Uma condição indispensável para uma boa saúde é a boa alimentação. Corrigir a alimentação, praticar exercícios físicos, abandonar alguns vícios, adotar postura mental correta e trabalhar o emocional são algumas das principais medidas de retorno á saúde. É imprescindível cuidar da alimentação, se possível, consumir alimentos mais naturais possível. Existem alimentos saudáveis e alimentos prejudiciais à saúde. Há também os alimentos de fácil digestão e de difícil digestão. Tomemos como exemplo de alimentos prejudiciais os alimentos que não contribuem para a manutenção da saúde, ao contrário, são fatores de sobrecarga e intoxicação, especialmente quando usados em excesso, por isso denominados “pseudo alimentos”. Entre eles, são citados o açúcar e o sal refinados, as bebidas xãnticas ( café e chá), as bebidas alcoólicas, as frituras, os adoçantes artificiais, as gorduras de adição (gordura hidrogenada) e as massas brancas processadas, carnes gordas e magras, quase todos os laticínios e os cereais beneficiados como o arroz branco e algumas farinhas. Os alimentos saudáveis são os cereais integrais, as frutas, as hortaliças, as oleaginosas e as leguminosas. Incluem-se aqui ovos de boa procedência (cozidos, com moderação) e o iogurte natural, vegetais naturais (sem agrotóxicos), vegetais, como a batata inglesa, tomate, morango e outros.

Saúde

Abordaremos as funções básicas da Vitamina A

Esta vitamina é essencial para saúde, constitui os pigmentos visuais, mantém o tecido epitelial, participa no processo de crescimento, no processo de reprodução e protege  contra os radicais livres e o estresse oxidativo, principalmente na forma de betacaroteno.

Saúde

 

 

Sinais e sintomas de carência

Ressecamento da pele, cabelos quebradiços e unhas com pequenas estrias. Xeroftalmia, cegueira noturna e diurna, mancha de Bitot , queratomalácia (degeneração da córnea) e cegueira irreversível.

 

Boas fontes alimentares

Abóbora crua, abricó-do-pará, alface (folha verde), beldroega, brócolis (folhas cruas ou cozidas), buriti (polpa) caju vermelho, caqui, cenoura, couve-manteiga, escarola, espinafre, goiaba vermelha, mamão, manga, nabo branco (folha), pêssego, pimentão vermelho, tangerina, tomate. Ricas em vitamina A pré-formada: leite integral e vários laticínios (creme de leite e outros), destacando-se a nata e a gema do ovo.

Saúde

PUBLICIDADE

 

Receita culinária para obter esta vitamina

 

Salada de legumes

Saúde

Ingredientes

2 Batatas cozidas e cortadas em rodela

1 xícara de vagens cozidas e picadas

2 cenouras em rodelas, cozidas

1 cebola pequena, ralada

1 pimentão cortado em tira finas

1 colher de sopa de suco de limão  (ou a gosto)

Salsa

Sal

Azeite

 

Creme:

1 lata de creme de leite

2 colheres (sopa) de suco de limão (ou a gosto)

1 colher de chá de sal

 

Modo de preparar

Misturar bem todos os legumes e temperar com os quatro últimos ingredientes da salada. Colocar numa travessa e cobrir com o creme, para juntar todos os ingredientes, misturar bem. Decorar com rodelas de pimentão e cebola. Servir fria.

 

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Dicas essenciais e receitas para uma boa saúde através da alimentação
Classificado como: