Nosso modo de raciocinar molda nossas respostas à vida. Nossos pensamentos governam aquilo que se passa na mente. Agimos segundo as imagens que projetamos na tela de nossa consciência. Devemos ter a mente positiva, pois de certa forma todos nós iremos enfrentar dilemas morais ou situações carregadas de emoção. Em tais ocasiões a inteligência emocional pode fazer a diferença.

O conceito de inteligência emocional é definido por Daniel Goleman em seu livro “Inteligência Emocional”, um dos mais vendidos em várias partes do país, define como a capacidade sentimental da mente ou a habilidade de identificar, avaliar e controlar as emoções.

De acordo com Goleman, a inteligência emocional possui cinco aspectos distintos:

  • Conhecer nossas emoções;
  • Administrar nossas emoções;
  • Reconhecer as emoções dos outros;
  • Administrar os relacionamentos com os outros;
  • Motivar-nos a alcançar novas metas;

Conhecer sobre inteligência emocional é importante para podermos controlar nossas emoções e mantermos nossas mentes sempre positivas.

Deixo desta forma, esta dica de leitura para aqueles que quiserem saber mais sobre Inteligência Emocional.

inteligência emocional

PUBLICIDADE
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Inteligência Emocional – Mente positiva, você é aquilo que pensa