Acreditamos que a criança que tem qualquer transtorno, assim como qualquer criança, não gosta de aula sem criatividade, em termo popular, aquela aula “chata”, entediante. Este tipo de aula deve ser revista e feita de uma forma lúdica, alegre, motivadora.  Os pais também devem proporcionar a estas crianças a complementação do conhecimento de sala de aula, com métodos lúdicos, interessantes e alegres. O momento da aprendizagem deve ser prazeroso e  não traumático.

Neste momento trabalharemos com atividades relativas a identidade do aluno associando-a ao conhecimento de si mesmo e ao conhecimento alfabético, esta atividade pode ser feita com alunos que tenham déficit de atenção usando letras móveis.

atividades

 

Atividade 01

– Trabalhando a Identidade

1.    Escreva seu nome completo

2.    Retire do seu nome:

a)    As vogais

b)    As consoantes

3.    Quantas consoantes tem seu nome?

4.    Quantas vogais tem seu nome?

5.    Escreva 4 nomes próprios que comecem com a letra A

6.    Conte as sílabas dos nomes escritos na questão de número 5.

 

Nome do aluno: ______________________________________

Série: _____________________________________________

 

atividades

Atividade 02

– Atividade para aprender palavras de uso frequente utilizando as destrezas visuais e cinestésicas. Observe cuidadosamente as palavras nesta folha. A seguir complete em cada espaço a letra que falta para completar a palavra (1º ano).

 

O V O

 

O __ O

 

__V O

 

__ __ O

 

__ __ __

 

P A T O

 

P A __ O

 

P __ T O

 

__ A T O

 

__ __ __ O

 

F A C A

 

F __C A

 

F A __ A

 

F A C __

 

C O M E

 

C __ M E

 

C O __ E

 

C __ __ E

 

__ __ __ __

 

– Folha de trabalho para escrever palavra de uso frequente. Olhe a palavra em cada linha, você deve olhar as letras que estão depois da palavra e colocar um círculo em volta das letras que formam a palavra. Depois deve escrever a palavra. (1º ano)

 

1. ele                r m e s p l d c e m          _________________

 

2. mas              x  e m e a t e s w u        _________________

 

3. teve              b n t l u e q v a l e          _________________

 

4. havia            h s p a r v k v t i n a       __________________

 

5. mesa           b m w d e j o s z a h       __________________

 

6. piso             m u p r t i s d o w q        __________________

 

7. tem             s c n t j e d a n m p         __________________

 

8. mamãe       m n a u o m i ã h d e       __________________

 

9. disse          z s d n i b g c e s             __________________

 

10. céu          z x b c t i é l n u m o        ___________________

 

Lançamento do nosso mais novo e-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.


E-book Viva o Autismo

E-book “Atividades Exitosas 2”

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

PUBLICIDADE

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Ganhe desconto de 10% com o cupom: C10TDAH  para o Curso de TDAH:

Curso Online de TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Trabalhando as emoções das crianças

Ganhe desconto de 10% com o cupom C10DISLEXIA  para o Curso de Dislexia:

Curso Online de Dislexia com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Ciranda – Ensinando com rimas + Bônus E-book TDAH ou Transtorno de Aprendizagens

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

Leia também:

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Atividades cinestésicas e de identidade para alunos com Déficit de Atenção
Classificado como:
  • Socorro

    Mesmo nas aulas em que a criança precise escrever, o que vocês acham de trabalhar com materiais lúdicos que elas possam visualizar e manusear?não seria bem mais interessante?