A Dislexia pode ser detectada inicialmente pelo atraso no aprendizado da leitura-escrita, as peculiaridades que acontecem quando consegue iniciar o aprendizado, a lentidão, a tendência à silabação, a compreensão escassa da leitura devida à falta de ritmo, a ausência de pontuação. A Dislexia não sendo diagnosticada, à medida que os anos passam, os problemas aumentam. Assim, a dificuldade na leitura, a escassez de compreensão, levam a resultados escolares ruins, baixo autoconceito, atitudes de enfado e condutas às vezes disruptivas, perturbadoras do bom funcionamento do clima da aula.

Dislexia

Ocorre com grande frequência que a criança seja tratada como preguiçosa ou distraída. Deve-se ter em conta que a distração não é algo que a criança possa controlar.

 

Partindo para a idade que a criança inicia na escola, a partir dos seis anos de idade em média, constatam-se vários possíveis sinais de Dislexia, dentre os quais se destacam:

Dislexia

1 – Enorme lentidão ao fazer seus deveres;

2 – Seus deveres, ao contrário, podem ser feitos rapidamente e com muitos

erros;

3 – Copia com letra bonita, mas tem pobre compreensão do texto ou não lê o

que escreve; (copista)

4 – A fluência em leitura é inadequada para a idade;

5 – Inventa, acrescenta ou omite palavras ao ler e ao escrever;

6 – Só faz leitura silenciosa;

7 – Ao contrário, só entende o que lê, quando lê em voz alta para poder ouvir

o som da palavra;

8 – Sua letra pode ser mal grafada e, até, ininteligível; pode borrar ou ligar as

palavras entre si;

9 – Pode omitir acrescentar, trocar ou inverter a ordem e direção de letras e

sílabas;

10 – Esquece aquilo que aprendera muito bem, em poucas horas, dias ou

semanas;

11 – É mais fácil, ou só é capaz de bem transmitir o que sabe através de

exames orais;

12 – Ao contrário, pode ser mais fácil escrever o que sabe do que falar aquilo

que sabe;

13 – Tem grande imaginação e criatividade (Qualidade praticamente de todas as crianças, principalmente das que tem dislexia);

14 – Desliga-se facilmente, entrando “no mundo da lua”;

15 – Tem dor de barriga na hora de ir para a escola e pode ter febre alta em

dias de prova;

PUBLICIDADE

16 – Porque se liga em tudo, não consegue concentrar a atenção em um só

estímulo;

17 – Baixa autoimagem e autoestima; não gosta de ir para a escola;

18 – Esquiva-se de ler, especialmente em voz alta;

19 – Perde-se facilmente no espaço e no tempo; sempre perde e esquece

seus pertences;

20 – Têm mudanças bruscas de humor.

dislexia

 

Deve-se observar além destes, outros sinais de Dislexia que as crianças podem apresentar na idade de inicio escolar, para que sendo diagnosticada a tempo de fazer as intervenções necessárias, a criança possa levar uma vida normal quanto ao seu aprendizado escolar.

Lançamento do nosso mais novo e-book: “Viva o autismo com estratégias e atividades”

Apresento a vocês este trabalho sobre o autismo que tem como objetivo através de muito conhecimento, dicas importantes, estratégias, atividades, relatos,  mostrar que todas as crianças são capazes e aprendem sim. Como bônus vocês irão ganhar o e-book inédito: Atividades exitosas complementares de alfabetização.


E-book Viva o Autismo

E-book “Atividades Exitosas 2”

Devido ao extraordinário sucesso do nosso e-book “Atividades Exitosas”, estamos lançando o “Atividades Exitosas 2”, com mais de 100 atividades onde obtive êxito com crianças com TDAH, dislexia e autismo também (comprovadas e testadas) e agora com lúdico e E.V.A. Imperdível!

E-book Atividades Exitosas 2

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação e estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem  dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
20 Sinais de Dislexia em crianças com idade escolar (6 anos em diante)
Classificado como:
  • Paulo

    Bom dia li varias situações da dislexia todos esses factores o meu tem ja foi a varios medicos nunca se falou em dislexia aonde poderei ter mais informações sou do porto obrigado

    • Paulo

      Bom dia podem dizer aonde se pode ir a uma consulta co o meu filho

    • Maria do Socorro

      Olá Paulo, se seu filho tem estes sintomas você deve procurar um profissional na área de psicopedagogia, psicologia e outros profissionais dependendo dos sintomas do seu filho, pode até ser uma fonoaudióloga, pois todos estes profissionais podem trabalhar em parceria para fazer o diagnóstico do mesmo.

  • Rosidelma Silveira Rosa

    Paulo, você precisa procurar uma Fonoaudióloga, para o devido tratamento. Onde você mora?Curta minha página FONOCENTER-Dra Rosidelma, que estarei à disposição.

  • Elton Goncalves

    Resumindo: se não existisse tantas distrações para a criança (televisão principalmente), essa tal doença não existiria; se é que podemos chamar isso de doença, já que é tão natural nesta idade: as distrações.

  • Rosidelma Silveira Rosa

    FONOCENTER-Dra Rosidelma.
    Fonoaudióloga Clínica, do Trabalho(AUDIOLOGIA), MINISTRAÇÃO DE CURSOS, PALESTRA E PERITA JUDICIAL AUDITIVA E VOCAL.
    Contatos: (35) 3021-1077 e )35( 9124-6075 – PASSOS/MG.

  • Angela

    Minha filha é disléxica. quero saber se existe tratamento para minimizar ou para saber lidar com essas dificuldades, pois, está cada vez mais difícil na escola e os professores não sabem lidar com crianças com esses problemas.

    • Elen-luci Lobao

      Ola Angela, sei bem o que e ter um filho com dislexia e no meu caso sao dois. O melhor “tratamento” e fazer um acompanhamento multidisciplinar com o neuro, fono e psicologo. Ir na escola, sentar com a orientadora e coordenador, mostrar os laudos dela, exigir uma adequação curricular para ela e acompanha-la de perto. Dependendo da serie/ano que sua filha está e mais tranquilo para o professor atender as necessidades do dislexico, mas quando vai se aproximando do ensino medio, a historia fica mais complicada. No mais vc percebera que sua filha e muito inteligente apenas aprende de um modo diferente dos demais fora que eles sao muito talentosos. Minha filha desenha e meu filho conserta tudo adora mexer com maquinas e bichos. Espero ter ajudado.

      • Marlene Mel Moraes

        Olá.
        Sua resposta foi de extrema importância.
        Qual profissional você levou seus filhos para serem avaliados e laudados?
        Grata.