Sabemos que o ambiente corporativo serve de tubo de ensaio para algumas patologias da mente. Primeiro, foi o estresse e seus derivados, frutos da pressão por produtividade e resultados a qualquer custo. Depois, veio à depressão, resultado de uma cultura maléfica na qual o reconhecimento e a realização pessoal ficavam sempre em segundo plano.

TDAH

Agora, parece ser a vez das “doenças da informação”, entre as quais se enquadra o TDAH Transtorno do Déficit de atenção e Hiperatividade. Segundo o consultor Ryon Braga,  “As empresas exigem que estejamos sempre atualizados, acumulando novos conhecimentos em nosso ofício”, conforme o presidente da consultoria Hoper Educacional, do Rio de Janeiro. “Só que isso gera uma ansiedade muito grande. Porque, apesar de toda a pressão, não existe a menor chance de uma pessoa absorver todos os dados que são gerados em cada disciplina”, argumenta. A busca desenfreada por atualização pode levar a um quadro conhecido como “síndrome da ansiedade da informação”. Não se trata de uma doença, e sim de uma espécie de fadiga – geralmente ocasionada pela descoberta de que, bem, não há como ler todos os livros, revistas e jornais que se empilham no canto da mesa. Os sintomas dessa síndrome são parecidos com os do TDAH: dificuldades de organização, lapsos momentâneos de memória, estresse e uma sensação incômoda de frustração ao final de cada dia de trabalho. “É a neurose do século 21”, como define Braga.

TDAH

Tal como o estresse, o TDAH traz embutido diversos malefícios secundários que podem arruinar uma carreira. Um deles é a impulsividade – uma tendência traiçoeira de falar ou fazer a primeira coisa que vem à cabeça e só depois pensar a respeito. Outro defeito muito observado é a procrastinação. Juntos, esses dois problemas dão origem a um círculo vicioso. Devido à impulsividade e ao hábito de deixar tudo para depois, as pessoas com TDAH começam a vivenciar uma série de situações conflituosas. São desde prazos estourados até brigas ocasionadas por um comentário fora de hora. Isso sem contar o martírio que é focar a atenção em uma determinada tarefa por um período prolongado. No final das contas, os problemas geram ansiedade, que então gera novos problemas.

TDAH

Situação: “Anne (nome fictício) relata em entrevista: No trabalho eu passava a maior parte da vida enfrentando um percalço atrás do outro por causa do déficit de atenção. Já na escola, era cobrada pela distração e aparente falta de aplicação nas aulas. A pressão culminou num problema nervoso – uma alergia que durou muitos anos. Eu ficava inchada. A pele coçava tanto que, às vezes, eu chegava a passar mal, relata. Anne lembra que teve vários problemas no trabalho e na vida pessoal. Até estudar para um concurso era complicado. Eu estudava um monte, virava a noite, perdia o fim de semana. Aí chegava na hora, e aquilo tudo desaparecia da minha cabeça. Era uma frustração imensa, é algo que nos destrói. De qualquer forma, eu consegui construir uma carreira sólida, pois comecei a tratar devidamente o TDAH. Meu caso não foi fácil mais persisti. Tem pessoas que ficam no meio do caminho”.

 

Porém, sabe-se que os efeitos colaterais do TDAH podem ser atenuados – embora não eliminados – a partir de mudanças sutis na forma de lidar com o trabalho. Apesar dos problemas, os funcionários com déficit de atenção podem avançar normalmente na carreira com a ajuda de medicação.

Além disso, está mais do que comprovado que os indivíduos com TDAH são capazes de manter um nível de concentração fora do comum – hiperfoco – naquelas tarefas que lhes proporcionam prazer ou desafios.

 

ATENÇÃO!Em breve esta matéria e muito mais assuntos super interessantes no e-book “Vencer com TDAH para todas as idades (Infantil/adolescente e adultos)…AGUARDEM!
O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Ganhe desconto de 10% com o cupom: C10TDAH  para o Curso de TDAH:

Curso Online de TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Trabalhando as emoções das crianças

Ganhe desconto de 10% com o cupom C10DISLEXIA  para o Curso de Dislexia:

Curso Online de Dislexia com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Ciranda – Ensinando com rimas + Bônus E-book TDAH ou Transtorno de Aprendizagens

PUBLICIDADE

 

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

 

Curso de Dislexia Online

 

 

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Doença da informação ou TDAH? Veja como manter o hiperfoco através de estratégia e persistência
Classificado como: