Sabemos que educar um filho com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, não é tarefa das mais simples. Paciência, firmeza e disciplina são algumas das características que os responsáveis que convivem com  a criança que tem TDAH precisam ter. Além de seguir com comprometimento o tratamento prescrito pelos profissionais de saúde. Para auxiliar a todos existem algumas dicas simples que podem facilitar a vida dos pais ou responsáveis e da criança.

Déficit de atenção

1.Todas as crianças precisam de exemplo, tranquilidade e do suporte dos pais e/ou responsáveis. O ambiente pode agravar ou melhorar os sintomas de uma criança com Déficit de atenção ou TDAH.  Um lar estruturado com harmonia e carinho é importante para qualquer criança, e indispensável para as quem tem TDAH, que precisam de bastante suporte para superar suas dificuldades.

2. As regras precisam ser claras e que sejam seguidas por todos. Os pais atuam como exemplo, um modelo a ser seguido pelos filhos, portanto, devem agir como gostariam que eles agissem. Só assim a criança terá parâmetros de comportamento bem definidos e saberá o que é exigido dela.

3. Elogie, elogie e elogie: pais, é sempre melhor dar atenção aos bons comportamentos do que punir sempre que algo indesejável acontece. Não espere pelo comportamento perfeito, valorize pequenos passos alcançados. Lembre-se que a criança está sempre tentando corresponder às expectativas, mas às vezes não consegue. Crianças que tem Transtorno do Déficit de Atenção ou Hiperatividade, tendem a ser muito criticadas, rotuladas de bagunceiras,  desobedientes e indisciplinadas, e podem se sentir frustradas por não conseguirem corresponder às expectativas dos adultos. Procure compreender sempre, ofereça atenção e carinho ao seu filho.

Déficit de atenção

4. Elogiar não é sinônimo de permissividade: Dar carinho e atenção não significa deixar de educar com firmeza, impondo limites quando necessário precisa-se ter autoridade sem perder a ternura. A criança precisa aprender a cumprir regras e o respeito a elas deve ser exigido. Tenha como hábito ler sobre o assunto para entender o que se passa com seu filho e qual a melhor maneira de ajudá-lo. Compreenda suas limitações. Não exija demais dele, e invista em suas potencialidades. Profissionais da área de saúde mental e educacional, como psiquiatras, psicólogos, neurologistas, psicopedagogos e pedagogos, especializados em Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), são sempre a melhor fonte para recomendar livros, textos e sites(Blogs) relacionados. E, lógico, recomendo este Blog (ganhe Sempre mais) que sempre terá novidades, estratégias, atividades, que poderão auxiliá-los neste sentido.

5. É necessário saber lidar com birras e crises de raiva: Crianças com Transtorno do Déficit de atenção e Hiperatividade (TDAH) podem apresentar comportamento explosivo. Quando algo dá errado elas podem sentir-se muito frustradas e descontar em pessoas ou coisas a sua volta. Quando essas crises acontecem, procure reconhecer as fases:

Déficit de atenção

– antes da birra

– momento da raiva

– recuperação (quando a criança começa a se acalmar)

– reparação (um bom momento para dialogar)

Seja paciente, tente não criticar ou lembrar a criança sobre o que fez. Após explicar as suas consequências deste tipo de atitude, esqueça o assunto.

6. Cumprir ordens: ajude seu filho a manter o quarto arrumado, pois é, muitas vezes pode parecer mais fácil arrumar o quarto você mesmo do que persuadir seu filho a fazê-lo. Porém, em longo prazo, ele terá que assumir a responsabilidade por seu próprio quarto. Procure transformar o que parece uma difícil tarefa com regras claras e simples. Arrumar o quarto junto com seu filho pode ser um ótimo começo. Com o tempo e com o seu incentivo, seu filho estará apto a arrumar o quarto sozinho.

7. Evite acidentes domésticos: Ter uma criança impulsiva dentro de casa traz alguns perigos. Fique atento a todas as atividades que seu filho realizar. Caso ele vá andar de bicicleta, por exemplo, seja firme quanto à necessidade do uso do capacete e de qualquer equipamento de segurança. Ajudar seu filho a criar o hábito de manter bicicletas e brinquedos longe dele durante a noite também é essencial.

 

Lançamento do nosso mais novo e-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.


E-book Viva o Autismo

E-book “Atividades Exitosas 2”

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

PUBLICIDADE

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Ganhe desconto de 10% com o cupom: C10TDAH  para o Curso de TDAH:

Curso Online de TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Trabalhando as emoções das crianças

Ganhe desconto de 10% com o cupom C10DISLEXIA  para o Curso de Dislexia:

Curso Online de Dislexia com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Ciranda – Ensinando com rimas + Bônus E-book TDAH ou Transtorno de Aprendizagens

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

Leia também:

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
7 dicas para os pais lidarem com crianças que tem Transtorno do Déficit de Atenção /Hiperatividade
Classificado como: