Ainda é comum pais e professores reclamarem que as crianças tenham elas ou não TDAH não se interessem pela leitura. São vários fatores que contribuem para esse desinteresse. No mundo moderno, é dificil competir com a televisão paga- que disponibiliza uma infinidade de canais infantis, os videogames, os computadores, os brinquedos de última geração e todo um aparato tecnológico irresistível para as crianças, que fazem com que elas não se concentrem e ainda percam o foco.
Em seu momento de lazer, a maioria das crianças, principalmente as que tem TDAH, preferem outras formas de diversão que não os livros. Além disso os adultos, por falta de tempo ou por “esquecerem” o quanto esse universo é enriquecedor e importante no desenvolvimentoda criança, deixaram de lado o hábito de contar histórias. Mas devem-se lembrar que a leitura, na infância, é a porta de entrada para o mundo da escrita.
Outras vezes, simplesmente tentam empurrar obras que não correspondem à idade da criança ou que não trazem atrativos. Bom livro não precisa ter necessariamente um fundo educativo (Sugestão de leitura “O menino que “não” tinha jeito). A verdadeira literatura infantil tem de corresponder aos anseios do leitor, que deve se identificar com o que ela apresenta.
Tem de ter humor, aventuras, imagens coloridas, criatividade, fantasia, inteligência e falar de igual para igual com a criança, não subestimando-as.
Um bom livro deve satisfazer tanto a criança como o adulto. Obras carregadas de diminutivos como “amiguinhos” e “bichinhos”, piegas em excesso, com ação e diálogos que soam falsos demais não servem para você? Então, também não irá agradar as crianças e, portanto, devem ser evitadas. Só assim irá cativar esse público exigente.

Livros e sites que você pode pesquisar:
Livros:
O menino que “não” tinha jeito (Maria do Socorro Bernardes, Editora TereArt e em ebook Blog www.ganhesempremais.com.br)

– A arte de fazer artes (Glória Pondé, Editora Nórdica)
– A Literatura Infantil (Jesualdo, Editora Cultrix)
– A Psicanálise dos Contos ( Bruno Bettelheim, Editora Paz e Terra)
– Biblioteca Escolar (Graça Pimentel, Liliane Bernardes e Marcelo Santana, Universidade de Brasília)
– Dicionário Crítico da Literatura Infantil e Juvenil (Lúcia Pimentel Góes, Editora Pioneira)
– Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices (Fanny Abramovich, Editora Scipione)
– Literatura Infantil: Teoria, Análise, Didática (Nelly Novaes Coelho. Editora Moderna)

SITES
– www.ganhesempremais.com.br/atividades
– www.graudez.com.br/litinf/livros.htm
– litteratu.com/literatura_infantil.pdf
– www.graudez.com.br/litinf/biblio.htm
– www.denizze.sites.uol.com.br/
– www.ufpa.br/cameta/artigos/luis.htm
– www.sitedeleitura.com/infantil.htm
– www.educacional.com.br/proj…/ef1a4/contosdefadas/ciclo1.html

-https://www.facebook.com/ganhesempremais/

Atividades lúdicas e muita informação em nosso canal no Youtube, visite-nos e inscrevam-se:https://www.youtube.com/channel/UCDsuNJdJoW_W-Z5lNETDD-g?view_as=subscriber

ATIVIDADE

TDAH

– Leia a biografia de Monteiro Lobato e apresente algumas imagens para a criança identificar. Uma boa pedida é ler para as crianças trechos do livro Minhas Memórias de Lobato (Cia das letrinhas), na qual Emília conta a história da vida do escritor. Depois, converse com as crianças e peça para que descrevam sua “biografia”: quem são elas, seus parentes, onde nasceram, o que gostam de fazer etc.
– Aproveite a ocasião para falar sobre o folclore brasileiro e algumas figuras que povoam as histórias do escritor, como o Saci.
– Peça para que as crianças desenhem os personagens de Lobato. Em outra ocasião, peça que desenhem sua árvore genealógica.
– Realize uma dramatização de uma das histórias com base no que as crianças entenderam. Veja mais atividades diariamente em minha fanpage https://www.facebook.com/ganhesempremais/

PROMOÇÃO:Ano letivo iniciando e além de todo o conhecimento e atividades diárias em nosso blog, canal do Youtube ( https://www.youtube.com/channel/UCDsuNJdJoW_W-Z5lNETDD-g?view_as=subscriber ) e nossa fanpage (https://www.facebook.com/ganhesempremais/),  quero presentear muito mais, ao adquirir nossos E-books ou Cursos, além do bônus mandarei outro E-book “surpresa” para seu e-mail. Gostou? Adquira já! e mande o email para ganhar nosso bônus/presente.

 E-book Atividades exitosas

E-book Atividades Exitosas

 

Conheça o meu mais novo E-book “Discalculia estratégias e atividades”

Neste e-book que apresentamos a vocês procuramos levar tanto o conhecimento sobre a discalculia, como estratégias e atividades sugeridas e que podem ser adaptadas ao contexto escolar e realidade/habilidade de cada aluno e, que foram elaboradas no intuito de colaborar com a aprendizagem das crianças que apresentam o transtorno, desmistificando a matemática, levando-as a uma real aprendizagem.

 

E-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.


E-book Viva o Autismo

PUBLICIDADE

E-book “Atividades Exitosas 2”

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

 

Participe

O que você achou desta matéria? Escreva nos comentários e deixe sua opinião

Curta nossa Fan Page no Facebook: http://www.facebook.com/ganhesempremais

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu  E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

E-book Vencer com TDAH + bônus Caderno do cotidiano

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

E-book Dislexia + bônus Ensinando com rimas

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

CURSO DISLEXIA com Estratégias e Atividades + 2 BÔNUS

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

CURSO TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus Trabalhando as emoções das crianças

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

E-book Atividades Exitosas + bônus Ciranda – Ensinando com rimas

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

Ebook  O menino que não tinha jeito + bônus Déficit de Atenção – TDAH

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.

Compartilhe:
Como incentivar a leitura e contar histórias interessantes para crianças que tem TDAH ou outros transtornos. Atividades
Classificado como: