A memória é a capacidade que nossa mente tem de conservar e resgatar fatos e dados do passado. Ter uma boa eficiência no armazenamento de informações é essencial na vida de qualquer um, seja para organizar as tarefas do dia a dia ou para lembrar a data do aniversário de alguém querido, por exemplo. E tem mais: quando seu rendimento cai, diversas complicações podem surgir na vida social, no trabalho e, principalmente nos estudos, independente da pessoa ter ou não TDAH.

Processos como o aprendizado, o pensamento e o raciocínio não seriam possíveis sem a memória. São conceitos que estão totalmente relacionados, mesmo que haja algum transtorno de aprendizagem, como o TDAH, por exemplo. Uma boa aprendizagem e um desempenho satisfatório nos estudos se devem a uma boa memorização. Isso porque as informações que a pessoa necessita, como as diferenças entre briófitas e pteridófitas, em uma prova, por exemplo – só podem ser acessadas se estiverem devidamente fixadas na mente.

TDAH

Uma das maiores reclamações dos estudantes com ou sem TDAH, é, justamente, sobre a memorização das informações consumidas. Ou melhor, sobre a dificuldade em fazê-la. Quem nunca pegou um livro qualquer, e iniciou a leitura e, algumas páginas depois, já não sabia mais do que se tratava o assunto? Para o neurolinguísta Victor Patrick, um dos motivos para esse problema são os maus hábitos que mantemos na hora do estudo. “Devido à maneira que essas informações são recebidas, tratadas e armazenadas em nosso cérebro, o acesso consciente a esses dados, fica comprometido quando mais precisamos”, analisa.

TDAH

A partir dessa compreensão plena do funcionamento do nosso cérebro, é possível potencializar seus recursos e, assim, definir estratégias na busca por melhores resultados. Para o neurolinguista, ter um bom método de memorização pode proporcionar um melhor desempenho mental.

 

Estratégias

TDAH

De acordo com o neurolinguista Victor Patrick, para melhorar e manter uma boa memória – e ter um aproveitamento real na hora do estudo, é necessário, antes de tudo, estimular o intelecto da forma adequada e praticar exercícios específicos para o cérebro. Um exemplo dessas atividades é a neuróbica. Além disso, o especialista dá algumas dicas para um melhor rendimento nos estudos:

– Organizar um completo plano de estudo, com metas por dia, semana e mês para administrar o tempo e evitar o acúmulo.

– Praticar atividades físicas, porque elas melhoram a concentração, a assimilação e a memorização em longo prazo.

– Separar momentos para o lazer, já que isso é imprescindível para proporcionar um melhor equilíbrio emocional.

– Ler diversos livros;

– Procurar praticar novas atividades, como aprender um idioma ou tocar um instrumento;

– Ter uma alimentação adequada e saudável;

– Fazer higienização mental diária;

– Não priorizar a quantidade de tempo, e sim a quantidade de estudo;

– Descansar a cada 60 ou 90 minutos, pois é no repouso que nosso cérebro fortalece as novas conexões geradas.

 Atividades

Veja se você consegue dizer a sequência de cores abaixo. Mas preste atenção! Você não pode ler as palavras, mas apenas dizer quais são as cores que você está vendo em sequência rapidamente.

PUBLICIDADE

ativ-cerebro3

Substitua a máquina pela cabeça

Não usamos mais papel para realizarmos nossas operações matemáticas. Hoje, tudo é feito pelo computador ou, no mínimo, a calculadora (do celular).

Tente fazer algumas contas no papel e depois, passe a fazer de cabeça, inclusive as complexas, com várias casas decimais. Lembre-se: operações matemáticas com várias casas decimais, realizadas de cabeça, também exercitam a memória!

 

 
Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

 

Curso de Dislexia Online

 

 

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Estratégias para turbinar a memória e obter sucesso garantido nos estudos- TDAH
Classificado como: