Estamos na época natalina, tempo de alegria, renovação, solidariedade, paz e partilha entre os familiares, além da troca de presentes e comidas típicas da época para a celebração da vinda do menino Jesus.

TDAH

Entretanto, a época também é de grande correria, muitas coisas a fazer, muitos presentes a comprar e embrulhar e uma “agitação” incontida. Imaginemos toda esta correria e agitação aliada aos sintomas do TDAH que afeta crianças e adultos. Realmente este momento, mesmo tão lindo, pode ser também muito agitado e estressante.

Segundo especialistas o período natalino pode afetar crianças ou adultos com TDAH. Embora a época seja também de férias, é imprescindível manter neste caso a rotina e a estrutura a que os mesmos estão acostumados durante o ano. Na verdade os sintomas do TDAH não tiram férias e sabemos que a pessoa com o transtorno deve seguir uma rotina diária, ter atividades bem claras em casa ou no trabalho, planejar atividades diárias e saber organizar estas atividades.

No caso das crianças com TDAH deve-se procurar mantê-las dentro do horário a que já estão acostumadas a fazer atividades sistemáticas para ocupar o tempo que as mesmas passavam na escola. Os tratamentos habituais para o TDAH como a medicação, por exemplo, não devem ser dispensados.

Estas práticas, além de auxiliar durante o período das festas e o restante das férias, também ajudará no recomeço do ano letivo, ajudando na readaptação desta criança à escola. No caso de quebra da rotina, conversar e preparar a criança antecipadamente para que a mesma se adapte a ela.

O planejamento antecipado é de suma importância e deve ser feito com todos, em especial com as pessoas que têm TDAH. Neste caso podem-se utilizar recursos como: (agenda, smartphone, lembretes escritos, alarme) para ajudar a focalizar a atenção e administrar o tempo.

Apesar dos sintomas do TDAH, pessoas que tem o transtorno são alegres e criativas na sua maioria, e a festa de Natal deve ser planejada com tranquilidade, aceitando sugestões e respeitando as características e peculiaridades de todos, para que a data seja realmente bem comemorada e muito feliz.

Atividades para a época de natal e férias

TDAH

– Faça associação de palavras objetos e a categorização com os materiais da época natalina e incentive a leitura e escrita.

Ex.: o que existe na árvore de natal?

TDAH

Bolas, Papai Noel, enfeites, etc. peça a criança para escrever a palavra e ler em voz alta.

– Pode-se pedir as crianças para ajudar a enfeitar a árvore, colocar os presentes, anotar os nomes das pessoas que vão recebê-los, organizá-los nos locais adequados, o que vai estimular a coordenação, atenção, percepção e aprimorar as habilidades motoras e cognitivas das crianças que têm TDAH.

– Objetos do interesse e de coleções da criança para categorização, classificação, agrupamento, ordenação, noções de conjunto e quantidade.

– Utilize objetos do período natalino e do cotidiano das crianças para desenvolver percepções e compreensão da época e suas variações de forma significativa, para que a mesma através de desenho construa seu silabário favorecendo a alfabetização.

Ex.: peça para a criança visualizar a árvore de Natal e desenhar o que ela mais gostou depois escrever a letra inicial ou as vogais do seu desenho.

FELIZ NATAL!

TDAH

 

 

 

Olá pessoal, espero que tenham gostado do artigo, caso queiram dar sugestões de atividades deixem um comentário.
Se vocês quiserem muito mais conhecimento estratégias e muitas ATIVIDADES, conheçam nossos Cursos e E-books:

PUBLICIDADE

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Saiba como celebrar o natal com crianças e adultos apesar do TDAH. Com atividades