Pesquisas científicas comprovam que tanto os exercícios aeróbicos (andar, correr, pedalar entre outros) quanto os anaeróbicos (com pesos) são importantes para a saúde de jovens e idosos. Em geral, esses exercícios ajudam na prevenção e tratamento da osteoporose, artrose, diabetes, hipertensão e outros, além de contribuir para a melhora do equilíbrio físico, pois nessa fase, pessoas idosas tendem a sofrer quedas.

Saúde

Quem já avançou mais na idade, pode sentir-se desanimado e deixar de fazer exercícios por vários fatores, como: medo de que o corpo não dê conta do  recado, nunca ter sido adepto à atividade física por falta de motivação e outros fatores emocionais. Há também situações que interferem na decisão de se exercitar como as influências hormonais, pré-disposição genética (hereditariedade) e doenças osteomioarticulares.

Saúde

Tanto os homens quanto as mulheres sofrem alterações no corpo, que os deixam mais propensos a dores musculares e articulares. Além da sensação de cansaço ser maior do que antes. Dessa forma, escolher o exercício certo é imprescindível, seja para iniciar ou para continuar um programa de saúde, buscando aumentar a qualidade de vida.

Para você saber como se encaixar em uma rotina de malhação, analise exercícios que evitem doenças comuns da fase senil. Mas, antes de praticar qualquer atividade física, é importante fazer um chek-up médico para sua liberação. E quando for iniciar, procure sempre a orientação de profissionais qualificados.

Segue uma sequência de 15 a 30 minutos de exercícios, cujo principal objetivo é o fortalecimento leve e melhora do equilíbrio e consequentemente da saúde. Praticando-os três vezes por semana.

Ao iniciar o treino, repita a sequência seguindo a ordem numérica por duas vezes. Após um período de adaptação, você poderá executar de três a quatro vezes a mesma sequência.

Saúde

Exercícios físicos

 

  • Pé na bola

A- Em pé, com uma bola média no pé direito, flexione o joelho, mantenha a mão esquerda na parede e a direita na cintura.

B- Estenda a perna direita aos poucos sobre a bola e faça um movimento como se estivesse empurrando-a com o pé, equilibrando-se sobre ela, ao mesmo tempo, em que vai elevando o pé para cima, sentindo-se alongar a parte posterior da perna. Retorne lentamente, contraindo o abdômen e voltando ao alinhamento corporal inicial. Repita cinco vezes.

 

  • Bola entre as pernas

 

  • Sente-se em uma cadeira, apóie as mãos nas laterais dela, mantendo a postura ereta com a bola entre os tornozelos.
  • Eleve as pernas, fazendo uma leve compressão contra a bola e contraindo os músculos da coxa. Evite relaxar a postura durante o movimento. Repita por 12 vezes.

 

  • Bola entre os joelhos

 

  • Deite-se em um colchonete com uma bola entre os joelhos em flexão.
  • Faça uma leve compressão dos joelhos contra a bola, eleve ao mesmo tempo os glúteos e mantenha o abdômen contraído todo o tempo. Retorne á posição inicial lentamente. Primeiro com a coluna, depois com os glúteos e relaxe. Repita 12 vezes.

 

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

PUBLICIDADE

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

 

Curso de Dislexia Online

 

 

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Ativa Idade veja como melhorar sua saúde e ter qualidade de vida
Classificado como: