Um assunto que costuma preocupar os pais das crianças com TDAH é  a dificuldade de aprendizagem apresentada pelos filhos. Isso é até natural e esperado, pois não são todas as crianças que apresentarão facilidade para aprender. Por outro lado, quando essas dificuldades são recorrentes e não conseguem ser superadas, este pode ser um indicativo de que a criança possui associado ao TDAH, a dislexia (comorbidade), um distúrbio que afeta milhões de crianças.

TDAH

Dislexia é um transtorno de leitura e escrita. É uma disfunção neurológica que se caracteriza pela dificuldade de entendimento de letras e formação de palavras. Sua origem é genética, o que significa que ela é herdada, e não adquirida. Ela costuma ser identificada a partir do momento em que a criança entra em contato com as questões da leitura e escrita. Mas, antes disso, já é possível perceber outras funções comprometidas, como na área perceptual e de comunicação – isso porque quem tem dislexia também tem outros prejuízos, cujas características são perceptíveis, ainda mais quando a dislexia é uma comorbidade do TDAH.

Normalmente, a criança não apresenta dificuldade de comunicação, mas a parte psicomotora pode ter um comprometimento. Vale ressaltar que há vários graus de dislexia e vários graus de linguagem comprometida.

TDAH

Muitas vezes, o disléxico tem déficit na parte da memória e na aprendizagem de símbolos. Por isso, parte da escrita voltada para linguagem fica comprometida, o que é diferente do déficit de atenção. Além disso, ele também pode ter transtornos paralelos, como por exemplo a discalculia (transtornos que dificulta o aprendizado dos números) e o TDAH( transtorno do déficit de atenção e hiperatividade).  É importante diagnosticar qual o grau e o tipo de dislexia que a criança possui, para que o tratamento possa ser direcionado.

Essas dificuldades mais ligadas à aprendizagem costumam ser detectadas a partir do momento que a criança passa a freqüentar a escola, e o professor deve estar atento, pois, apesar de não estar capacitado para fazer o diagnóstico, ele pode e deve recorrer ao psicopedagogo da escola. Este, por sua vez, indicará outro profissional, como o fonoaudiólogo ou neurologista, para fazer uma abordagem pedagógica diferenciada para atendê-la.

TDAH

Grandes melhoras podem ser alcançadas através do tratamento. Contudo, como o transtorno não é uma doença, não existe cura. Além disso, o grau de melhora vai depender da gravidade dos sintomas e do apoio que a criança receberá dos pais e educadores ao longo do tratamento realizado com os profissionais, que irão ajuda-la a aprender a trabalhar e a lidar com as questões em que tem dificuldade.

Quando a criança tem o diagnóstico adequado, ela pode sair do estigma de incapaz. Caso contrário, ela acaba sofrendo problemas de autoestima, o que é um prejuízo para o resto da vida. Por isso, é muito importante o trabalho conjunto dos profissionais da área de saúde mental e pedagogos. Quando a criança com Dislexia e/ou TDAH associados, é diagnosticada, ela tem outros recursos que a lei garante, inclusive diferentes tipos de tratamentos educacionais, de acordo com as necessidades apresentadas pela mesma.

Olá pessoal, estaremos fazendo estudos relacionados tanto a TDAH como a Dislexia, associados ou não (comorbidades), caso vocês queiram participar deixem o caso relatado aqui nos comentários ou em nosso grupo de estudos de caso no Facebook: Nasci para Vencer – TDAH, Dislexia/Transtornos de Aprendizagem.

 

TDAH

 

Promoção de aniversário: para comemorar o primeiro ano do nosso Blog, estaremos fazendo o sorteio do e-book “Atividades Exitosas” para as pessoas que deixarem o e-mail nos comentários.

Como já havíamos anunciado, além dos nossos artigos e e-books, apresentamos também o nosso portal de Cursos online, estreamos com o Curso TDAH, Inédito, com Estratégias e Atividades, este curso é destinado à todos aqueles que desejam conhecer melhor ou que lidam com crianças que têm TDAH. Professores, pais ou mesmo pessoas com TDAH. Apesar deste curso ser bem explicativo sobre o conceito de TDAH, enfatizo bastante as estratégias e atividades a serem trabalhadas tanto em casa como na escola com as crianças que tem este transtorno. É com Bastante alegria, que eu, Escritora e Proprietária deste Blog, apresento o Link de acesso para Todos vocês. O curso é interativo e estarei também auxiliando todos que fizerem através de e-mails, Webnários (palestras online) gratuitos e no próprio portal, através de vídeos. Além de todas as vantagens, ainda disponibilizarei o e-book Trabalhando o emocional das crianças TDAH, para quem adquirir o curso. O nosso objetivo é oportunizar para vocês um ano letivo de muito SUCESSO.

 

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Como lidar com a Dislexia relacionada ao TDAH nas crianças