Estas atividades são muito importantes e feitas justamente por perceber que muitas crianças, não apenas as que possuem TDAH, Dislexia ou Autismo,  têm muitas dificuldades em se posicionar no espaço. A noção de espaço não é inata, mas vai sendo elaborada e construída por meio da ação do movimento e com base na interpretação de uma infinidade de informações recolhidas por todos os sentidos. Façamos neste caso uma distinção entre orientação espacial, organização espacial, estruturação espacial e lateralidade.

TDAH

Orientação espacial: refere-se à possibilidade de determinar a posição de um objeto no espaço, com referência a conceitos como os pontos cardeais, a verticalidade e a horizontalidade. Uma criança com dificuldades na orientação pode confundir letras e números: b-d,p-q, b-p, 6-9, 3-5, assim como ter problemas no reconhecimento da direita e esquerda.

Organização espacial: refere-se à maneira como são estabelecidas as relações espaciais, temporais entre elementos que são independentes. As dificuldades nesta área manifestam-se como problemas de ordenamento das letras para formar uma palavra ou no caso dos números.

Estruturação espacial: refere-se à possibilidade de estabelecer relações  entre elementos para formar um todo. As dificuldades nesta área manifestam-se na escrita numa inadequada separação das palavras, além de problemas na concordância de gênero, número e conjugação.

Lateralidade e direcionalidade: encontram-se bastante relacionadas com estruturação espacial, pois a lateralidade refere-se a uma atividade ou uma determinada função que ocorre com mais freqüência de um lado do corpo. Esta pode ser destra, canhota ou ambidestra, existindo também a lateralidade cruzada. Quanto à direcionalidade, tenha ela TDAH, dislexia, autismo ou não, tenha tomado consciência da lateralidade no seu próprio corpo, ou seja, já reconhece a existência dos seus lados direito e esquerdo, já pode projetar estes conceitos no espaço exterior.

TDAH

Atividades

 

– É imprescindível que as crianças que tenham TDAH, dislexia, autismo ou não possam identificar os lados direito e esquerdo no seu próprio corpo. Pede-se a criança para que se fixe na mão executa certas atividades do seu cotidiano tais como: comer, pentear-se, desenhar, cumprimenta etc.

TDAH

– O orientador deve ter um abjeto na mão e a criança também. Em frente da mesma o orientador começa a posicionar o objeto, verbalizando onde o coloca, por exemplo: embaixo. A criança deve posicionar o objeto e repetir a palavra.

– Desenhar um quadrado, a criança se posiciona dentro desta figura e o professor vai dando instruções como pular para a direita, pular para frente, pular para trás.

– Dar às crianças uma cartolina dividida em quatro partes e pedir-lhes que sigam as instruções: desenhar uma casa embaixo á esquerda, um sol em cima á direita, uma nuvem em cima á esquerda.

– Trabalhar com cubos com base em modelos que foram apresentados a elas previamente. Posteriormente podem ser apresentados desenhos de figura que devem montar.

TDAH

– Quebra cabeça: deve-se começar com quebra-cabeças simples. Posteriormente pode-se pedir à criança para que construa seus próprios quebra-cabeças a partir de figuras de revistas.

– Figuras com palitos: a criança deve reproduzir figuras formadas com palitos. Pode colá-las sobre uma cartolina.

TDAH

– Fazer perguntas à criança sobre o seu dia-a-dia. Qual a data do seu aniversário? O que fez pela manhã?  O que faz depois de almoçar?

– Para exercitar os conceitos de dia e noite pode ser utilizada a experiência da criança: pedir a mesma que descreva como é o dia, como é a noite (ela pode desenhar), o que vemos de dia, o que vemos de noite; o que fazemos de dia e o que fazemos de noite.

TDAH

– Quanto às noções de hoje, amanhã e ontem, trabalha-se igualmente com as experiências da criança. O que você comeu ontem no café da manhã (nesta atividade pode-se analisar também a memória da criança curta, longa e de trabalho, descrita em artigos anteriores), o que você comeu hoje? O que você gostaria de comer amanhã que roupa você usou ontem? Descreva que roupa está usando hoje e a roupa que gostaria de usar amanhã.

– A atividade com os dias da semana pode começar com a diferenciação de qual dia vão à escola e qual dia não, quais dias da semana são feitas determinadas atividades, (educação física, por exemplo).

O trabalho com os dias da semana pode nos levar a trabalhar o conceito de mês e de ano.

 

Lançamento do nosso mais novo e-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.


E-book Viva o Autismo

PUBLICIDADE

E-book “Atividades Exitosas 2”

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Ganhe desconto de 10% com o cupom: C10TDAH  para o Curso de TDAH:

Curso Online de TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Trabalhando as emoções das crianças

Ganhe desconto de 10% com o cupom C10DISLEXIA  para o Curso de Dislexia:

Curso Online de Dislexia com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Ciranda – Ensinando com rimas + Bônus E-book TDAH ou Transtorno de Aprendizagens

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Atividades de orientação espacial para crianças, em especial, com TDAH, Dislexia, Autismo.