A criança com TDAH e/ou Dislexia tem amparo legal. A Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira – LDB nº 9394/96 – é muito clara quando aponta que a finalidade da educação nacional é de tríplice natureza: visa ao pleno desenvolvimento do educando, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho. No entanto faz-se necessária adaptação e flexibilidade curricular no que concerne a avaliação do professor de acordo com as necessidades e formas de aprendizagens dos alunos com TDAH e Dislexia ou outros transtornos de aprendizagem. Para que haja uma adequação curricular viável, a escola precisa levar em conta o cotidiano do aluno, as necessidades e capacidades e os valores que orientam a prática pedagógica. Pressupõe-se que a adaptação do currículo regular, quando necessário, deve torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com TDAH e Dislexia. Não nos referimos a um novo currículo, mas um currículo dinâmico, alterável, passível de ampliação, para que atenda eficazmente a todos que deve ter conhecimento tanto dos professores como dos pais.

TDAH

Deparamo-nos frequentemente com a pergunta: Como avaliar o aluno com TDAH e/ou Dislexia? Acreditamos que, através das adaptações curriculares e de um trabalho diferenciado do professor, de estratégias e métodos para promover a integração desta criança sem distinção.

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Ademais, é o professor quem vai perceber as necessidades e dificuldades de seus alunos, analisar as possibilidades de alterar sua metodologia, adaptar seu currículo e, até mesmo, a forma de conduzir suas aulas e as atividades avaliativas. Não quer dizer cobrar “menos” dos alunos com TDAH ou Dislexia,  é necessário regular as avaliações de forma que sejam desafiadoras e,  possíveis de ser realizadas pelo aluno, considerando suas condições.

Dicas para uma Avaliação Escolar para alunos com TDAH e Dislexia

– Criar avaliações diferenciadas ou modificar, ampliar, diversificar a aplicação da avaliação, para atender as crianças com TDAH e/ou Dislexia;

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– Ler as questões de uma verificação de conteúdos (para alunos disléxicos ou com TDAH);

– Fazer questionamentos orais (para alunos disléxicos);

– Estar familiarizado com os métodos de ensino, para maior sucesso com as crianças com TDAH e Dislexia. Esses métodos são baseados em um programa de linguagem estruturada que faz uso de todos os canais sensoriais envolvidos na audição, visão, memória, tanto na escrita quanto na leitura;

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– Dar tempo extra para que o aluno com TDAH ou Dislexia faça a avaliação;

– Reduzir o tamanho da atividade avaliativa;

– Dividi-la em partes e ajudar o aluno a manter o foco durante a resolução das questões;

– Observação e o acompanhamento do cotidiano da sala de aula, devem prevalecer em relação às provas periódicas.

Alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Dislexia devem ser reconhecidos como sujeitos da aprendizagem. Desse modo, a função do diagnóstico será de identificar os avanços conquistados por eles, bem como apontar conteúdos a ser ensinados e metodologias pertinentes. Portanto, essas são ações do âmbito das flexibilizações que podem qualificar a avaliação escolar de quem apresenta os transtornos (TDAH e/ ou Dislexia). É de suma importância questionar a lógica da padronização de desempenhos e construir uma cultura escolar fundada na avaliação emancipatória.

Lançamento do nosso mais novo e-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.


E-book Viva o Autismo

E-book “Atividades Exitosas 2”

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni estas atividades e muitas outras além de estratégias, atividades criativas e de fácil aplicação. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem  dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

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Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
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Dicas importantes para Avaliação Escolar dos alunos que têm TDAH e/ou Dislexia
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