Encontrar uma definição para aprendizagem que abranja  no processo de aprender é algo muito difícil, podemos no entanto, tentar defini-la por meio de distintas aproximações. Ademais, é de suma importância que nos distanciemos de teorias simplistas que somente contemplem o fenômeno a partir de pontos de vista isolados; aprendizagem não é somente  um processo de entrada e saída de informação, nem tampouco pode ser considerado somente a partir da área emocional. O aprendizado integra o cerebral, o psíquico, o cognitivo e o social.  Podemos afirmar que é um processo neuropsicocognitivo que ocorrerá num determinado momento histórico, numa determinada sociedade, dentro de uma cultura particular.

TDAH

Uma pessoa pode enfrentar diversas situações com seus filhos ou alunos, ainda mais no que se refere a transtornos em sua aprendizagem, seja TDAH, dislexia, autismo ou dificuldades de aprendizagem, neste caso é fundamental que esta situação não seja qualificada como um problema e que se tente evitar a consciência de dificuldade.

É imprescindível ajudar as crianças que apresentam TDAH, dislexia, autismo, enfim, todas as crianças no processo educacional, a conhecerem seus pontos fortes, a compreenderem que suas dificuldades não existem por falta de capacidade e a descobrirem estratégias que sejam úteis no seu aprendizado. Neste intuito disponibilizaremos atividades que muito auxiliarão aos professores, pais e todas as crianças tenham elas, TDAH, dislexia, autismo ou não, através de atividades que trabalharão vários aspectos fundamentais ao cognitivo e que podem ser incrementadas com a criatividade de cada um.

TDAH

Atividades

  • Completar as palavras que representam as partes do corpo:

 

___ABEÇA

 

___LHO

 

___OCA

 

B ___ C H ___ C H ____

 

P ___ ___ N ___

 

D ___ ____ O

 

U ___ H ___

PUBLICIDADE

 

 

Esta atividade auxilia:

–  A percepção da relação fonema/grafema (som/letra) a partir do conhecimento da letra inicial das palavras, principalmente quando há alunos que ainda não atribuem o valor sonoro correspondente às letras.

–  A construção de hipóteses sobre as letras a serem utilizadas para descobrir as palavras incógnitas.

TDAH

Atividade 02

 

Recorte palavras de revistas que denominem partes do corpo ou mostrar a gravura e pedir ao aluno que monte a palavra.

 

Ca – be – ça (cabeça)

 

Per –na (perna)

 

Esta atividade trabalha:

– A socialização

– A leitura do texto

– Identificação das sílabas para a composição das palavras.

 

Atividade 3

 

Ditado relâmpago

 

Escreva a palavra numa folha, mostre ao aluno e vire a folha. Peça ao mesmo que a escreva.

 

Esta atividade trabalha:

– A percepção

– A leitura rápida

– A ativação da memória

 

 

Atividade 4

 

Leitura dinâmica

 

Escreva em cartões ou papel ofício um conjunto de palavras iniciadas com a mesma letra.

 

Pai – padre – padrinho

 

Mãe – madrasta  – madrinha

 

Filho – filha  – família

 

Tio – tia – tios

 

Esta atividade trabalha:

– Conhecimento da família

– A distinção entre as formas de palavras parecidas

– A percepção

– A descontração

– A concentração

 

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni estas atividades e muitas outras além de estratégias, atividades criativas e de fácil aplicação. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem  dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Atividades educacionais para alunos com TDAH, Dislexia, Autismo e outros transtornos
Classificado como: