É muito importante a forma de ensinar as crianças, em especial àquelas que apresentam TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de Aprendizagem. Algumas estratégias devem ser adotadas pelos educadores destas crianças para que as mesmas possam manter a concentração e desperte nas crianças que têm TDAH a vontade de aprender.  Alguns pontos podem ser observados:

 

  • Deve-se proporcionar a criança que tem TDAH um elevado nível de motivação para que a mesma possa participar da atividade e dar a devida atenção á mesma.
  • Evitar excesso de explicação verbal o que na verdade pode confundir a criança, a explicação dos conteúdos deve ser direta e concisa.
  • As aulas devem ser dinâmicas e estruturadas com o objetivo de motivar a criança. Promover a aprendizagem através da organização do tempo das crianças que têm TDAH.
  • Explique em detalhes sobre sua rotina de estudo tanto em sala de aula quanto nas atividades de casa.
  • Desenvolver as habilidades de estudo das crianças. Ensinar com aplicação prática em sala de aula.
  • Deve-se promover o trabalho cooperativo entre as crianças para ajudá-las a trabalhar em equipe e ter uma dedicação contínua na mesma tarefa.
  • Dividir as atividades em pequenas partes e auxiliar a criança que tem TDAH no cumprimento de cada uma das partes.
  • Mostrar empatia com a criança através de uma atitude de autoridade, apoio e confiança, para que a mesma sinta-se apoiada no processo educacional e sinta-se motivada a aprender.

As atividades devem ser dinâmicas, divertidas e prazerosas, com o objetivo de encantar todas as crianças, inclusive as que têm mais dificuldade de concentração como é o caso da criança que tem TDAH, dislexia, autismo ou outros transtornos de aprendizagem.

Selecionamos algumas atividades bastante interessantes que podem ser aplicadas com as crianças e que têm excelentes resultados em sua aprendizagem.

 

Atividade 01

TDAH

Voa ou não voa?

 

Objetivos: estimular a atenção (excelente para crianças que têm TDAH), desenvolver o raciocínio infantil

Material: Lista de palavras com nomes de aves e outros animais (águia, urubu, formiga, elefante, pomba etc.), preparada previamente.

TDAH

Desenvolvimento:

Disponha as crianças, uma ao lado da outra, formando uma fileira ou em meia lua, de frente para você;

Oriente-as para que todas fiquem com as duas mãos sobre os joelhos. Explique que, após a pergunta, se a resposta for positiva, elas devem levantar os braços e as mãos para o alto e dizer sim;

Em seguida, em voz alta, comece a ler a listagem (pode ser de forma aleatória), perguntando, por exemplo: “águia voa?”.

Em resposta, as crianças devem levantar as duas mãos para o alto e responder: “voa”;

Prossiga perguntando: “urubu voa”?;

Como a resposta é sim, as crianças devem levantar as mãos para o alto e responder: “voa”!;

Pergunte novamente: “formiga voa”?. Erra quem levantar as mãos ou falar: “voa”, e assim por diante.

Obs: Se for competição as crianças que errarem devem sair do jogo, até que reste apenas uma, que será a vencedora.

 

Atividade 2

 

ALFABOLA

 

Objetivo:

Desenvolver a atenção (concentração), a agilidade e formação das palavras.

TDAH

PUBLICIDADE

Material

Uma bola, um aparelho de tocar CD e CDs de música.

 

Peça para as crianças sentarem em forma de círculo no chão;

Coloque a música com um volume bem baixinho, para permitir que os pequenos digam o alfabeto e seus companheiros possam ouvir;

Para iniciar a atividade, faça com que as crianças passem a bola no sentido horário, soletrando as letras do alfabeto: A, B, C, D, E, F;

No momento que a música parar, avise que, quem estiver com a bola, deverá dizer uma palavra que se inicia exatamente com a letra pronunciada (por exemplo, se for C, a criança deverá dizer Casa, Caderno, Comida etc. Se for T, ela terá que dizer Tatu, Tapete, Titio etc.

 

 

Um forte abraço e até mais. Confiram abaixo uma PROMOÇÃO de NATAL que preparei para vocês.

TDAH

 

PROMOÇÃO DE NATAL

A partir do dia 14/12 na aquisição dos e-books Atividades Exitosas e/ou O Menino Que Não Tinha Jeito até o dia 25 de dezembro, adquira GRATUITAMENTE o e-book “Trabalhando as Emoções das Crianças” . Aproveitem este presente e tenham um NATAL maravilhoso.

capa_emocoes

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem  dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Estratégias motivacionais e atividades para trabalhar com crianças que têm TDAH, Dislexia e outros Transtornos de Aprendizagem
Classificado como: