Podem ocorrer falhas na aprendizagem por muitos fatores, como por exemplo, ter um transtorno de aprendizagem como o TDAH ou  aprender em um ambiente muito barulhento. Porém, se a criança foi exposta suficientemente a um conteúdo, se existe condições ambientais adequadas de ensino, se não existem fatores antecedentes, auditivas, transtornos, etc, e, mesmo assim, esta criança apresenta dificuldade para reproduzir o conteúdo pedagógico, é hora de começar a investigar clinicamente.

Além da dificuldade de aprendizagem outros transtornos podem afetar a aprendizagem das crianças, como por exemplo, o TDAH. Este transtorno merece muita atenção, já que ele pode ter consequência direta no processo de assimilação dos conteúdos.

TDAH

O transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH é um quadro devidamente registrado no DSM -5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria) tem origem neurobiológica e causa principalmente genética.

TDAH

Ele possui dois tipos de sintomas: a desatenção e a hiperatividade/impulsividade.  O puramente desatento costuma ser tímido, introspectivo, de pouca iniciativa social, vítima de bullying, e com pouca iniciativa para se engajar em atividades que exigem prazos e obrigações, apresenta também baixo rendimento em leitura, escrita e aritmética por excessiva desatenção, e, ainda baixa persistência para cumprir sequências.

A criança hiperativa apresenta um perfil impulsivo, inconveniente e até socialmente invasivo. Costuma ser agressivo, explosivo e quer tudo na sua hora e no seu tempo. Tem muita oscilação de humor e se envolve frequentemente em brigas e conflitos sociais.

O diagnóstico do TDAH deve ser feito por meio de testes específicos que incluem uma equipe multidisciplinar composta por profissionais como neuropsicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos. O tratamento pode incluir medicamentos para estabilizar o funcionamento cerebral e terapia.

 

Atividades para o cérebro – TDAH

 TDAH

1. Fazer palavras cruzadas

Com certeza as revistinhas Coquetel são ótimas para matar tempo e também para turbinar o cérebro.

2. Jogar stop (consigo mesmo)

É ótimo para estimular a memória. Mas também dá para “jogar” mentalmente onde a pessoa estiver. Encontre letras ao seu redor (como nas placas dos carros e nos outdoors) e tente lembrar de coisas que comecem com tais letras, no mesmo esquema do stop (nome, país, cor, objeto, animal, marca etc.).

3. Jogar Xadrez

Treina o raciocínio puro e a concentração, excelente para pessoas com TDAH.

4. Charadas

Que rei sou Eu?

Descubra o nome de um famoso rei por meio dessa charada:

“Com quinhentos começa;

O cinco no meio está;

A primeira letra e o primeiro número

Completam as demais peças;

Junte tudo, e o nome na sua frente surgirá”

 

Resposta:

 

Em algarismos romanos 500 é D;

A primeira de todas as letras é A

O primeiro número romano é I

No meio está cinco, que em algarismo romano é V

Juntando tudo, encontramos o nome do rei DAVI

 

Vejam muito mais conteúdo e estratégias de como viver e vencer com TDAH no meu mais novo E-book, ele apresenta estratégias, técnicas, relatos e atividades imprescindíveis a todos  aqueles que acreditam que podem “Vencer com TDAH”.

banner_vencer_com_TDAH_300_250

O Blog Ganhe Sempre mais, faz uma Mega PROMOÇÃO, em seus cursos, que além de conteúdo de qualidade, facilidade e disponibilidade de tempo, você faz o curso em qualquer horário e local que estiver, ainda fica mais acessível:

Ganhe desconto de 10% com o cupom: C10TDAH  para o Curso de TDAH:

Curso Online de TDAH com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Trabalhando as emoções das crianças

PUBLICIDADE

Ganhe desconto de 10% com o cupom C10DISLEXIA  para o Curso de Dislexia:

Curso Online de Dislexia com Estratégias e Atividades + Bônus E-book Ciranda – Ensinando com rimas + Bônus E-book TDAH ou Transtorno de Aprendizagens

 

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

Curso de Dislexia Online

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

 

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Da dificuldade de aprendizagem ao TDAH veja as dicas da Neurociência para aprender melhor. Com atividades cerebrais
Classificado como: