“Toda noite eu dormia com a televisão e a luz do quarto acesas. Era uma tentativa de não deixar minha mente nos ataques de pânico que então tomariam conta de todo meu ser. Meu coração disparava em ritmo tão rápido e forte que parecia que ia saltar do peito. Eu ficava sem ar e sentia suores quentes e gelados. Sentia-me tão só e pensava que ninguém poderia passar pelo que eu estava passando. É quase impossível para uma pessoa começar entender o que é sentir isso se ela também não vivenciou uma experiência como essa.” Marie (nome fictício)

Saúde

Este relato é de uma pessoa que estava em uma crise de pânico. Estudiosos observam que fortes evidências sugerem que muitos, talvez a maioria dos ataques de pânico sejam causados por padrões psicológicos internos de pensamento. Por exemplo, muitas pessoas que padecem dos transtornos de pânico ficam muito tensas ao pensar de antemão em situações em que provocam medo, ou por antecipar nervosamente o próximo ataque ( medo do medo). Elas também podem tender a interpretar os processos que acontecem em seu próprio corpo de maneira irracional e catastrófica.

 

O transtorno do pânico é uma forma de manifestação mais intensa de ansiedade caracterizada por episódios frequentes de terror, medo e perigo iminente. Ele pode ser causado por uma questão hereditária, por influência de eventos estressantes vividos no momento, ou pelos conflitos decorrentes da infância como uma perda súbita. É necessário que haja tratamento para uma boa saúde mental da pessoa acometida por este transtorno.

Saúde

O transtorno do pânico se manifesta por:

 

– Respiração ofegante

– Taquicardia

– Tremores

– Suor intenso

– Dor no tórax

– Diarreia

– Náusea

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico é definido pelo médico, que leva em consideração critérios como preocupação persistente com a possibilidade de ter crise, preocupação constante com as consequências das crises, crises não decorrentes de substâncias tóxicas, crises sem justificativas. Medo de sair de casa e medo da interação social, sem que haja uma razão, também são indícios.

 

Tratamento

 

Terapia comportamental, psicoterapia de apoio e, em alguns casos uso de medicamentos fazem parte do tratamento do transtorno do pânico. Não podemos esquecer que a família do paciente deve ser bem orientada, pois ela será muito importante durante as crises participando de maneira efetiva.

 

Se você tem alguém na família com o diagnóstico ou sintomas de transtorno do pânico, e a crise vier faça o seguinte:

– Estimule o paciente a participar de centros especializados. Eles oferecem serviços e atividades que auxiliam o tratamento.

– permaneça ao lado do paciente durante a crise toda. A presença de alguém de confiança diminuirá a ansiedade.

– Estimule a respiração lenta e profunda;

– Fale com o paciente usando frases simples e curtas. Evite perguntas e explicações longas.

PUBLICIDADE
Fonte: Vida e saúde

 

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

 

Curso de Dislexia Online

 

 

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Transtorno do pânico conheça os sintomas e saiba como agir ao ver alguém em crise – Saúde mental
Classificado como: