Muitas vezes o que se pensa serem sintomas de TDAH é reflexo de falta de enquadramento da criança à escola, problemas familiares, excesso de atividades extracurriculares, entre outros fatores, fazendo com que estas crianças sejam apenas superativas.

Por outro lado, porém, não raro pais e educadores subestimam a existência do transtorno e concluem que a distração excessiva do filho é de sua natureza ou ocorre porque a escola exige demais. Claro que estes cenários existem, mas em muitos casos a criança tem outro problema, que acaba deixando de lado ou mal diagnosticado.

O TDAH é considerado o transtorno mental mais comum na infância. Uma revisão de estudos epidemiológicos publicada no Curriente Opinion Psychiatry em 2007 afirma que 5,29% das crianças e adolescentes com menos de 18 anos se encaixam nos critérios diagnósticos. Do TDAH, praticamente 1 em cada 20 alunos.

TDAH

Atualmente o TDAH é considerado um transtorno neurocomportamental, isto é, existe possivelmente uma disfunção cerebral subjacente a problemas específicos de comportamento. Os sintomas seriam assim, consequência de uma suscetibilidade neurobiológica, resultante de predisposição genética, em interação com fatores ambientais.

Estudos recentes sugerem alguns fatores de risco para o transtorno, como prematuridade, baixo peso ao nascer e exposição ao álcool e ao tabaco durante a gestação.  Caso haja suspeita a criança deve ser encaminhada para fazer o diagnóstico que por sinal é complexo e deve ser feito por neurologista ou profissional da saúde mental especializado em TDAH.

 

Veja abaixo alguns sinais que podem indicar aos pais ou professor a necessidade de encaminhar a criança para uma avaliação profissional.

 

Leitura Escrita Matemática Organização
Perde-se ao longo do tempo Distribui mal o texto no papel Erros por desatenção Costuma perder materiais
L~e melhor em voz alta Falta de planejamento no texto Dificuldade em fixar um método Esquece tarefas
Esquece o que lê Evita escrever Desorganização no processo Não anota recados
Evita ler Caligrafia ruim Dificuldade de priorizar o que é mais importante
Costuma “pular” páginas Perde-se no tempo

 

Atividades cognitiva de matemática:

TDAH

Nesta atividade lúdica, cada aluno recebe uma tira de papel com duas frases indicando operações, como, por exemplo:

Tenho o dobro de 9

Quem tem a soma de 19 e 2?

Tenho a diferença entre 15 e 13

Quem tem o quociente de 60 por 9?

Tenho a soma de 10 e 2

Quem tem a metade de 22?

Tenho o produto de 3 e 7

Quem tem o quociente de 18 por 9?

Tenho uma dezena

Quem tem o triplo de 4?

Tenho o antecessor de 12

Quem tem o produto de 3 e 6?

 

Deste modo, cada aluno deve procurar aquele que tem a resposta para sua pergunta e ficar atento à pergunta do colega para verificar se estava com a resposta do outro. À medida que se completavam, deveriam ficar um ao lado do outro, formando-se assim um círculo.

Objetivo: – Desenvolver habilidade de atenção às orientações e informações fornecidas por outras pessoas e o conhecimento matemático.

 

Atividade em vídeo de matemática

 

 

Pessoal, estaremos disponibilizando em nossos artigos atividades cognitivas, lúdicas e cerebrais, o que vocês acham?

Peço-lhes que participem nos dando ideias e sugestões ok?

Estamos compartilhando muitas ideias criativas em nosso canal no Youtube, inscrevam-se.

Se vocês quiserem muito mais conhecimento estratégias e muitas ATIVIDADES, conheçam nossos Cursos e E-books:

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

banner_vencer_com_TDAH_300_250

PUBLICIDADE

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

 

 

 

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Superativo ou Hiperativo? Conheça os indícios do TDAH em todas as áreas cognitivas. Com atividades
Classificado como: