Muitas vezes vemos o TDAH apenas como um problema que afeta de forma negativa a vida das pessoas que apresentam este transtorno, da fase infantil até a fase adulta. Porém, algumas das pessoas com as melhores mentes da história compartilham as características típicas deste transtorno. Seriam estas pessoas casos isolados ou existe realmente vantagem em ser hiperativo?

 

Muitas pessoas que têm TDAH são rotuladas, pois existe uma crença generalizada de que elas sofrem de uma doença terrível (quando diagnosticadas), cientificamente comprova-se que o cérebro das pessoas com TDAH tem algumas alterações que dificultam um melhor desempenho destas pessoas em áreas específicas, mas que podem ser mais estimuladas em outras áreas o que acarreta desta forma algumas vantagens. Confiram:

 

Empatia

 TDAH

Geralmente por serem bastante ativos as crianças e adolescentes tendem a sobrecarregar os seus amigos, o que não significa que estes não possam se socializar com os demais. Neste caso é muito importante que a criança ou adolescente com TDAH participe de um programa de habilidades sociais concebido por um especialista em TDAH, seja ele, psicólogo ou psicopedagogo e este pode aprender a tirar proveito da empatia que naturalmente possui para melhorar as relações sociais.

 

Inteligência

TDAH

 

Afirmamos, sem qualquer dúvida, que a sagacidade e o TDAH andam juntos. Na verdade, há uma lista interminável de pintores, designers, escultores, cineastas, escritores, músicos e comediantes que são hiperativos. Isso porque, para ser criativo muitas vezes se é inquieto para mostrar algo “diferente” do que outras pessoas costumam mostrar, o TDAH geralmente é considerado aquela pessoa que sempre vai “contra o sistema” e pensa de forma divergente por natureza. De modo que quando a criança vai para a escola envolve uma preocupação para os pais e professores, e este jeito de “ser” desta criança pode acabar sendo vantajosamente aplicado à resolução de problemas na vida adulta.

 

Entusiasmo

 

Observa-se que quando uma pessoa com TDAH enfrenta uma tarefa ela sempre faz com paixão absoluta e compromisso. Portanto, pessoas hiperativas serão sempre líderes, pois, são capazes de concentrar energia e talento suficiente para comandar uma equipe. O único entrave é manter esta energia, pois geralmente, caso o trabalho lhe seja “tedioso” não duram tempo suficiente para terminar o que começam. No entanto, se comandar uma equipe de habilidades e estilos diferentes de trabalho, o hiperativo pode se tornar um líder eficiente e proativo neste grupo.

 

Senso de humor

TDAH

 

Geralmente toda pessoa que tem TDAH gosta de sorrir, são divertidas  e muitas delas têm a capacidade de fazer os outros rirem também. Para fazer um teste pergunte qualquer professor primário ou secundário quem é “meio engraçado”, na  turma e na maioria das vezes o professor vai apontar para o aluno hiperativo. Mais uma vez, esta característica pode ser explorada pela pessoa TDAH, como o famoso ator Robin Williams fez.

 

Espírito de luta

TDAH

Desde muito cedo as crianças hiperativas pensam que parece ter tudo contra elas. Muitos professores geralmente as rotulam são rudes ou não os compreendem os pais não conseguem entender e satisfazer as suas “ideias” de forma positiva e muitas vezes estas crianças experimentam muitas decepções por seus pares ou companheiros. No entanto, estas crianças com TDAH facilmente se sobrepõem e não cessam em seus esforços para tentar se “encaixar”. Este espírito de luta faz com que se tornem adultos que não serão intimidados pelas barreiras e desafios da vida agindo de forma proativa.

 

Criatividade

 TDAH

Como já afirmamos as pessoas com TDAH têm habilidades especiais para explicar enigmas e resolver problemas. Podemos comprovar, pois, alguns inventores, como Thomas Edison, tiveram TDAH. Isso tem muito a ver com a maneira criativa para lidar com qualquer dilema, e está relacionado com a velocidade com que uma pessoa hiperativa tem ideias, aliado a este fator a paixão, quase obsessiva, as pessoas hiperativas tem para enfrentar qualquer desafio da vida e superar.

 

Excesso de energia

 

Enquanto que para a grande maioria das pessoas a rotina semanal é desgastante, a pessoa com TDAH tende a levar a melhor e se adequa melhor quanto ao estilo profissional deste século. Na verdade, a pior coisa que se pode pedir a um hiperativo é ficar parado.

PUBLICIDADE

Como explicado neste artigo, ser hiperativo tem características muito particulares que podem ser vistas como uma vantagem ou uma desvantagem tanto para a pessoa com TDAH como para as outras pessoas com quem interage. No entanto, o conhecimento e treinamento para controlar esses recursos para a psicologia profissional pode colocar a criança, adolescente ou adulto em uma posição vantajosa para lidar com a vida cotidiana pessoal e académica ou profissional.

 

Todo sonho é possível, Acredite! Atividades diárias e informações acesse minha fanpage https://www.facebook.com/ganhesempremais/, conheça minha loja virtual ou entre em contato, minha missão é ajudar.

Conheça nossos Cursos e E-books:

E-book “Discalculia com atividades e estratégias

E-book Discalculia com Estratégias e Atividades

 

E-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.


E-book Viva o Autismo

E-book “Atividades Exitosas 2

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

Curso TDAH com atividades e estratégias

 

Como já havíamos anunciado, além dos nossos artigos e e-books, apresentamos também o nosso portal de Cursos online, estreamos com o Curso TDAH, Inédito, com Estratégias e Atividades, este curso é destinado à todos aqueles que desejam conhecer melhor ou que lidam com crianças que têm TDAH. Professores, pais ou mesmo pessoas com TDAH. Apesar deste curso ser bem explicativo sobre o conceito de TDAH, enfatizo bastante as estratégias e atividades a serem trabalhadas tanto em casa como na escola com as crianças que tem este transtorno. É com Bastante alegria, que eu, Escritora e Proprietária deste Blog, apresento o Link de acesso para Todos vocês. O curso é interativo e estarei também auxiliando todos que fizerem através de e-mails, Webnários (palestras online) gratuitos e no próprio portal, através de vídeos. Além de todas as vantagens, ainda disponibilizarei o e-book Trabalhando o emocional das crianças TDAH, para quem adquirir o curso. O nosso objetivo é oportunizar para vocês um ano letivo de muito SUCESSO.

 

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

E muito mais ebooks e Curso que você pode adquirir acessando nosso blog ou loja virtual em minha fanpage https://www.facebook.com/ganhesempremais/

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Vejam os benefícios das pessoas que têm TDAH
Classificado como: