Estas atividades podem ser feitas com quaisquer crianças em especial com aquelas que têm TDAH, dislexia, autismo, etc. São atividades lúdicas, exercícios de ordenação temporal, pois muitas crianças apresentam além das dificuldades cognitivas algumas dificuldades psicomotoras. É de suma importância que os pais de crianças com Déficit de atenção ou TDAH, Dislexia, Autismo ou outras dificuldades compreendam a importância de atividades que envolvam imagens ou lúdicas assim como atividades psicomotoras principalmente que envolvam orientação espacial. Temos observado bastantes crianças que não sabem se posicionar no espaço, não conseguem identificar o dia da semana, do mês, ou até mesmo a data do seu aniversário. Deste modo, além de atividades cognitivas, serão incluídas atividades que envolvem orientação espacial que servirão para trabalhar com as crianças que apresentam Transtornos (Déficit de atenção, TDAH, dislexia, etc.) e também podem ser úteis para os pais e professores aplicarem em sala de aula.

 

Atividade 01

– Esta atividade trabalha a percepção auditiva e a construção da escrita:

Mostra-se a criança as figuras. Em seguida pega-se uma figura e pede a criança que pegue outra que o nome rime com a mesma. Em seguida com as letras móveis das palavras deve construir as duas palavras com a criança.

Exemplo:

Mostra-se a figura:

TDAH

A criança pega a figura:

TDAH

 

Em seguida usa-se as letras móveis para montar as duas palavras:

L E Ã O
M A M Ã O

 

Atividade 02

Atividade envolvendo psicomotricidade, conhecimento do corpo

 

Objetivo: reconhecer e nomear as partes do corpo:

 

Recorte os nomes e cole nas partes do corpo da boneca:

TDAH

 

 

Dicas:

 

– dar as crianças distintos tipos de materiais como massinha de modelar, cartolina, folhas, tintas, argilas, etc, para que façam reproduções de figura humana.

TDAH

– Apresenta-se as crianças folhas onde existam figuras humanas desenhadas nas quais falte alguma parte do corpo; a criança deve desenhar a parte que falta.

TDAH

Lançamento do nosso mais novo e-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.


E-book Viva o Autismo

E-book “Atividades Exitosas 2”

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

PUBLICIDADE

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Ganhe desconto de 10% com o cupom: C10TDAH  para o Curso de TDAH:

Curso Online de TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Trabalhando as emoções das crianças

Ganhe desconto de 10% com o cupom C10DISLEXIA  para o Curso de Dislexia:

Curso Online de Dislexia com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Ciranda – Ensinando com rimas + Bônus E-book TDAH ou Transtorno de Aprendizagens

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Atividades cognitivas e de orientação espacial para Todas as crianças (TDAH, dislexia, Autismo)
Classificado como:
  • Marylin Cardoso Henrique

    Bernardes Obrigada pelas sugestões de atividades! Adorei! Marylin.

    • Socorro Bernardes

      Olá Marylin Cardoso, obrigada pela visita ao blog e pelo elogio. Sempre terei novidades, volte sempre. Abçs

  • Erica Freitas

    Olá, sou professora do Ensino Médio e sempre encontro alunos disléxicos, com extrema dificuldade de ler e escrever. Por acaso, você teria sugestões de atividades para alunos maiores, entre 15 e 18 anos?

    • Socorro Bernardes

      Olá Erica, nos próximos artigos pesquisarei e colocarei atividades para disléxicos neste nível. Obrigada pela visita ao blog, volte sempre.

  • Elna Lacerda Machado Nunes

    Olá, gosto de todas as suas publicações. Elas tem me ajudado bastante em sala, obrigada.
    Elna Lacerda

    • Socorro Bernardes

      Olá Elna, fico bastante feliz por estar ajudando. Obrigada pelo elogio, volte sempre ao blog que terei novidades. Abçs

  • Sonia Tiemi

    Oi Socorro. Trabalho com um grande público com TDAH e dislexia e você me ajuda muito com suas publicações!!! Parabéns pelo competente trabalho!!!

    • Maria do Socorro

      Obrigada Sonia, que bom auxiliar você, continue visitando o Blog, sempre terei novidades.

  • Rosane

    Oi estou trabalhando com alunos com TDAH e dislexia e tem me ajudado muito suas publicações estão sendo maravilhosas e tem me ajudado muito. Obrigada

  • Vania Duarte

    Muito Obrigada Socorro!
    Sou professora e tenho 5 alunos especiais seus textos, trabalhos, videos… Tem me ajudado muito.

    • Que maravilha Vania, seja bem vinda ao Blog, estarei sempre disponibilizando atividades para ajudar a todos.

  • Rosemary Honorato

    Cada publicação uma surpresa diferente que so vem a contribuir,para um otimo rendimento e sala de aula ,obrigada sucesso sempre,bjao!

    • Obrigada Rosemary, comentários como os seus me motivam a escrever, pesquisar e ajudar cada vez mais a todos que precisam.Terei sempre novidades. Bjos

  • cassia

    Sou professora , ano 2015 trabalhei com 2 crianças com TDAH elas não conseguiram classificar por ordem de tamanho, os conceitos matemáticos muito dificíl assimilação. Tem dicas? Obrigada

  • Patricia

    Obrigada! Vai me ajudar muito com meus aluninhos com dificuldades de aprendizagem! Deus abençoe vc!