Atualmente dispomos cada vez menos de tempo devido às inúmeras atividades do nosso cotidiano. O Ensino a Distancia se torna prático, pois, nos proporciona uma aprendizagem sem limitações espaciais e temporais. A tecnologia em expansão, a facilidade de acessos e a flexibilidade do tempo e do lugar para acessar, seja em casa ou no trabalho, assim como executar atividades, participar de fóruns e tirar dúvidas com colegas ou professor/tutor, sem ter que ir pessoalmente a algum lugar são vantagens importantes para o aluno EAD. Segundo Moran, 2003,“ O virtual é o meio mais “cômodo”, facilita o acesso a distância, a comunicação em qualquer momento sem sair do nosso espaço profissional ou familiar.” Existem também algumas dificuldades como: o ambiente composto apenas de conteúdo, o modelo tradicional de ensino/aprendizagem, o pouco conhecimento tecnológico dos alunos, muitas vezes a falta de motivação maior do que nas aulas presenciais devido à falta de contato físico diário. Sugerimos desta forma maior interação entre aluno/professor seja através de fóruns, debates virtuais e presenciais, formação de grupos de estudo, possibilitando maior envolvimento, cooperação e afetividade entre todos.

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
PUBLICIDADE
Compartilhe:
Conquistas e dificuldades em ser aluno EAD!
  • SOCORRINHA,
    Realmente,o Ensino a Distância veio mesmo revolucionar a Educação,veio abrir caminhos para aqueles que buscam novas aprendizagens. Parabéns pelo texto.