O transtorno bipolar é um problema em que as pessoas alternam entre períodos de muito bom humor e períodos de irritação ou depressão. As chamadas “oscilações de humor” entre a mania e a depressão podem ser muito rápidas e podem ocorrer com muita ou pouca frequência.

É conhecido como transtorno de humor, onde na fase maníaca (euforia) os pensamentos aceleram rapidamente e a vida parece exótica e maravilhosa, a pessoa fica alegre, pode fazer compras em excesso, liga para amigos que não conversa há muito tempo, faz projetos, tende a uma crença demasiada. Idéias de grandeza.

Na fase depressiva, incluem sentimento de culpa ou vergonha, reflexões constantes, tristeza, tendem a pensamentos suicidas.

Tipos de transtorno bipolar:

Transtorno bipolar tipo 1: pacientes apresentam pelo menos um episódio maníaco e períodos de depressão profunda. Antigamente, o transtorno bipolar do tipo 1 era chamado de depressão maníaca.

PUBLICIDADE

Transtorno bipolar tipo 2: pacientes nunca apresentaram episódios maníacos completos. Em vez disso, elas apresentam períodos de níveis elevados de energia e impulsividade que não são tão intensos como os da mania (chamado de hipomania). Esses episódios se alternam com episódios de depressão.

Uma forma leve de transtorno bipolar chamada ciclotimia envolve oscilações de humor menos graves. Pessoas com essa forma alternam entre hipomania e depressão leve. As pessoas com transtorno bipolar do tipo II ou ciclotimia podem ser diagnosticadas incorretamente como tendo apenas depressão.

Transtorno bipolar
Transtorno bipolar

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Transtorno Bipolar – você conhece os sintomas?