Olá pessoal,

Daremos continuidade às atividades sensoriais que foram trabalhadas no artigo anterior. É muito importante que os educadores para introduzir a temática sobre as sensações, comecem a partir dos conhecimentos prévios que as crianças com TDAH já possuem, bem como aguçar suas hipóteses em relação ao assunto.

Nesta atividade vamos trabalhar o olfato das crianças, é importante que crianças com TDAH ou não identifiquem os cheiros.

Atividade 1 -Conhece este cheiro?
TDAH

Materiais:

Utilize diferentes materiais com cheiros diferentes:
Obs.: (verificar a questão tóxica do produto para não causar nenhum mal-estar nas crianças).

  • Bolo
  • Torta
  • Frutas variadas
  • Perfume doce
  • Perfume fraco
  • Pão
  • Sabonete
  • Livro
  • Flor
  • Madeira
  • Produtos de limpeza (verificar a questão tóxica do produto para não causar nenhum mal-estar nas crianças.
  • Roupa limpa
  • Figuras que representem os materiais utilizados

Cheiro2

Desenvolvimento:

Com as crianças dispostas em círculo e com os olhos vendados, vá passando os diferentes materiais para que elas sintam o “cheiro”. Cuidado para que elas não utilizem nenhum outro sentido para descobrir este material;

Após passar todos, esconda-os de modo que as crianças não os encontrem;
Espalhe diversas figuras dos materiais utilizados e peça para que as crianças ordenem de acordo com os cheiros que forem sentindo.

Dica importante!
Atente-se apenas para o tipo de material utilizado e cuidado para não aguçar algum tipo de alergia que alguma criança possua.

Resultados:

Apenas utilizando o sentido do olfato as crianças com TDAH ou das demais crianças, elas irão identificando os cheiros, alguns com mais facilidade outros com menos facilidade, nos objetos que apresentam determinado odor.

Atividade 2- O que vejo
TDAH

Materiais:

  • Uma lanterna
  • Diferentes figuras, das quais podem ser utilizadas obras de arte de: Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Romero Brito e outros.

Desenvolvimento:

Após selecionar diferentes imagens desses artistas ou de outros que ache interessante, espalhe-as, pendurando-as ao redor de uma sala de aula;
Escolha uma sala em que fechando as janelas a mesma fique escura de forma que as crianças, inclusive as que têm TDAH não enxerguem as imagens de imediato;
Entre com as crianças de modo a estimulá-las a descobrir qual é o tesouro que verão na sala.
Com as crianças dispostas em círculo, de preferência sentadas no chão sobre almofadas, pegue a lanterna e vá iluminando as imagens uma de cada vez.
Ao final, acenda todas as luzes da sala, e deixe que as crianças revejam, observem cada obra;
Faça uma breve explicação de cada um dos artistas que compuseram as obras;
Ainda no círculo faça alguns questionamentos às crianças, de modo a despertar ainda mais suas curiosidades;
Quando nós entramos conseguimos ver algum desses quadros? Por quê?
O que foi preciso para que enxergássemos?
Qual a imagem que vocês mais gostaram? Por quê?
O que vocês sentem quando olham para estas imagens?
A partir da discussão com as crianças peça para que elas escolham uma das obras e as reproduzam, o que pode ser feito com auxilio de cartolina e tinta guache.
TDAH

PUBLICIDADE

Resultados:

As crianças tenham elas TDAH ou não, além de notarem a importância da visão, irão entrar em contato com obras importantes da cultura brasileira, de modo a externalizarem suas observações a respeito destas.

 

Lançamento do nosso mais novo e-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.


E-book Viva o Autismo

E-book “Atividades Exitosas 2”

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

Mais atividades vocês podem encontrar em nossos e-books e Curso de TDAH com atividades e estratégias, curso completo, inédito na internet. Feliz retorno às aulas.
Como já havíamos anunciado, além dos nossos artigos e e-books, apresentamos também o nosso portal de Cursos online, estreamos com o Curso TDAH, Inédito, com Estratégias e Atividades, este curso é destinado à todos aqueles que desejam conhecer melhor ou que lidam com crianças que têm TDAH. Professores, pais ou mesmo pessoas com TDAH. Apesar deste curso ser bem explicativo sobre o conceito de TDAH, enfatizo bastante as estratégias e atividades a serem trabalhadas tanto em casa como na escola com as crianças que tem este transtorno. É com Bastante alegria, que eu, Escritora e Proprietária deste Blog, apresento o Link de acesso para Todos vocês. O curso é interativo e estarei também auxiliando todos que fizerem através de e-mails, Webnários (palestras online) gratuitos e no próprio portal, através de vídeos. Além de todas as vantagens, ainda disponibilizarei o e-book Trabalhando o emocional das crianças TDAH, para quem adquirir o curso. O nosso objetivo é oportunizar para vocês um ano letivo de muito SUCESSO.

 

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Atividades sensoriais e criativas para crianças com TDAH
Classificado como: