Você conhece alguém que parece nunca ter problema, vive sorrindo e está sempre feliz? Se esta pessoa for você, melhor ainda, pois com certeza tem a autoestima equilibrada que lhe proporciona bem-estar psicológico, valorização pessoal, segurança, respeito próprio e habilidade diante dos desafios.

Aquelas pessoas que se sentem devidamente valorizados alcançam melhores resultados no trabalho, no relacionamento familiar, nas amizades e na sociedade.

autoestima

Baixa autoestima

Muito pelo contrário, aquelas pessoas que tem baixa autoestima se sentem incapazes para enfrentar problemas e estão destinados ao fracasso.

Certamente, a falta de autoestima afeta negativamente a pessoa de diversas formas: pode causar depressão, diminui o rendimento escolar e do trabalho, deteriora as relações interpessoais, contribui para fatores como a anorexia e bulemia, além de estar ligada ao uso de álcool e outras drogas.

baixa autoestima

Tradicionalmente afirma-se que a autoestima se fortalece com a valorização e reconhecimento social do ser humano. Fatores como a inteligência, dinheiro, casa confortável, automóveis de luxo e um bom emprego solidificam a autoestima. Entretanto estudos recentes destacam como fatores mais significativos para a autoestima, as motivações não-egocêntricas como, por exemplo: esforços para ajudar outras pessoas e o cultivo de ideias e valores elevados.

 

Conheça 10 passos para elevar a autoestima

 

1. Amar a si mesmo e aos outros

Com certeza sentir-se amado e aceito por todos que o rodeiam, inclusive sua família, fortalece a estima própria e elimina muitas deficiências do conceito de si mesmo.

2. Pedir perdão

Quando a pessoa ofende ou  se sente ofendido, sua autoestima pode ficar abalada. Desta forma, para reforçar sua autoestima um pedido sincero de perdão já ajuda bastante.

3. Saúde em forma sempre

Mantenha sua saúde em forma. Faça exercícios físicos periodicamente e cuide da alimentação, se necessário faça uma dieta balanceada. Com certeza sua autoestima se elevará, pois estará se sentindo bem consigo mesmo (a).

4. Procurar coisas positivas em você

Sinta-se bonito (a), alegre, feliz. Lembre-se de suas conquistas pessoais e esteja sempre consciente de que precisa melhorar.

PUBLICIDADE

5. Auto controle é necessário

Controle suas atitudes que podem ser consideradas negativas, evite e rejeite pensamentos que podem lhe deixar triste ou baixar sua autoestima. Pense positivo sempre e com prudência.

6. Fortaleça as relações familiares

A família sempre foi e será a base de tudo, fortaleça estas relações, pois a família representa o contexto para o crescimento ideal e para elevar e manter a sua autoestima.

7. Selecione suas amizades

Viver em sociedade é imprescindível, porém, selecione adequadamente suas amizades, evite se associar com pessoas negativas e que costumam fazer críticas destrutivas procure se relacionar com pessoas que sabem ser otimistas, alegres, positivas e que encorajam os outros.

8. Tenha lembranças boas

Sabe aquele momento que você fica sozinho, começa a lembrar de épocas passadas? Então, neste momento tente levar seu pensamento para boas lembranças, de conquista, vitórias, se possível, faça uma lista e pense nelas. Leia a lista com freqüência.

9. Cuide da questão espiritual

Saiba que você nunca estará sozinho, se acreditar em DEUS, creia que Ele sempre cuidará de você, e que você veio ao mundo para ser feliz.

10. SERVIR eleva a autoestima

Com certeza uma das melhores formas da pessoa sentir-se muito bem e feliz é ajudando voluntariamente as outros. Ajudar e apoiar desinteressadamente é uma ótima fonte de autoestima.

autoestima

Então como está sua autoestima agora? Se precisa melhorar, acredite, você pode melhorar,  compartilhe seu momento conosco,  conte sua experiência para mim, quem sabe não posso ajudar?

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
10 passos para elevar sua autoestima
Classificado como: