A motivação para aprendizagem em crianças com TDAH ou não com certeza passa pela emoção. Segundo Juan Casassus, Entre 1995 e 2000, onde o mesmo esteve à frente de um ambicioso estudo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sobre a qualidade da Educação na América Latina. A pesquisa, realizada em 14 países – incluindo o Brasil – e publicada no livro A Escola e a Desigualdade, analisou fatores que favorecem o bom desempenho dos estudantes.

Juan sinalizou que docentes com formação sólida, avaliação sistemática, material didático suficiente, prédios adequados e famílias participativas apareceram como características importantes. Mas um aspecto lhe chamou a atenção: ter um ambiente emocional adequado, gerado pelo bom relacionamento entre professor e aluno, também é fundamental.O chileno Juan Casassus afirma que:  “Essa descoberta me surpreendeu. Com base nela, direcionei meu foco para entender melhor o papel das emoções na vida em geral e na aprendizagem em especial.”

TDAH

Conforme diz o filósofo e sociólogo especialista em Educação Juan, Para transmitir o gosto pelo conhecimento, um professor precisa dominar os conteúdos de sua disciplina – e também saber acolher as turmas, identificando e trabalhando interesses e sentimentos.

Deste modo, para se trabalhar o lado emocional de todas as crianças, em especial das que tem TDAH, sugiro esta atividade para iniciar uma aula bastante prazerosa, com seus alunos, no intuito de fazer desabrochar todos os sentimentos, demonstrando que estes são importantes e maravilhosos para serem trabalhados.

PUBLICIDADE

TDAH

Atividade:

Em uma folha de ofício desenhe as carinhas: Feliz, tristeza, doente, assustada, apaixonada, com raiva etc. em seguida peça a cada aluno que assinale a carinha que o identifica neste momento: fazendo a seguinte pergunta:

Como você se sente hoje?

Peça para que eles falem sobre o sentimento que assinalou, caso alguém não queira falar, tente uma conversa/escuta particular com o aluno.

Fonte: NOVA ESCOLA

Acompanhe o nosso canal no YouTube:

Canal Ganhe Sempre Mais no YouTube

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Vídeo com atividades que envolvem o emocional para crianças com TDAH
Classificado como: