“Eu entrei em um restaurante com a minha mãe e comecei a pular e a correr. Senti-me como um super-homem ou alguma coisa parecida e saltei para me agarrar a um grande lustre e comecei a balançar”.

– Uma jovem de 21 anos com transtorno bipolar

 

“ Quando estou louca, é melhor ninguém aparecer na minha frente. Eu sinto vontade de esmagar tudo e todos. Qualquer coisa me provoca. Eu odeio todo mundo, odeio minha vida e quero me matar. É como uma raiva aguda, cortante, como se sentir queimando.”

– Uma jovem de 23 anos com transtorno bipolar II

Saúde

Em nosso estudo sobre saúde mental, vamos iniciar pela definição da síndrome do transtorno bipolar . A sua característica principal é a oscilação extrema de humor – de estados exaltados de mania para depressões severas. Ele é chamado de transtorno de humor porque afeta profundamente as emoções e afeta a maneira como a pessoa manifesta suas emoções aos outros. É chamado bipolar porque as oscilações de humor ocorrem entre dois pólos – alto e baixo – opondo-se ao transtorno unipolar, em que as oscilações de humor ocorrem em apenas um pólo – o baixo.

Saúde

No estado de euforia, a pessoa vivencia diferentes combinações do que se segue: humor exaltado ou eufórico (alegria ou expansividade excessiva); irritabilidade (raiva excessiva); delírio de grandeza ou senso ampliado de si mesma e de suas habilidades; comunicabilidade; pensamentos acelerados indo de uma ideia a outra, aumentos das atividades e níveis de energia; mudança abrupta de pensamento; impulsividade e comportamento imprudente. Estes episódios se alternam em intervalos em que a pessoa fica deprimida, triste, melancólica, perde o interesse por coisas que normalmente gosta, perde o apetite e emagrece, sente-se cansada, tem dificuldade para dormir, sente-se mal e culpada, tem problemas em se concentrar e tomar decisões, e frequentemente tem ideia de cometer suicídio, o que interfere muito em sua saúde mental e até mesmo física.

Saúde

Os episódios do transtorno bipolar não se desenvolvem de repente, e a gravidade das manias e depressões varia muito de pessoa para pessoa. Muitas passam rapidamente pelos estágios de mania. No estágio de mania as pessoas se sentem “ligadas” ou agitadas e seus pensamentos avançam com inúmeras ideias. Começam tendo cada vez menos necessidade de dormir e se sentem impulsivas e irritáveis (hipomania). Mais tarde, passam para uma mania extrema, marcada pela euforia, comportamento impulsivo, com gastos extravagantes, e períodos de atividades frenéticas e intensas. Na maior parte dos estágios avançados, a pessoa pode desenvolver confusão mental; delírios, (crenças irracionais); alucinações ( ouvir vozes ou ver coisas) e ansiedade severa.  Nem todos vivenciam esses estágios e muitas pessoas recebem tratamento antes de chegarem ao estágio mais avançado.

Muitas pessoas com transtorno bipolar descrevem seus humores como instáveis, imprevisíveis ou como uma “Montanha russa”. Os estados de humor que acompanham o transtorno bipolar podem ser irritação (durante a fase de mania e depressão), euforia, exaltação ou impulsividade excessiva (durante a mania), ou tristeza intensa (durante a depressão).

 

Fonte: transtorno Bipolar – o que é preciso saber- David J. Miklwitz

Conheçam meus Cursos e E-books na área de saúude mental – TDAH e Dislexia

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

banner_vencer_com_TDAH_300_250

 

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Ganhe desconto de 10% com o cupom: C10TDAH  para o Curso de TDAH:

Curso Online de TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Trabalhando as emoções das crianças

Ganhe desconto de 10% com o cupom C10DISLEXIA  para o Curso de Dislexia:

PUBLICIDADE

Curso Online de Dislexia com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Ciranda – Ensinando com rimas + Bônus E-book TDAH ou Transtorno de Aprendizagens

 

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

 

Curso de Dislexia Online

 

 

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Você conhece o transtorno bipolar? Veja os estados de manias e depressão – saúde mental
Classificado como: