É cada vez mais comum ver pessoas que se queixam de estar sempre cansadas, de acordarem exaustas, de ter dor de cabeça e mal estar pelo corpo e com a saúde abalada. Essas pessoas, no entanto, não apresentam maior rendimento pelo excesso de trabalho, mas, com certa frequência menor produtividade. Isso pode ser uma circunstância passageira aliada a uma simples fadiga e com o passar dos dias, desaparecer. Porém, quando esses sintomas permanecem durante meses, o problema se transforma em síndrome de fadiga crônica.

Saúde

Faça exercício físico. O exercício moderado e progressivo é indicado para corrigir os sintomas da fadiga melhorar a saúde. É natural que a própria fadiga o desmotive ao exercício. Procure fazer um esforço inicial desfrutar do bem estar que a atividade física proporciona.

Beneficie-se da fitoterapia. Produtos como a raiz de ginseng, flor de hipérico  · ou erva de São João e a raiz do alcaçuz têm efeitos altamente benéficos para o tratamento da fadiga.

Expresse seus sentimentos. Procure apoio na família ou em amigos para falar de suas frustrações, angústias ou tristeza. Isso fará com que os sintomas diminuam e você tenha mais ânimo e mais saúde.

Reduza o estresse. Lide com seu trabalho, relacionamentos e finanças com tranquilidade. Não exija demasiadamente de si mesmo e proíba a si mesmo pensamentos prejudiciais ou catastróficos.

Pratique exercícios de respiração e relaxamento. Respire profundamente de 15 a 20 vezes por dia em horários diferentes. Aprenda e pratique exercícios de relaxamento de forma progressiva e regular.

Consulte seu médico. A fadiga crônica é um problema médico e requer supervisão médica com possível tratamento farmacológico.

Reforce sua dieta. Coma alimentos ricos em magnésio (soja, alho-poró, caju, coco, melão) e em potássio (couve-flor, abóbora, inhame, amendoim, castanhas, cereja, pêssego, mamão, banana, laranja). Certifique-se de ingerir vitamina , comendo frutas variadas, hortaliças e cereais. Se estiver com alguns quilos a mais, reduza a ingestão de calorias e se alimentos integrais, no seu estado mais natural.

 

Exercício melhora a atenção

Saúde

Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Oeste da Austrália realizou Um estudo com 61 pacientes diagnosticados com a síndrome de fadiga crônica. Pela relevância da perda de atenção nos casos de fadiga crônica (que ocorre em 85% de todos os pacientes), esse estudo se propôs a averiguar o efeito do exercício físico e da terapia do relaxamento sobre a capacidade de atenção.

De forma aleatória, os pacientes foram divididos em dois grupos diferentes: um seguiria um programa de exercício físico progressivo e o outro um programa de terapia de relaxamento. Verificou-se, mediante exames psicológicos, que os participantes apresentavam um nível comparável de atenção/concentração inicial. Após o tratamento, foi novamente aplicada a prova de atenção/concentração e se observou a superioridade do grupo que havia seguido o programa do exercício físico gradual. Esse estudo confirma a eficácia do exercício físico na melhora dos sintomas de fadiga crônica, especialmente para corrigir a perda de atenção e melhorar a saúde.

A síndrome da fadiga crônica costuma iniciar com sintomas semelhantes aos de uma gripe. O paciente vai ao médico e este prescreve medicamentos habituais, faz os exames de rotina e conclui que os resultados não indicam nenhuma doença. O paciente fica sem resposta e continua se queixando de sua enfermidade.

 

Teste

Veja se sua fadiga é simples ou crônica, se seus sintomas realmente são muito sérios e afetam sua saúde. Muitas pessoas se fazem essas perguntas. Se você responder afirmativamente a uma ou mais das perguntas seguintes, deve consultar um médico e fazer mudanças em sua vida:

Sofro da síndrome da fadiga crônica?

  • Você sente muito cansaço mesmo quando sua ocupação não é tão intensa, e esse cansaço lhe vem afetando há mais de seis meses?

(  ) sim      (  ) não

  • Faz apenas metade do que fazia antes por causa da fadiga?

(  ) sim      (  ) não

  • Tem tido problemas reincidentes ou persistentes por mais de seis meses, com quatro ou mais dos sintomas seguintes?

– Dor de garganta

– Sensibilidade ou dor no pescoço ou nas axilas

– Dor muscular ou nas costas

– Dor nas articulações (sem inflamação)

– Dor de cabeça

– Problemas de memória, atenção ou concentração

PUBLICIDADE

– Insônia
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

 

Curso de Dislexia Online

 

 

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Conheça a fadiga crônica e aprenda dicas para combatê-la. Saúde mental
Classificado como: