É comum que os professores tenham dúvidas sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade, alguns não sabem de fato como contribuir para a melhora da criança.

Déficit de aenção

O TDAH não é um transtorno que afeta apenas o comportamento da criança. Na medida em que afeta também a capacidade para aprendizagem, a escola, em nome de todos os seus educadores,  precisa assumir o importante papel de organizar os processos de ensino de forma a favorecer ao máximo a aprendizagem dessas crianças. Para isso, é necessário que direção, coordenações, equipe técnica e professores se unam para planejar e implementar as técnicas e estratégias de ensino que melhor atendam às necessidades dos alunos que se encontram sob sua responsabilidade. O mais importante é o professor conhecer o TDAH e reconhecer que essas crianças necessitam de ajuda. Além disso, utilizar estratégias que possam ajuda-las no aprendizado também é fundamental para o tratamento das crianças que tem déficit de atenção ou Hiperatividade.

Para auxiliar os professores enumeramos algumas estratégias que podem ser usadas sempre com os alunos em sala de aula, em especial aqueles que tem déficit de atenção ou hiperatividade.

Déficit de atenção

Ao receber o aluno:

  • Procure identificar quais os talentos que a criança possui. Estimule, aprove, encoraje e ajude no desenvolvimento destes.
  • O elogio levanta a autoestima, então professor, elogie sempre que possível e tente ao máximo não evidenciar os fracassos.
  • Motive, seja otimista, transmita alegria, o prejuízo à autoestima frequentemente é o aspecto mais devastador para o TDAH.
  • O ensino deve ser interessante e prazeroso. O prazer está diretamente relacionado à capacidade de aprender. Seja criativo e afetivo, buscando estratégias que estimulem o interesse da criança para que esta encontre prazer na sala de aula.
  • Solicite ajuda sempre que necessário. Lembre-se de que a criança com TDAH conta com profissionais especializados nesse transtorno.
  • Evite o estigma, conversando com seus alunos sobre as necessidades específicas de cada um, com transtorno ou não.

Organizando o espaço

A rotina e organização são elementos fundamentais para o desenvolvimento de todos, principalmente para as crianças com TDAH. A organização externa irá refletir diretamente em uma maior organização interna. Assim, alertas e lembretes serão extremamente válidos.

Quanto mais próximo de você e mais distante de estímulos que farão as crianças com déficit de atenção se distraírem, maior benefício na aprendizagem ela poderá alcançar.
Sempre estabeleça combinados. Estes precisam ser claros e diretos. Lembre-se que ele se tornará mais seguro se souber o que se espera dele.
As regras precisam ser claras e os limites inclusive prevendo consequências ao descumprimento destes. Seja  sempre seguro e firme na aplicação das punições, quando necessárias optando por uma modalidade educativa. Por exemplo, em situações de briga no parque, afaste-o do conflito, porém mantenha-o no ambiente para que ele possa observar como seus pares interagem.
Adotar a afetividade é sempre a melhor maneira para educar todas as crianças, pois sabemos que estas crianças precisam de muito amor, compreensão e que todos nós acreditemos nas suas capacidades. Nosso desafio é prepará-las para que tenham uma vida plenamente feliz.

 

Lançamento do nosso mais novo e-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.


E-book Viva o Autismo

E-book “Atividades Exitosas 2”

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

PUBLICIDADE

E-book Atividades Exitosas 2

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Ganhe desconto de 10% com o cupom: C10TDAH  para o Curso de TDAH:

Curso Online de TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Trabalhando as emoções das crianças

Ganhe desconto de 10% com o cupom C10DISLEXIA  para o Curso de Dislexia:

Curso Online de Dislexia com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Ciranda – Ensinando com rimas + Bônus E-book TDAH ou Transtorno de Aprendizagens

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

Leia também:

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Como o professor pode ajudar no tratamento do Déficit de atenção e hiperatividade?
Classificado como:
  • Cristiane Cedrim

    Ótimas dicas adorei

    • Socorro

      Obrigada Cristiane Cedrim, estarei sempre colocando muitas novidades, volte sempre.

  • Dri Costa

    Obrigada pelas explicações… Como é difícil lidar com essa situação, o preconceito é imenso por conta de falta de informações… Sou mãe e me sinto completamente perdida a a 4 anos qdo descobrimos e iniciamos o tratamento com o meu filho hj com 12 anos…mas está muito difícil….

    • Socorro

      Dri Costa, eu sei que não é fácil, mas não vamos desistir, conte comigo, pelo menos no que se reefre a todas as informações que eu possa passar, continue acessando o Blog que sempre terei novidades e atividades para ajudá-las (os), Abçs.