Todos nós conhecemos as propriedades do tomate… Verdade? Se não…vamos lá:

Embora muitos considerem o tomate como sendo um legume, ele é um fruto, sério isso nem eu sabia… rs. De formato arredondado e cor vermelha, o tomate é um alimento rico em licopeno (agente anticancerígeno). Possui também boa quantidade de vitaminas C, A e complexo B. Possui sais minerais como, por exemplo, ácido fólico, potássio e cálcio.   É um alimento de baixo teor calórico (apenas 15 calorias por 100 gramas de tomate). O suco de tomate é excelente para quem faz dieta.

suco de tomate

Tipos de tomates

Os tipos mais consumidos no Brasil são: italiano, carmem, cereja, caqui e santa cruz. É muito consumido na culinária brasileira e mundial. Usado em saladas, lanches, sucos e no preparo de molhos. O tomate vermelho possui mais nutrientes do que verde.

tomates

Suco de tomate em alta para quem faz dieta.

Segundo algumas pesquisas, o suco de tomate está em alta, sempre presente nos cardápios de bares e restaurantes cariocas, como Astor, Miam Miam, Bazzar e Meza, seja na versão alcoólica, o Blood Mary, ou na original (com pitadas de pimenta, entre outros ingredientes), sabe por que o suco de tomate está em alta? A bebida não engorda, inibe o apetite, retarda o envelhecimento, tem baixo valor calórico, previne câncer, mantém o bronzeado e pode até ajudar a reduzir o nível de estresse e é excelente para quem faz dieta.

suco de tomate

Com tanto benefício, quem não quer? . O suco de tomate é superfuncional. Um copo de 300ml tem apenas 46 calorias — conforme a nutricionista Patrícia Davidson. Também é ótimo para a digestão, é um poderoso antioxidante e previne os cânceres de pulmão e próstata.

suco de tomates

Substitui uma refeição leve

Rico em fibras, vitaminas (A, B, C e K), potássio e fósforo, o suco de tomate pode ser consumido em qualquer horário do dia. Para quem está de dieta, até substitui uma refeição leve. Pode ser tomado como lanche da tarde mesmo ou como drinque para escapar de outras bebidas alcoólicas.

Previne o Câncer

PUBLICIDADE

O suco de tomate estimula a sensação de saciedade imediata, mas não de longa duração. Para quem quer reduzir as calorias do cardápio, cai bem. Mas não equivale a um almoço ou jantar. O maior benefício, para ela, é a prevenção de diferentes tipos de câncer.

O tomate é a mais rica fonte de licopeno, pigmento antioxidante natural que auxilia na prevenção do câncer de próstata. As melhores fontes são sucos e molhos.

suco de tomate

Ajuda no bronzeado

E você pensa que o suco de tomate só serve para quem faz dieta? Nada… Outro fator que faz da bebida a cara do verão é que o tomate ajuda a manter a cor da pele mais viva.  É um excelente parceiro para potencializar o bronzeado e aumenta a proteção contra os raios solares

suco de tomate

Contraindicações

O suco de tomate se tomado em excesso. Entre eles, inflamações no estômago e manchas na pele. Pode causar irritação no estômago quando consumido com muita pimenta. É importante tomar cuidados com o consumo exagerado, pois a bebida contém substâncias chamadas furocumarinas, que em alta quantidade não combinam com exposição prolongada ao sol, podendo gerar manchas. Pacientes com úlcera, gastrite e complicações renais devem passar longe do suco de tomate.  Pessoas com ácido úrico alto devem evitar o consumo, porque o tomate tem muito oxalato, o que pode aumentar a formação de cálculos.

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Conheça o novo parceiro da dieta, o suco de tomate
Classificado como: