Todas as crianças são estimuladas a todo tempo, em especial aquelas que têm TDAH. Atualmente vivemos em um mundo onde as informações são rápidas e que várias coisas acontecem ao mesmo tempo, a criança convive com isso desde que nasce, é muito estimulada e impressionada a todo o momento. É no brincar que toda criança percebe suas possibilidades corpóreas, explora o mundo ao seu redor e estabelece relações com ele. Nem sempre a criança  está pronta para receber explicações teóricas, porém, brincando também aprende.
Deste modo é essencial que a criança que tem TDAH direcione esses sentimentos a uma atividade que diminua sua agitação e a concentre. Saiba quais são as atividades lúdicas (brincadeiras) mais recomendadas por especialistas para estimular a criatividade e o foco das crianças que têm TDAH.

Atividades com eletrônicos

TDAH

Estas atividades precisam estar na medida certa, porém são eficazes porque chamam muito a atenção das crianças, principalmente daquelas que apresentam TDAH. A enorme rapidez das novas tecnologias de entretenimento como internet, videogame e televisão – é também uma das maiores responsáveis por esse “super estímulo” nas crianças.

O cérebro da criança que fica imersa em atividades muito rápidas começa a funcionar em um ritmo também acelerado. A criança pode usar esta ferramenta, porém com moderação.

Brincar de amarelinha

TDAH

Atividade lúdica excelente e que não exige materiais caros ou nenhum tipo de tecnologia avançada, essa brincadeira pode ser feita em qualquer espaço ou situação. A amarelinha é uma brincadeira que auxilia a criança na coordenação motora, na socialização, no desenvolvimento de tolerância à frustração e no contato com limites e regras.

Jogos de tabuleiro

TDAH

Os Jogos que envolvem estratégias de raciocínio dão à criança que apresenta TDAH uma forma de ter mais atenção. Contribuem para a criança não agir de maneira impulsiva, pois ela precisa se concentrar, neste caso a criança tem a oportunidade de explorar o problema proposto de forma planejada, sistemática e ordenada.
Jogos como xadrez, damas e outros, além de auxiliarem na concentração e tolerância à frustração, oferecem uma riqueza simbólica enorme, fazendo com que a criança que tem TDAH experimente como é desempenhar papéis diferentes.

Teatro

TDAH

Uma característica marcante no  comportamento das crianças que apresentam TDAH é a capacidade de imitação: gestos, postura, maneira de falar, vocabulário, enfim, elas tendem a imitar com facilidade tudo o que percebem ao seu redor, são extremamente criativas e cheias de imaginação. Quanto à fantasia, cabe aos educadores cuidarem para que se desenvolva de forma saudável, mantendo uma relação estreita com a realidade.  Deste modo pais ou educadores devem montar com a criança um teatro de fantoches, que pode ocupar uma tarde inteira e ainda estimular o que a criança tem de sobra: a criatividade. Dessa forma, as crianças que não conseguem satisfazer as suas necessidades no mundo dos adultos encontram o equilíbrio afetivo e intelectual nessas representações, que também são ótimas para ajudar na educação da mesma.

Jogos de montar

TDAH

Os jogos de montar também são atividades lúdicas que estimulam a agilidade, imaginação e comunicação. As crianças com TDAH têm a oportunidade de construir, montar, desfazer e analisar. Esses jogos desenvolvem competências, atitudes e habilidades de maneira lúdica e eficiente.

Brincadeiras em equipe

Nesta atividade, deve-se envolver a criança que tem TDAH em uma equipe, esta é uma boa estratégia para estimular a criança a pensar de forma independente. Estes jogos trabalhados em grupo propiciam agilidade mental, iniciativa e curiosidade e fazem com que a criança tenha que discutir para decidir sobre regras de ganhar e perder.

TDAH

Jogos de mímica

Esta atividade é bastante interessante e ao mesmo tempo engraçada. A mímica é uma atividade lúdica que pode render várias horas de diversão. Os especialistas explicam que esse jogo estimula a criança a pensar em representações e fazer associações de palavras, facilitando os processos cognitivos. A questão é encontrar algo que faça sentido para a criança e, junto com isso, criar uma brincadeira, e personagens ou temáticas atuais podem ser utilizadas para a elaboração de brincadeiras e encenações.

TDAH

Não esqueça!

Pais e educadores o importante é lembrar sempre que o segredo para manter a concentração da criança que tem TDAH é encontrar uma atividade que seja do interesse dela, com algum tema que lhe agrade, sempre com muita interatividade e diversão. Assim, ela passará muito tempo empenhada em desenvolver a brincadeira, em vez de não se concentrar e enjoar rapidamente da atividade e desistir de jogar.

 

Lançamento do nosso mais novo e-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.

PUBLICIDADE


E-book Viva o Autismo

E-book “Atividades Exitosas 2”

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Ganhe desconto de 10% com o cupom: C10TDAH  para o Curso de TDAH:

Curso Online de TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Trabalhando as emoções das crianças

Ganhe desconto de 10% com o cupom C10DISLEXIA  para o Curso de Dislexia:

Curso Online de Dislexia com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Ciranda – Ensinando com rimas + Bônus E-book TDAH ou Transtorno de Aprendizagens

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Atividades lúdicas (brincadeiras) para estimular a concentração das crianças com TDAH
Classificado como: