Organize o tempo

 

Os sintomas de TDAH não têm férias. Embora as crianças não tenham que ir para a escola continuam a ser hiperativas. Não se esqueça que, durante as férias, o tempo das crianças com TDAH precisa ser organizado para que os sintomas não fiquem tão aparentes.

 

Planeje atividades

TDAH

É essencial planejar e estruturar o tempo de férias, verifique algumas atividades ou tipo de lazer que possa ser aplicado com a criança, desta forma você terá controle maior e evitará ter que improvisar o que fazer.

 

Faça um cronograma para as férias

 

Prepare um cronograma para as férias e coloque em um lugar visível. Anote os feriados, festas de família, passeios, excursões e outras atividades.

 

Mantenha rotina

 

Mantenha suas rotinas, tanto quanto possível. É importante para planejar as atividades com base nos hábitos da criança. Mantenha o horário das refeições e de dormir.

 

Explique o que você vai fazer

 

Algumas atividades, especialmente aquelas que são diferentes das habituais, podem fazer com que a criança possa fugir de sua rotina. Explique antecipadamente o que vai ser feito, onde, com quem e até quando vai durar, especialmente naquelas situações onde você verifique que a criança com TDAH seja mais difícil de se comportar.

 

Atividades sim, mas não excessivamente

 

Não sobrecarregue a criança com tantas atividades no intuito de mantê-la ocupada. Excesso de atividade pode estimular também. Fadiga e excitação podem agravar os sintomas do TDAH.

 

Ter paciência

 

Lembre-se que enquanto você está em férias, o que acontece com o seu filho não é voluntário ou intencional. As férias são poucos dias e deve ser especial para todos, muito divertidas para a criança.

 

Mostre que os comportamentos tem consequências

 

Seja sempre muito objetivo para que seja mais fácil da criança compreender as instruções. Mostre as consequências do seu comportamento, quando a criança se comportar direito e também quando ela for inadequada.

 

Peça ajuda nas preparações para o Natal

TDAH

Envolva a criança nas preparações para o Natal. Deixe que ele se envolva na escolha de atividades, que auxilie nos ornamentos, se responsabilize para embalar os presentes, e até mesmo na preparação de uma refeição simples.

 

Gerencie presentes

TDAH

Procure abrir os presentes em um lugar tranquilo. A criança pode querer abrir todos os presentes juntos, o que pode ser uma tentação irresistível. Ajude-o a abri-los um por um. Deixe que a própria criança se encarregue de distribuir os presentes.

 

Não abuse de doces

 

Cuidado com os doces de Natal. Crianças que têm impulsividade podem abusar de doces.

TDAH

PUBLICIDADE

 

 

Não deixe o tratamento (caso a criança tome medicação)

 

Siga as instruções do seu médico sobre a medicação, não abandone por conta própria pensando que nas férias a medicação não é tão necessária porque são dias com muitas distrações, e não precise seguir a rotina escolar.

 

Hora de relaxar

 

É muito importante para você, caso você possa, viaje, fique algum tempo fora.

 

TDAH

Feliz Natal e um Ano Novo de paz e prosperidade.

 

PROMOÇÃO DE NATAL

A partir do dia 14/12 na aquisição dos e-books Atividades Exitosas e/ou O Menino Que Não Tinha Jeito até o dia 25 de dezembro, adquira GRATUITAMENTE o e-book “Trabalhando as Emoções das Crianças” Aproveitem este presente e tenham um NATAL maravilhoso.

capa_emocoes

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem  dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Dicas importantes para o Natal e as férias das crianças com TDAH
Classificado como: