Olá pessoal,

Escrevi este artigo para mostrar a vocês as funções  básicas da vitamina D, onde ela pode ser encontrada, e falar das novas descobertas da função desta vitamina no combate ao câncer e até na prevenção do autismo.

Essa vitamina está bastante ligada ao metabolismo do cálcio e do fósforo. Segundo estudos, o cálcio é transportado no intestino através de uma proteína cuja síntese é ativada pela vitamina D, em sua ausência, ocorrem defeitos na mineralização e na síntese do colágeno, repercutindo no crescimento, desenvolvimento ósseo e dentário.

Necessidade da Vitamina D

A vitamina D é necessária para a manutenção do tecido ósseo, ela também influencia consideravelmente no sistema imunológico, sendo interessante para o tratamento de doenças  autoimunes, como a artrite reumatóide e a esclerose múltipla, e no processo de diferenciação celular, a falta deste nutriente favorece vários tipos de câncer.

Vitamina D cancêr

Fontes da vitamina D

Os alimentos fontes de vitamina D são de origem animal porque as fontes vegetais não conseguem sintetizar a vitamina da maneira como os alimentos provenientes de animais. Até mesmo o alimento com as maiores quantidades da substância, o salmão, conta com somente 6,85% das necessidades diária de vitamina D em uma porção de 100 gramas. Por isso, tomar sol é fundamental para evitar a carência do nutriente.  Encontramos esta vitamina  no atum, sardinha, ovo, queijo e carne bovina.

Vitamina D cancêr

 Deficiência da Vitamina D

É comprovado que uma estimativa de 80% das pessoas que vivem em um ambiente urbano possuem carência em vitamina D. Justamente porque estas pessoas passam grandes períodos de tempo em locais fechados sem exposição solar. Entretanto, esta deficiência pode ser revertida. Por meio de uma suplementação é possível que seja feita esta correção, porém, devemos alertar esta alternativa é válida somente com orientação médica, ou se a pessoa puder tomar sol  durante 20 minutos todos os dias.

Vitamina D cancêr

PUBLICIDADE

Previne e ajuda no tratamento do câncer: 

Segundo fontes de estudos nos EUA A falta de vitamina D favorece vários tipos  de câncer, como os de mama, próstata e melanoma. Segundo os estudos Isto ocorre porque a substância participa do processo de diferenciação celular, que mantém as células cardíacas como células cardíacas, como por exemplo, as células  da pele. Com a absorção da vitamina D, evita-se que as células se tornem cancerosas. Além disso, a vitamina D ainda promove a autodestruição das células cancerosas.

O National Cancer Institute dos Estados Unidos afirma que há diversos estudos que apontam que a vitamina D é uma aliada no tratamento do câncer, especialmente do colorretal, de próstata e do seio. Porém, este instituto também alerta  que ainda são necessários mais estudos.

Vitamina D cancêr

Previne o autismo

Estudos também revelam que a vitamina D é importante para o desenvolvimento do cérebro, ela ajuda a prevenir o autismo durante a gestação. Caso a pessoa tenha esta predisposição, é interessante que ela obtenha a vitamina D, o que muitas vezes não ocorre facilmente por meio da exposição solar, fonte da substância, pois o indivíduo passa muito tempo em ambientes fechados.

Através de estudos Uma descoberta foi feita pelo Childrens Hospital Oakland Research Institute, nos Estados Unidos, observou que três hormônios do cérebro que afetam o comportamento social, serotonina, ocitocina e vasopressina, são ativados pela vitamina D.

Então diante das evidências que já temos e dos estudos realizados, deve-se atentar quanto ao consumo da Vitamina D, fazer a prevenção para que não falte no organismo  e caso haja a falta desta substância em nosso corpo, o correto é procurar orientação médica para fazer a reposição, pois o importante é manter-se saudável e feliz vocês não acham?

Vitamina D cancêr

 

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Vitamina D: previne doenças ósseas, câncer e autismo
Classificado como: