O Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é distúrbio que afeta a capacidade de uma pessoa de se concentrar, prestar atenção ou controlar seu comportamento. Os profissionais de saúde mental geralmente diagnosticam esta condição na infância. No entanto, algumas pessoas não são diagnosticadas até a idade adulta.

As três principais características de uma pessoa com TDAH são desatenção, hiperatividade e impulsividade. O TDAH também pode fazer com que uma pessoa experimente níveis de energia muito altos. Alguns sintomas associados ao TDAH incluem:

Impaciência

Agitação

Dificuldade em seguir as instruções

Desorganização

Esquecimento, perde objetos com frequência

Falta de atenção

Profissionais habilitados, como psicólogos, psicopedagogos, neurologistas e outros, podem avaliar crianças ou adultos para a condição com base nos sintomas. Uma série de tratamentos estão disponíveis para melhorar a concentração e o comportamento da criança ou adulto com TDAH. Estes incluem medicamentos e terapia. O TDAH é uma doença altamente gerenciável. Algumas estratégias e técnicas podem ajudar com o gerenciamento do tempo e as habilidades de organização, deste modo, as pessoas com TDAH conseguem alcançar melhores níveis de concentração.

O TDAH pode tornar a pessoa difícil para se conviver. Alguns pensam que principalmente as crianças com o transtorno estão “fora de controle” ou são difíceis porque têm problemas para seguir as instruções. Porém, enquanto o TDAH pode significar desafios comportamentais, ter os sintomas do TDAH pode ser uma vantagem para alguns.

TDAH

Nem todas as pessoas com TDAH têm os mesmos traços de personalidade, mas existem algumas características pessoais que podem tornar essa condição uma vantagem, não uma desvantagem. Exemplos dessas características incluem:

Energia: Algumas pessoas com TDAH muitas vezes têm quantidades de energia aparentemente infinitas, que são capazes de canalizar para o sucesso no campo de jogo, na escola ou no trabalho.

Espontaneidade: algumas pessoas com TDAH podem transformar a impulsividade em espontaneidade. Eles podem ser mais abertos e dispostos a tentar coisas novas e se libertar do status quo.

Criativo e inventivo: viver com TDAH pode dar à pessoa uma perspectiva diferente da vida e encorajá-los a abordar tarefas e situações com um olhar criativo. Como resultado, alguns com TDAH podem ser pensadores inventivos. Outras características para descrevê-los podem ser: originais, artísticos e criativos.

Hiperfocadas: Algumas pessoas com TDAH podem ficar hiperfocadas. Isso as torna tão concentradas em uma tarefa que nem sequer percebem o mundo à sua volta. O benefício para isso é quando é dada uma tarefa em que a pessoa que apresenta o transtorno se identifica e gosta de fazer, uma pessoa com TDAH pode trabalhar nela até sua conclusão sem quebrar a concentração.

Às vezes, uma pessoa com TDAH precisa de ajuda para aproveitar esses traços em seu benefício. O professor, os terapeutas e os pais podem desempenhar o papel de auxiliá – los nesta tarefa. Os especialistas podem ajudar uma pessoa com TDAH a explorar seu lado criativo e dedicar sua energia para se concentrar e terminar uma tarefa.

Mesmo que uma criança seja diagnosticada com este transtorno ela não deve ser rotulada, ou achar que a mesma está em desvantagem com relação a outras crianças. Está comprovado que o TDAH tem aspectos positivos e se forem aproveitados contribuem para o sucesso como é o caso de muitas estrelas de cinema, muitas celebridades, como: Albert Einstein. Michael Jordan, George W. Bush e muitos outros.

Atividades

TDAH

 

Inscrevam-se em nosso Canal no Youtube, com muitas dicas, informações e atividades!

 

 

Conheça o meu mais novo E-book “Discalculia estratégias e atividades”

Neste e-book que apresentamos a vocês procuramos levar tanto o conhecimento sobre a discalculia, como estratégias e atividades sugeridas e que podem ser adaptadas ao contexto escolar e realidade/habilidade de cada aluno e, que foram elaboradas no intuito de colaborar com a aprendizagem das crianças que apresentam o transtorno, desmistificando a matemática, levando-as a uma real aprendizagem.

 

E-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.


E-book Viva o Autismo

E-book “Atividades Exitosas 2”

PUBLICIDADE

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

 

Participe

O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião

Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu  E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

E-book Vencer com TDAH + bônus Caderno do cotidiano

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

E-book Dislexia + bônus Ensinando com rimas

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

CURSO DISLEXIA com Estratégias e Atividades + 2 BÔNUS

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

CURSO TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus Trabalhando as emoções das crianças

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

E-book Atividades Exitosas + bônus Ciranda – Ensinando com rimas

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

Ebook  O menino que não tinha jeito + bônus Déficit de Atenção – TDAH

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Veja as características das celebridades que possuem TDAH. Com atividades
Classificado como: