O ano letivo chega ao fim e agora vêm as férias. Nas férias escolares, o grande desafio dos pais e familiares é entreter as crianças que têm TDAH dentro ou fora de casa para que este período de descanso destas crianças seja tranquilo, prazeroso e inesquecível. A grande pergunta é: como distrair uma criança que tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), cuja maior característica deste transtorno é o déficit de atenção e concentração?

TDAH

Essas crianças geralmente são bastante inquietas, não costumam cumprir regras, agem com impulsividade, não se atentam a detalhes, se distraem com muita facilidade, não se concentram por muito tempo em algumas atividades. As crianças hiperativas na verdade, não param quietas em nenhum ambiente, sintomas que afetam o rendimento escolar e até mesmo o convívio familiar.

Para lidar com estas crianças que têm TDAH e ganhar a atenção delas, especialistas indicam jogos de competição em grupo, que são altamente motivadores e socializadores, os videogames podem ser utilizados, porém, com moderação, pois as crianças hiperativas podem passar mais tempo jogando e não se dedicando às outras atividades.

Pais e professores muitas vezes não conseguem diferenciar os sintomas do TDAH. Caso este transtorno não seja descoberto e tratado o quanto antes, a patologia poderá se estender até a fase da adolescência e os jovens podem se tornar adultos hiperativos e desorganizados. Este é o motivo de ser imprescindível a ação com uma equipe multidisciplinar com orientadores pedagógicos e psicólogos. Este momento de férias é excelente para que os pais observem e percebam os sintomas que as crianças apresentam procurando diferenciar do Transtorno, indisciplina ou agitação normal de uma criança. Caso os responsáveis tenham dúvidas é necessário procurar a ajuda de especialistas na área de TDAH.

Estas atividades e brincadeiras podem ser aplicadas com todas as crianças em especial aquelas que têm TDAH, ou déficit de atenção. Aproveite as dicas listadas abaixo. São atividades simples e de fácil aplicação que certamente as crianças irão adorar.

Da sementinha ao prato

 TDAH

Se você tem um pequeno espaço em casa comece uma mini horta e peça ajuda para o plantio a criança, desde a preparação do local até onde a planta ficará após o plantio. Escolha as sementes, e por fim, prepare a terra e realize o plantio. É muito bom deixar a criança participar o máximo possível desta etapa, em que poderá fazer várias descobertas e manter toda sua concentração, ensine-a que de uma pequena sementinha pode desabrochar temperos e verduras. Será um momento inesquecível de muita aprendizagem e atenção da criança que tem TDAH.

 

Jogo de memória

TDAH

O jogo da memória é uma excelente brincadeira, você poderá fazer a confecção do jogo, em parceria com a criança, o que é muito importante, pois o jogo de memória estimula o pensamento, memorização, identificação de figuras, estabelecimento do conceito de igual e diferente, além de orientação espacial.

 

Adivinhação

 

Hora de reunir a família e brincar de fazer adivinhação. Esta brincadeira estimula o pensamento lógico, dedução, reconhecimento do todo por uma parte, atenção e observação, nomeação e discriminação visual, porque constituem desafio explícito. Se a brincadeira for bem conduzida, levará as crianças a descobrirem que poderão alcançar melhores resultados se fizerem perguntas mais objetivas. É muito divertido!

PUBLICIDADE

 

Blocos de montar

 

É um jogo essencial para crianças com TDAH, pois, as mesmas têm dificuldade de completar tarefas e se sentem frustradas e impacientes. Os brinquedos de construção e de montar ajudam na concentração, na confiança das crianças, são fáceis de usar e têm apenas algumas peças.

 

Livros

TDAH

São importantes e devem ser usados em qualquer época, principalmente nas férias, para incentivar a leitura, os pais devem preferir livros com letras grandes, frases curtas, muitas figuras, histórias curtas e interessantes, rimas, poesias e que possam ser lidos de forma teatral, o que torna mais interessante a leitura, indico meu livro CIRANDA, muito interessante para as crianças. A leitura desta forma com certeza ajudará a criança com TDAH  a permanecer concentrada e atenta por mais tempo.

 

Esporte

 

Todo e qualquer esporte que a criança gostar de praticar é válido, principalmente para os hiperativos. Aposte nos jogos coletivos, que gastam energia e ensinam a obedecer regras.

Olá pessoal, aproveitamos este artigo para anunciar nosso primeiro webinário gratuito sobre TDAH que disponibilizaremos o link e a data em breve, assim como para estender a nossa promoção de Natal até dia 31/01/2016. Desejamos a todos um abençoado e prospero ANO NOVO!

TDAH

 

A partir do dia 14/12 na aquisição dos e-books Atividades Exitosas e/ou O Menino Que Não Tinha Jeito até o dia 31 de janeiro 2016, adquira GRATUITAMENTE o e-book “Trabalhando as Emoções das Crianças”.

capa_emocoes

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem  dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Atividades e brincadeiras para as férias das crianças com TDAH