Um dos maiores problemas de saúde são exatamente os problemas de coluna, estrutura ósseo-muscular de sustentação da parte superior do corpo, podem ser encarados como expressão da perda de estabilidade psicofísica do homem moderno. São resultados de fatores como maus hábitos posturais, estresse, obesidade, vida sedentária e alimentação incorreta.

Saúde

Os desvios de coluna

Há quatro tipos básicos de desvio:

  1. Cifose, Ou uma curvatura acentuada para trás, chamada de “corcunda”.
  2. Escoliose, Ou desvio para o lado.
  3. Lordose, Ou uma curvatura contrária à da cifose (para frente da parte lombar).
  4. Cifoscoliose : desvio misto, com várias alterações de curvatura-curvatura lateral associada a uma cifose.

Saúde

Qual a causa dos desvios de coluna?

Muitos problemas de coluna são devidos à má postura. O homem moderno transmite, inconscientemente, seu alto nível de estresse para os músculos, que se mantêm tensos e contraídos. Essa é uma causa comum de dores pelo corpo, mas especialmente nas costas. O estresse emocional massacra a coluna vertebral, provocando tensão nos músculos para – vertebrais (situados ao longo da coluna), e criando hábitos posturais antifisiológicos ao sentar, andar, trabalhar, dormir, escovar os dentes, dirigir etc. Esta é a principal causa de desvios, como a cifose, ou “corcunda”. A obesidade aumenta a tração sobre a coluna, provocando lento “esmagamento” das fibrocartilagens, e desalinhamentos diversos. Surgem, como consequência, hérnias de disco, nevralgias (como a do ciático) e desvios de coluna. A vida sedentária enfraquece a cintura muscular lombo – abdominal, que serve de “parede de apoio” para as vísceras e ajuda a sustentar a coluna, O resultado é um risco aumentado de desvios, hérnias etc. Defeitos anatômicos nos joelhos, como o genu valgum, ou pernas em “X”, e genu varum, ou pernas “em parêntesis”, e problemas congênitos, como uma perna mais curta que a outra, favorecem o surgimento de deformidades de coluna.

Doenças como a poliomielite e tuberculose infantil podem também ocasionar desvios de coluna.

A poliomielite pode acarretar a paralisia dos músculos de um dos lados da coluna, com consequente escoliose. Alterações de vértebras individuais, produzidas por inflamação ruptura de estruturas musculares, etc, ocasionam modificação da curvatura da coluna.

Problemas reumáticos, osteoporose e certos distúrbios hormonais devidos a mau funcionamento da tireoide e da supra – renal, podem acarretar distúrbios da coluna.

Prevenção

Saúde

Os problemas de coluna podem tornar-se com o passar dos anos, insuportável fardo, de modo que saber como preveni-los é fundamental para uma vida melhor e com mais saúde. Dicas elaboradas por especialistas:

 

  1. A prevenção se faz mediante educação e reeducação postural, que começa já na infância.
  2. Os pais devem policiar os hábitos posturais dos filhos, e, na escola, os professores devem observar o como as crianças caminham e se sentam.
  3. Cadeiras e colchões ortopédicos ajudam na prevenção de problemas de coluna.
  4. Evitar saltos altos e roupas apertadas.
  1. Nunca se deve carregar peso sem o devido preparo físico. Carregar muito peso de um só lado é também contraindicado. O halterofilismo pode trazer consequências indesejáveis, já que não raro, seus aficcionados, na obsessão de modelar o corpo, vencer competições ou simplesmente ganhar músculos, ultrapassam os limites fisiológicos, impondo à sua estrutura esforços excessivos.
  2. Ao levantar peso, nunca arquear as costas, mas dobrar as pernas.
  3. Os obesos precisam emagrecer.
  4. Exercícios apropriados, que fortalecem os músculos são indispensáveis à prevenção. São muito bons os exercícios de alongamento. A natação e a hidroginástica são, nesse caso, indicadas. Observar orientação profissional.
  5. Ao sentar-se, escovar os dentes, trabalhar, comer, dirigir e caminhar, manter

a postura correta, ereta.

Sugestões naturais:

Hortaliças

Couve: – Sucos verdes, ricos em clorofila, são tradicionalmente indicados. Tomar 1/2 copo de suco de couve diluído em água, 3 vezes ao dia.

 

Frutas

PUBLICIDADE

Abacaxi, maçã, laranja, mamão, melancia e uva Substituir uma refeição diária por abacaxi, exclusivamente, de preferência o desjejum, durante uma semana ; na segunda semana maça ; na terceira, laranja ; na quarta, mamão ; na quinta, melancia ; na sexta, uva.  Na sétima, repete-se o tratamento da primeira, Assim, vai-se alternando sucessivamente.

Fazer uma cura de limão. Começa-se com um limão; 1 no primeiro dia, 2 no segundo dia, 3 no terceiro dia, e assim por diante, até 10; depois, vai-se diminuindo a dose pela mesma escala até 1 limão. Assim, em 20 dias, faz-se o que se chama de cura do limão.

Outras sugestões naturais

Usar 6 comprimidos de lêvedo de cerveja por dia.

Algas marinhas – 3 cápsulas ao dia

Uma cataplasma de argila na coluna 2 horas por dia.

Fazer exercícios orientados.
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

 

Curso de Dislexia Online

 

 

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Saiba como prevenir e tratar problemas de Coluna – saúde
Classificado como: