As famílias estão mudando. A configuração de família com mãe, pai, avós e tios nem sempre é possível como antigamente. Mas uma coisa é certa: as crianças tenham elas ou não TDAH precisam de cuidados de adultos para sobreviverem e se desenvolverem, física, emocional e intelectualmente. As crianças precisam ser acolhidas e respeitadas. Com seus direitos respeitados, elas crescerão cidadãs que também respeitarão os direitos dos outros.

TDAH

Dessa forma em uma festa dedicada ao dia Dia dos Pais, a presença de outras pessoas que não necessariamente o pai biológico, deve ser valorizada e encarada com naturalidade. O importante neste dia e sempre é valorizar esta pessoa tão especial que é o Pai.

Deste modo relacionamos aqui algumas atividades interessantes que podem ser trabalhadas de forma lúdica e bastante divertida neste dia.

Atividades para o Dia dos pais

 

Livro: Feliz Dia do Papai

TDAH

Materiais: cola branca, cola glitter, papel sulfite, prato descartável, revistas e jornais antigos, tesoura com pontas arredondadas e tinta guache.

Reúna as crianças em uma roda para conversas sobre uma festa em comemoração ao “Dia dos Pais” ou para a pessoa que exerce esse papel. Dê oportunidade para as crianças tenham TDAH ou não, falarem sobre o assunto, questione onde o pai trabalha, qual a profissão dele e quais as coisas que ele gosta de fazer. Não se esqueça de respeitar sempre a situação de cada um e ensinar os colegas a respeitarem também. Convide as crianças para fazer um livrinho e presentear o papai.

Ofereça-lhes revistas, jornais e encartes de lojas de roupas e supermercados para que recortem figuras que lembrem o pai ou quem o representa. Distribua também meia folha de papel sulfite A4 para cada um e cola para fixar as figuras. Depois auxilie-as a escrever a palavra “pai”.  Auxilie-as a numerar as páginas e a montar o livrinho colocando na capa palavras como; feliz Dia dos Pais, te amo e o nome de quem o produziu.

Decore a capa de cada livro com cola glitter, fazendo uma moldura com pontinhos de arabescos, ou ainda, coloque um pouco de tinta guache em um pratinho e ensine as crianças a carimbar com o dedo indicador em volta de toda a capa. Faça uma folha do livro por dia, intercalando com as atividades diárias. Auxilie as crianças a identificar suas produções para a posterior montagem dos livros.

Os trabalhos devem ser colocados para secar antes de serem guardados. Reserve os livros prontos e entregue-os para que as crianças deem de presente durante a  festa do Dia dos Pais, ou levem para casa próximo à data comemorativa.

Gincana do Papai

Promova uma gincana na escola com as crianças e os pais. Selecione atividades que não promovam rivalidade entre os adultos, como montar equipes com nomes de futebol por exemplo.

Recepcione os pares e agrupe-os formando equipes. Identifique as equipes com uma fita colorida feita com tiras de TNT, que podem ser amarradas na testa ou no braço. A equipe de professores e funcionários deve atuar como monitores das demais equipes. Inicialmente, solicite que os grupos elaborem o chamado grito de guerra do seu grupo. Peça que ensaiem e mostrem para os participantes. Antes de iniciar cada atividade, informe as regras e combinações para os grupos.

Atividades que podem ser feitas

 

Estourando a bexiga

TDAH

Material: bexigas

 

Entregue para cada integrante da equipe de crianças uma bexiga. Ao sinal do educador ou do monitor de equipes, elas deverão começar a encher as bexigas. A equipe que estourar o primeiro balão ganhará 5 pontos .

Passando a bola

TDAH

Material: Bola

PUBLICIDADE

 

Oriente as equipes para que fiquem em fileiras com o mesmo número de participantes. O primeiro da fila vai receber uma bola e, ao sinal do monitor, deverá passa-la entre as pernas e entregá-la para quem está atrás. Essa bola deve ir até o fim da fila e voltar para o inicio. Vence a equipe que conseguir voltar à bola primeiro. Vale 10 pontos.

Bandeja com copo de água

TDAH

Materiais; Água, bandeja, copos plásticos descartáveis, jarra e duas mesas.

Coloque em uma mesa copos plásticos com água por equipe. Numa outra mesa, disponha a quantidade de jarras vazias conforme a quantidade de equipes. Os integrantes das equipes devem se posicionar a uma mesma distância das mesas para que ninguém seja desfavorecido. Ao sinal do monitor, cada integrante vai levar uma bandeja com um copo plástico com água até a mesa que tem a jarra vazia e depositar lá a água, sem derrubar.

Em seguida, o mesmo integrante deve voltar para que o outro repita a tarefa. Ganha a equipe que esvaziar os seus copos primeiro, sem deixar cair a água, ou aquela que derrubar a menor quantidade de líquido. Vale 10 pontos

 

FELIZ DIA DOS PAIS!

 

 

Vejam muito mais conteúdos com estratégias e atividades no Curso Dislexia Estratégias e Atividades, destinado a pais, professores, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, especialistas de atendimentos educacionais (AEE), TO’s, e as próprias pessoas com o transtorno. Contêm muitas informações relevantes, estratégias e muitas atividades que podem ser aplicadas de forma lúdica e criativa, promovendo deste modo a aprendizagem da criança, por pais, e professores, visando auxiliar os mesmos em suas práticas diárias.

Como bônus você levará 2 E-BOOKS, o e-book CIRANDA – Ensinando com rimas, que contêm poesias educacionais, sugestões de atividades e atividades (modelo) que podem ser trabalhadas com todos os alunos, e o e-book Déficit de Atenção ou TDAH. São inúmeras vantagens para você. ADQUIRA JÁ!

 

Curso de Dislexia Online

 

Convido a todos vocês envolvidos no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, a conhecerem o E-book “Dislexia, Transtorno ou Talento?” Cujo objetivo é justamente demonstrar através de conhecimento, estratégias e atividades que todas as crianças possuem talentos e a forma como devemos despertá-lo. Tenho certeza que todos que o adquirirem terão outra visão da Dislexia e consequentemente através do seu conteúdo e aplicação suas práticas com estas crianças serão exitosas.

banner_dislexia_300_250

Se você quiser aprender mais sobre TDAH aproveite e inscreva-se em nosso curso de TDAH Estratégias e atividades Inédito + Bônus de um e-book Trabalhando as emoções das crianças. Está imperdível, ADQUIRA JÁ!

banner_300x250_tdah_bonus

No intuito de auxiliar a pais, professores e as crianças, escrevi o e-book “Atividades exitosas” (91 páginas) em que reuni atividades criativas de fácil aplicação além de estratégias. De bônus os presenteio com o e-book “Ciranda” (48 páginas) onde podemos ensinar através de poesias e rimas, com sugestões e modelos de atividades. Este material foi escrito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que será muito proveitoso, e se for bem aplicado se refletirá na real aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que têm TDAH, Dislexia ou outros Transtornos de aprendizagem.

banner_ebook_atividades_300_250

Se você ainda não possui, adquira já o e-book “O Menino Que Não Tinha Jeito” e como bônus ganhe o e-book completo “Déficit de Atenção ou TDAH”:

ebook_o_menino_que_nao_tinha_jeito

Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
Compartilhe:
Atividades para comemorar o Dia dos Pais com todas as crianças inclusive as TDAH
Classificado como: