Para que haja um bom manejo de classe os professores devem seguir se possível, os passos abaixo relacionados para lidar com alunos adolescentes que tem TDAH. O cartão de comportamento também é uma boa ferramenta que pode ser usado pelos professores para contatarem os pais destes alunos.

TDAH

– Identifique uma “ligação do TDAH” na equipe da escola, para servir como um intermediário nas questões entre os pais e a escola;

– Use folhas de atribuição diária para registrar a lição de casa;

– Use um cartão de comportamento escolar diário ou semanal (com uma possível passagem para auto avaliação após duas semanas com boa avaliação);

– Faça o adolescente ter sempre em casa um conjunto extra de livros;

– Encoraje o adolescente a aprender digitação e o uso do teclado do computador;

– Grave as aulas importantes para o adolescente ouvir mais tarde quando estiver estudando;

– Sugira o sistema de recompensa com os pais para os alunos que tem TDAH, quando estes se esforçarem mais e tirarem boas notas;

– Alterne as aulas obrigatórias com as escolhidas;

– Não há evidência de que permitir um tempo extra para os testes com tempo marcado seja de alguma utilidade; é melhor ter um local de teste isento de fatores de distração;

– Permita que o adolescente ouça música enquanto faz a lição de casa;

– Coloque resumos escritos nas apostilas para rever e estudar; uma coluna separada para cada matéria ou período de aula.

– Requeira que o adolescente faça anotações em classe, enquanto está lendo, para ajuda-lo a prestar atenção;

– Com relação à leitura, primeiro faça um levantamento do material e das perguntas esboçadas;

– Depois leia, recite, escreva e reveja após cada parágrafo;

– Experimente a tutoria dos pares na classe;

– Encoraje o adolescente que tem TDAH a estudar com um colega depois da escola;

– Programe encontros de revisão de pais e professores com o adolescente a cada seis semanas.

TDAH

Cartão de relatório diário de comportamento na escola

 

Nome______________________________________ data______________________

Professor________________________________________________________

 

Por favor, avalie o comportamento desta criança hoje nas áreas abaixo listadas. Use uma coluna separada para cada matéria ou período de aula. Use as seguintes avaliações: 1 = excelente, 2 = bom, 3 = razoável, 4 = insatisfatório, 5 = muito insatisfatório. Depois, rubrique o espaço no final da sua coluna. Acrescente comentários sobre o comportamento da criança/adolescente hoje no verso do cartão.

 

 

 

Períodos de aula/matérias

 

Comportamentos a serem avaliados 1 2 3 4 5 6 7
Participação na aula
Desempenho no trabalho em classe
Obediência às regras da classe
Bom relacionamento com as outras crianças
Qualidade da lição de casa, se houver
Rubrica do professor

Coloque seus comentários no verso do cartão

 

Períodos de aula/matérias

 

Comportamentos a serem avaliados 1 2 3 4 5 6 7
Mantém-se calmo, não empurra
Não implica com os outros, não insulta nem humilha
Segue as regras do recreio e do tempo livre
Bom relacionamento com as outras crianças
Não briga nem bate, não chuta nem dá socos
Rubrica do professor

Coloque seus comentários no verso do cartão

PUBLICIDADE

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

banner_vencer_com_TDAH_300_250

 

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Ganhe desconto de 10% com o cupom: C10TDAH  para o Curso de TDAH:

Curso Online de TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Trabalhando as emoções das crianças

Ganhe desconto de 10% com o cupom C10DISLEXIA  para o Curso de Dislexia:

Curso Online de Dislexia com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Ciranda – Ensinando com rimas + Bônus E-book TDAH ou Transtorno de Aprendizagens

 

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

 

Curso de Dislexia Online

 

 

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Testes para TDAH- Manejo de classe com formulários de avaliação e cartão de comportamento para adolescentes
Classificado como: