Algarismos graficamente parecidos como 6 e 9, causam enorme confusão; 12 e 21 são entendidos como um mesmo número, compreender a proposta de um problema matemático parece uma tarefa impossível.

Esses podem ser alguns sinais de discalculia, um transtorno de origem neurológica que não tem nenhuma relação com a motivação da criança em aprender ou com sua inteligência, porém, pode se apresentar como uma comorbidade do TDAH.
TDAH
Geralmente desconhecido por pais e educadores, pode demorar a ser diagnosticado, causando problemas de autoestima na criança, que se sente incapaz em relação aos colegas. Por isso a detecção e a intervenção precoce são tão importantes. Conheça alguns indícios de que a criança em idade escolar necessita da avaliação neuropsicológica para discalculia tendo ela ou não TDAH.

– Confusão com números que graficamente se parecem, como já mencionado, 6 e 9 , 12 e 21;

TDAH

– Dificuldade para reconhecer e usar os símbolos de cálculo: adição, subtração, divisão e multiplicação – compreender que 10 é o mesmo que 6 + 4, por exemplo, pode ser complicado justamente por essa dificuldade em entender símbolos;

– Confusão com números “espelhados”, como 13 e 31- algumas crianças leem de trás para frente e copiam os números de forma revertida;

– Dificuldade em memorizar símbolos matemáticos e figuras geométricas;

– Relacionar quantidade e símbolo – por exemplo o que significa o 7  – pode ser muito difícil;

– Grande dificuldade em extrair dados de um problema matemático;

 

Atividades

TDAH

TDAH

 

Olá pessoal, espero que tenham gostado do artigo, caso queiram dar sugestões de atividades deixem um comentário.
Se vocês quiserem muito mais conhecimento estratégias e muitas ATIVIDADES, conheçam nossos Cursos e E-books:

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

banner_vencer_com_TDAH_300_250

PUBLICIDADE

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

 

 

 

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Discalculia ou “não gostar” de matemática? Veja indícios e atividades desta comorbidade do TDAH