O Transtorno Obsessivo Compulsivo trata-se de um distúrbio psiquiátrico de ansiedade, uma condição de saúde mental em que a pessoa tem pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos estranhos e esquisitos, tanto para o portador da doença como para as pessoas de seu ambiente.

Saúde

Ele afeta crianças, adolescentes e adultos. Segundo estudos, aproximadamente um terço dos adultos portadores da doença a desenvolveram durante a infância. Grande parte das pessoas é diagnosticada por volta dos 18 anos. Os sintomas podem ir e vir, ser melhores ou piores em momentos diferentes. O distúrbio causa sofrimento tanto para o paciente como para os familiares.

O TOC faz parte do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Psiquiátrica Americana (DSM) e é considerado o quarto diagnostico psiquiátrico mais frequente na população mundial.

Sua principal característica é a presença de obsessões e compulsões capazes de alterar o comportamento. As obsessões são pensamentos perturbadores involuntários e aparentemente incontroláveis. Funcionam como imagens ou impulsos que ocorrem repetidamente em sua mente. A pessoa não quer ter aquelas ideias perturbadoras, mas não consegue detê-las ou livrar-se delas.

Saúde

As obsessões mais comuns nos portadores de TOC são: preocupação com higiene ou secreções físicas; medo de que alguma coisa grave possa acontecer a alguém querido ou a si mesmo; medo de contaminação, transmissão de doenças, bactérias; preocupação com simetria, organização; preocupação em armazenar e colecionar coisas geralmente inúteis; apego a regras religiosas como pecado, culpa, sacrilégios, blasfêmias; pensamentos supersticiosos ligados a números, cores, horários, datas; etc.

 

Tratamento

 

De acordo com o DSM, para ser diagnosticado com TOC, uma pessoa deve ter obsessões, compulsões ou ambos. O diagnóstico geralmente é realizado por um clínico geral, psiquiatra, neurologista, psicólogo ou pediatra.

Saúde

O TOC é tratado geralmente por meio de medicação, psicoterapia ou ambos. Os medicamentos mais comuns são antidepressivos e os usados contra a ansiedade. É uma doença crônica para a qual não existe cura. Os sinais da doença oscilam entre períodos de melhora e piora. Não é comum, no entanto, que uma pessoa diagnosticada com esse transtorno vivencie períodos sem absolutamente nenhum sintoma aparente. Por esta razão, é imprescindível que pacientes com TOC sigam á risca o tratamento recomendado. A qualidade de vida e a saúde mental tende a melhorar muito com a psicoterapia aliada ao uso de medicamentos.

 

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Ganhe desconto de 10% com o cupom: C10TDAH  para o Curso de TDAH:

PUBLICIDADE

Curso Online de TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Trabalhando as emoções das crianças

Ganhe desconto de 10% com o cupom C10DISLEXIA  para o Curso de Dislexia:

Curso Online de Dislexia com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Ciranda – Ensinando com rimas + Bônus E-book TDAH ou Transtorno de Aprendizagens

 

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

 

Curso de Dislexia Online

 

 

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Saiba o que é TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo e como fazer o tratamento- Saúde mental
Classificado como: