recebem a data de uma atividade avaliativa não conseguem se planejar para realizar a mesma.

Déficit de atenção

Calendário semanal

Para os pais que precisam de uma rotina de estudo  adequada  para realizar com seus filhos, o calendário semanal de estudos é uma estratégia que tem se mostrado bastante eficiente para lidar com esse problema. A construção deste calendário deverá ser feito pelos pais juntamente com os filhos e deve ser feito semanalmente. É importante que se estimule a criança a construir o calendário contendo todos os dias da semana e que ela o deixe em algum lugar visível em seu quarto. Deve-se estabelecer, também, um horário de estudo que vai de 30 minutos à 1 hora por dia, de segunda a sexta-feira, sendo necessário a ativa participação da criança na elaboração desses horários. Eles também podem variar nos dias da semana, conforme os compromissos da criança, ou dos pais, como por exemplo: segunda de 14h00min as 15h00min horas, na terça de 17h00min as 18h00min. Estipulados os horários de estudo, é importante que eles sejam mantidos. Pedir que a criança escolha uma matéria por dia para ser estudada, conforme suas necessidades na escola, em alguns casos ajudá-la a escolher. É fundamental que tenha alguém em casa nos horários de estudo dessa criança para auxiliá-la com as dificuldades e que esta rotina seja seguida por ambas as partes. Essa estratégia, em conjunto com as demais, apresenta um melhor resultado no tratamento dessa criança.

Déficit de atenção

Modelo de tabela para rotina de estudos

Déficit de atenção

segunda-feira

Horário:
Matéria:

terça-feira

Horário:
Matéria

quarta-feira

Horário:
Matéria

quinta-feira

Horário:
Matéria

sexta-feira

Horário:
Matéria

 Sistema de Pontos

O sistema de pontos é uma técnica utilizada para premiar a criança quando ela tem algum comportamento desejado pelos pais. As crianças com déficit de atenção ou TDAH precisam dessa recompensa para que o rótulo de “incapaz”, para a realização de qualquer objetivo, seja desfeito.

O sistema de pontos recompensa a criança, mas não imediatamente. Conforme ela vai realizando as tarefas, vai acumulando pontos para trocar por algo que lhe agrade. É de extrema importância que o sistema de pontos seja implantado em casa e que os pais acompanhem a criança quanto a execução das tarefas. As recompensas em casa não devem incluir apenas recompensas materiais, mas também algo como uma tarde no parque, um passeio no cinema ou no zoológico, algo que seja de interesse da criança e esteja dentro dos pontos acumulados por ela na semana.

 

Lançamento do nosso mais novo e-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.


E-book Viva o Autismo

E-book “Atividades Exitosas 2”

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

PUBLICIDADE

E-book Atividades Exitosas 2

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Ganhe desconto de 10% com o cupom: C10TDAH  para o Curso de TDAH:

Curso Online de TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Trabalhando as emoções das crianças

Ganhe desconto de 10% com o cupom C10DISLEXIA  para o Curso de Dislexia:

Curso Online de Dislexia com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Ciranda – Ensinando com rimas + Bônus E-book TDAH ou Transtorno de Aprendizagens

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

Leia também:

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Rotina de estudos para criança com Déficit de Atenção
Classificado como:
  • Luzinete

    Muito boa a sugestão de calendario. Sempre falava aos pais como organizar a rotina, mas a tabelinha do calendario é uma boa sugestão.

    • Socorro

      Verdade Luzinete, a tabelinha ajuda na organização e cumprimento do horário de estudos e deve ser colocada em um lugar visível.