A Tecnologia Assistiva traz muitos benefícios para o aluno, pois, engloba recursos, serviços, produtos, estratégias, que dão mais autonomia aos alunos que possuem limitações graves ou mobilidade reduzida.
De acordo com Dias de Sá apud Bersch (2007, p. 31), a tecnologia assistiva deve ser compreendida como resolução de problemas funcionais, em uma perspectiva de desenvolvimento das potencialidades humanas, valorização de desejos, habilidades, expectativas positivas e da qualidade de vida, as quais incluem recursos de comunicação alternativa, de acessibilidade ao computador, de atividades de vida diárias, de orientação postural, de adaptação de veículos, órteses e próteses, entre outros.
Um dos recursos que podem ser utilizados para melhorar a posição da mão do aluno, e ainda fixar o lápis, cola e outros objetos, é o engrossador, que pode ser confeccionado com espuma e pode ser encontrada em vários diâmetros em ferragens, vendida a metro, como também é vendida no Mercado Livre e sites da internet como: http://www.lojacomoir.com.br/kit-rool-engrossadores-3-unidades-de-diametros-diferentes-p521
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
PUBLICIDADE
Compartilhe:
Tecnologia Assistiva
  • Querida Colega,
    O engrossador é um recurso que faz a diferença no dia a dia do aluno.Amplia as suas habilidades,permite maior autonomia,e proporciona o acesso ao conhecimento de forma igual ao demais colegas.
    Bjs.

  • Colega este recurso é realmente relevante para o aluno com deficiência física, com esta adaptação ele poderá desenvolver melhoar as atividades propostas e sentir-se de fato incluído no ambiente escolar.