Um novo Projeto de Lei protocolado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre pela vereadora Séfora Mota (PRB – RS) pretende melhorar o ensino para crianças com TDAH ou Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. O projeto reserva assentos na primeira fila das salas de aula de escolas públicas e privadas para as crianças ou adolescentes com esse tipo de transtorno. A vereadora acrescenta:  “Temos que ter mais atenção com quem tem TDAH. Se conseguirmos atender aos meios de proporcionar uma melhora no ensino desses jovens vamos contribuir para o futuro deles e da sociedade”.

TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade ou TDAH é o termo atual para designar um transtorno desenvolvimental específico observado tanto em crianças quanto em adultos, que compreende déficits na inibição comportamental, atenção sustentada e resistência à distração, bem como a regulação do nível de atividade da pessoa às demandas de uma situação (hiperatividade ou inquietação). Hoje, muitos pesquisadores clínicos acreditam que o TDAH é um transtorno da inibição e da auto – regulação que dá origem a outros desses sintomas. O transtorno já teve muitos nomes diferentes durante o século passado, incluindo síndrome da criança hiperativa, reação hipercinética da infância, disfunção cerebral mínima e transtorno de déficit de atenção (com ou sem hiperatividade).

Este transtorno é caracterizado pela desatenção, inquietude e impulsividade, o TDAH é um distúrbio neurobiológico de causas genéticas.

Tema de estudos e pesquisas há quase um século, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, muito comum em crianças e que, por vezes, acompanha o indivíduo por toda a sua vida, na adolescência e também na fase adulta.

Este transtorno, também conhecido como DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção), atinge boa parte da população mundial e tem seus sintomas, muitas vezes, ignorados. Caracterizado pela desatenção, inquietude e impulsividade, estima-se que até 70% das pessoas que tiveram TDAH na infância mantêm o transtorno na adolescência e na vida adulta, embora os sintomas sejam mais brandos.

De acordo com especialistas, é importante que o transtorno seja diagnosticado o quanto antes, e tratado com a devida atenção psicológica e também pedagógica. Isso porque o problema pode trazer prejuízos como a queda do rendimento escolar, causado pela falta de paciência para assistir às aulas e estudar. Nos adultos, o TDAH pode causar vários fatores como: baixa autoestima, problemas de relacionamentos interpessoais, dificuldades em se ajustar a horários e compromissos e falta de atenção ao parceiro. Deste modo é muito importante que projetos com este da vereadora Séfora Mota sejam aprovados e colocados em prática para que o aluno com TDAH seja melhor assistido na sala de aula e possam aprender exercendo assim sua plena cidadania.

 

Para iniciar muito bem o ano, este é o meu Presente para vocês: E-book “Culinária para TDAH”. Reuni neste e-book muitas informações para as mães principiantes na cozinha e também para aquelas que precisam de ideias na hora de servir a estas crianças, que são agitadas sim, mas com certeza irão se concentrar e adorar os pratos criativos e saborosos feitos por vocês e curtir umas férias deliciosas. Baixem já:

TDAH

http://www.ganhesempremais.com.br/culinaria-tdah

 

 

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e Vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

PUBLICIDADE

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

 

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Projeto de Lei para aluno com TDAH assegura assentos nas primeiras filas nas salas da escola pública e privada
Classificado como: