A Dislexia pode ser detectada inicialmente pelo atraso no aprendizado da leitura-escrita, as peculiaridades que acontecem quando consegue iniciar o aprendizado, a lentidão, a tendência à silabação, a compreensão escassa da leitura devida à falta de ritmo, a ausência de pontuação. A Dislexia não sendo diagnosticada, à medida que os anos passam, os problemas aumentam. Assim, a dificuldade na leitura, a escassez de compreensão, levam a resultados escolares ruins, baixo autoconceito, atitudes de enfado e condutas às vezes disruptivas, perturbadoras do bom funcionamento do clima da aula.
Ocorre com grande frequência que a criança seja tratada como preguiçosa ou distraída. Deve-se ter em conta que a distração não é algo que a criança possa controlar.
Partindo para a idade que a criança inicia na escola, a partir dos seis anos de idade em média, constatam-se vários possíveis sinais de Dislexia, dentre os quais se destacam:
1 – Enorme lentidão ao fazer seus deveres;
2 – Seus deveres, ao contrário, podem ser feitos rapidamente e com muitos
erros;
3 – Copia com letra bonita, mas tem pobre compreensão do texto ou não lê o
que escreve; (copista)
4 – A fluência em leitura é inadequada para a idade;
5 – Inventa, acrescenta ou omite palavras ao ler e ao escrever;
6 – Só faz leitura silenciosa;
7 – Ao contrário, só entende o que lê, quando lê em voz alta para poder ouvir
o som da palavra;
8 – Sua letra pode ser mal grafada e, até, ininteligível; pode borrar ou ligar as
palavras entre si;
9 – Pode omitir acrescentar, trocar ou inverter a ordem e direção de letras e
sílabas;
10 – Esquece aquilo que aprendera muito bem, em poucas horas, dias ou
semanas;
11 – É mais fácil, ou só é capaz de bem transmitir o que sabe através de
exames orais;
12 – Ao contrário, pode ser mais fácil escrever o que sabe do que falar aquilo
que sabe;
13 – Tem grande imaginação e criatividade (Qualidade praticamente de todas as crianças, principalmente das que tem dislexia);
14 – Desliga-se facilmente, entrando “no mundo da lua”;
15 – Tem dor de barriga na hora de ir para a escola e pode ter febre alta em
dias de prova;
16 – Porque se liga em tudo, não consegue concentrar a atenção em um só
estímulo;
17 – Baixa autoimagem e autoestima; não gosta de ir para a escola;
18 – Esquiva-se de ler, especialmente em voz alta;
19 – Perde-se facilmente no espaço e no tempo; sempre perde e esquece
seus pertences;
20 – Têm mudanças bruscas de humor.
Deve-se observar além destes, outros sinais de Dislexia que as crianças podem apresentar na idade de inicio escolar, para que sendo diagnosticada a tempo de fazer as intervenções necessárias, a criança possa levar uma vida normal quanto ao seu aprendizado escolar.
Lançamento do nosso mais novo e-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”
Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos, mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.
E-book “Atividades Exitosas 2”
Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!
No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação e estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, especialista-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.