A discalculia assim como o TDAH é um transtorno de aprendizagem. A discalculia atinge crianças e adultos e pode ser detectada no início da idade escolar e medidas podem ser tomadas para facilitar o enfrentamento dos problemas e dos estudantes mais novos. Embora seja uma dificuldade de aprendizagem pouco conhecida, a abrange desde sintomas potenciais até as causas de mesma natureza. A discalculia, abrange: dificuldade frequente com os números confundidos as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Falta de senso de direção (para norte, sul, leste e oeste) e pode também ser dificuldade com um compasso. A inabilidade de dizer qual de dois números é o maior. Dificuldade com tabelas de tempo, aritmética mental, etc. Melhor nos assuntos tais como a ciência e a geometria, que requerem a lógica mais que as fórmulas, até que um nível mais elevado que requer cálculos seja necessário. Dificuldade com tempo conceitual e julgar a passagem de tempo. Dificuldade com tarefas diárias como verificar a mudança e ler relógios analógicos. A inabilidade de compreender o planejamento financeiro ou incluir no orçamento, nivelar às vezes em um nível básico, por exemplo, estimar o custo dos artigos em uma cesta de compras.

TDAH

Características e sintomas da discalculia

A discalculia possui uma ampla rede de dificuldades associadas às matemáticas, e suas características e sintomas variarão dependendo da idade de cada criança. Os sintomas podem estar combinados e ser apresentados de forma diversa em cada caso.

Começa a ser mais perceptível durante os primeiros anos de ensino escolar, quando a criança começa a desenvolver as habilidades de aprendizagem de matemáticas e continua durante a infância, adolescência e mesmo a fase adulta.

À medida que as crianças crescem, suas dificuldades se tornam mais evidentes. Por isso, é importante procurar ajuda desde cedo. O mais importante nos casos de discalculia é a identificação precoce e, por esta razão, os pais e professores deveriam estar alerta para detectar as dificuldades e sintomas o antes possível.

Quanto antes seja possível oferecer a essas crianças as ferramentas de tratamento necessárias para ajudá-las a se adaptar à escola, elas terão mais probabilidades de melhorar seus recursos mentais e estratégias de aprendizagem.

Sintomas da discalculia em crianças em idade pré-escolar:

  • Dificuldade para aprender a contar.
  • Associados à Problemas compreensão de números

.

  • Incapacidade para classificar e medir: É difícil associar um número com uma situação da vida real. Por exemplo, vincular o número “2” à possibilidade de ter 2 balas, 2 livros, 2 pratos, etc..
  • Problemas para reconhecer símbolos associados aos números, por exemplo, incapacidade para associar o “4” ao conceito de “quatro”.
  • Erros de ortografia dos números quando são escritos ou copiados.
  • Símbolos incorretos: por exemplo, confundir o 9 com o 6 ou o 3 com o 8.
  • inverter os números durante a escrita: escrever os números invertidos.
  • Erros de sons: Confundir números que soam similares, como “dois” e “três”
  • Sintomas na ordem ou sequência dos números: repetir um número duas vezes ou mais.
  • quando pedimos para uma criança com discalculia contar até 5 e parar, muitas vezes ela não percebe o limite quando chega ao 5 e continua contando.
  • Omissão: isto é muito comum. A criança vai esquecer com frequência um ou mais números de uma série.
  • Sintomas relacionados à sequência: Outra característica da discalculia acontece quando pedimos para uma criança contar a partir do 4, por exemplo. Ela não é capaz de iniciar desde esse número e, em lugar disso, deve dizer a sequência completa escrevendo ou dizendo os números prévios para si mesmo ou si mesma.
  • Dificuldade para classificar objetos por formato e tamanho.

 

Atividades

  • cozinhar juntos: Vocês vão consultar a receita do que irão cozinhar e pode responsabilizar a criança pelos ingredientes necessários. Por exemplo, precisamos de 1/5 kg de lentilhas, 3 cenouras, 2 cebolas, 6 pedaços de carne…. Devemos cortar os vegetais em 5 pedaços…
  • vá ao supermercado: Deixe ela te ajudar a fazer a compra, vocês podem deixar a criança responsável pelas coisas que devem ser compradas, identificar o que e quantas coisas estão na lista e deixar a criança buscá-las por si mesma.
  • faça perguntas sobre os preços: Se você quiser poupar, quantos iogurtes deveriam comprar, os que custam 1,00 R$ ou os que custam 1,30 R$? Comemore a boa “poupança” que fizeram juntos.

 

Conheça o meu mais novo E-book “Discalculia estratégias e atividades”

Neste e-book que apresentamos a vocês procuramos levar tanto o conhecimento sobre a discalculia, como estratégias e atividades sugeridas e que podem ser adaptadas ao contexto escolar e realidade/habilidade de cada aluno e, que foram elaboradas no intuito de colaborar com a aprendizagem das crianças que apresentam o transtorno, desmistificando a matemática, levando-as a uma real aprendizagem.

 

E-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.


E-book Viva o Autismo

E-book “Atividades Exitosas 2”

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

 

Participe

O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião

Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais

PUBLICIDADE

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu  E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

E-book Vencer com TDAH + bônus Caderno do cotidiano

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

E-book Dislexia + bônus Ensinando com rimas

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

CURSO DISLEXIA com Estratégias e Atividades + 2 BÔNUS

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

CURSO TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus Trabalhando as emoções das crianças

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

E-book Atividades Exitosas + bônus Ciranda – Ensinando com rimas

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

Ebook  O menino que não tinha jeito + bônus Déficit de Atenção – TDAH

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

 

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Característica e sintomas da discalculia comorbidade do TDAH. Com atividades
Classificado como: