Se algumas crianças têm dificuldade com leitura, imagine uma criança que apresenta TDAH. Existem crianças que desenvolvem rapidamente competências para a leitura, outras, entretanto, por apresentarem dificuldades de aprendizagem, ou mesmo transtornos como o TDAH, não conseguem com facilidade. Estas crianças aprendem mais lentamente, ou com má discriminação auditiva ou visual e outras que não procedem de um entorno rico em estímulos leitores.

Desta forma, se não é dada uma ajuda oportuna, este problema pode persistir para sempre. É muito mais efetivo prevenir dificuldades na leitura do que tentar corrigi-las.

As estratégias e atividades que apresentaremos podem ser utilizadas por pais e professores e serão trabalhadas a seguinte área:

 

Reconhecimento e identificação das letras:

 

É uma parte importante da aprendizagem da leitura. Normalmente se começa ensinando às crianças as letras do seu nome. Geralmente as crianças quando entram no jardim de infância escrevem seu nome com letras maiúsculas. É conveniente ensiná-las a escrevê-lo tal como é. Então, primeiro identificam as letras do seu nome. Em seguida, normalmente ensinam as letras mais utilizadas. Também podem ser ensinadas as mais fáceis. É importante ensiná-las a diferença entre letra e palavra e entre letras maiúsculas e minúsculas. Deve-se ensinar uma letra por vez ás crianças que demonstrem maior dificuldade ou que tenham menos atenção no caso de apresentarem TDAH por exemplo. Com aquelas crianças que mostram mais facilidade podem ser ensinadas duas de cada vez, porém, sempre procurando que sejam duas letras diferentes, para não criar confusão.

 

Atividades

 

  • Pode-se trabalhar o reconhecimento e identificação de letras tanto das letras isoladas como dentro da palavra. Quando são trabalhadas sozinhas, pode-se começar por fazer fichas nas quais apareça uma letra de cada. É importante reforçar a aprendizagem de cada uma das letras em suas duas apresentações, ou seja, maiúscula e minúscula. Aconselha-se o uso de quebra-cabeças onde apareça cada letra com suas duas apresentações.

TDAH

  • As atividades táteis são muito benéficas, podem- se trabalhar com bandejas com sal; a criança deve desenhar a letra dizendo o seu nome em voz alta. Posteriormente é introduzido o conceito de maiúscula e minúscula e deve dizer o nome da letra e se é minúscula ou maiúscula.
  • Trabalha-se com macarrões, arroz, lentilhas, etc., colando-os sobre uma cartolina, seguindo o formato da letra. Uma vez terminada a letra a criança segue o formato da mesma com o dedo, dizendo em voz alta.
  • Pode-se usar uma infinidade de materiais como pintura a dedo, argila, creme de barbear, etc., para desenhar as letras sobre o papel e seguir seu formato, sempre fazendo com que a criança diga a letra em voz alta.
  • Fazer cartões em cartolina que tenham, de um lado, as letras escritas maiúsculas e minúsculas. Do outro lado aparecem as mesmas letras, porém desenhadas com linhas pontilhadas. A criança deve seguir o formato com o dedo e depois dar a volta no cartão para visualizar o formato completo.

TDAH

  • Pode-se fazer a árvore do alfabeto: surge uma árvore com todas as letras maiúsculas. As minúsculas estão numas maças recortadas que a criança deve colar sobre a árvore, em cima da letra correspondente.

TDAH

 

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

PUBLICIDADE

banner_vencer_com_TDAH_300_250

 

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Ganhe desconto de 10% com o cupom: C10TDAH  para o Curso de TDAH:

Curso Online de TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Trabalhando as emoções das crianças

Ganhe desconto de 10% com o cupom C10DISLEXIA  para o Curso de Dislexia:

Curso Online de Dislexia com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Ciranda – Ensinando com rimas + Bônus E-book TDAH ou Transtorno de Aprendizagens

 

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
TDAH – Estratégias e atividades para que as crianças tenham êxito na aprendizagem da leitura
Classificado como: